A7Pharma:Verificações Básicas Sobre Conciliação de Cartão

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Quais os Problemas Mais Recorrentes ? E Como Resolve-los?

Problemas em relação ao Processamento de Arquivos?

Algumas das causas de problemas de Conciliação, onde estão faltando informações para conciliarem com as vendas no A7Pharma, pode ocorrer pois o arquivo não foi processado.

Como identificar um arquivo com problema ?

Para verificarmos problemas nos arquivos referentes a Conciliação de Cartão, seguiremos Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação, e acessar a aba Conciliações:

Erros de Processamento.png

(Os arquivos em destaque vermelho, representam falhas de processamento).

Selecionar o arquivo desejado e clicar em Botão Detalhes.png.

Alguns dos Erros Mais Recorrentes em Relação a Falhas de Processamentos.

Erro de Código de Estabelecimento:

Erro Código Estabelecimento.png

Explicação: Esse erro ocorre quando a informação de código de estabelecimento esta divergente do que veio no arquivo em relação ao preenchimento no A7Pharma.

Correção: Verificar qual dos dois esta incorreto, se o código contido no sistema esta incorreto, ou se, o código contido no arquivo esta incorreto, através do caminho; Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Configuração de Conciliação de Cartão;

Verificando assim os códigos associados em cada unidade.

  • Caso o erro seja no sistema, selecionar o código incorreto e clicar no botão Botão editar.png e realizar a correção.
  • Caso o erro seja no arquivo, encaminhar um e-mail para a Nexxera questionando a origem do código.

Erro de Conta Bancária:

Erro Conta Bancária2.png

Explicação: Esta situação ocorre quando a Nexxera recebe determinada informação dos dados bancários do cliente e replica no arquivo, onde, ao ser processado e comparado com as informações preenchidas em; Financeiro ➙ Cadastros ➙ Conta Bancária;

Correção: Após comparação é necessário verificar qual esta incorreto.

  • Caso o erro esteja no sistema, realizar a correção, selecionando a conta em questão e clicando em Botão Editar.png e corrigindo as informações.
  • Caso o erro esteja no arquivo, precisamos identificar primeiro se por acaso se trata de uma conta Gravame ou uma conta Transitória.
  • Em caso de conta Gravame, é possível cadastrar normalmente no sistema a Conta Bancária e Conta Corrente, e reprocessar o arquivo, entretanto, o recomendado é solicitar um "De/Para", para a Nexxera.
  • Em caso de conta Transitória,é possível cadastrar normalmente no sistema a Conta Bancária e Conta Corrente, e reprocessar o arquivo, entretanto, o recomendado é solicitar um "De/Para", para a Nexxera. A solicitação "De/Para" com a Nexxera é somente dentro do arquivo, caso deseje que os depósitos sejam realizados em outra conta, é necessário solicitar para a Operadora de Cartão.
De/Para: Representa o envio das informações De uma conta Para outra conta, geralmente a conta final ao qual são recebidos os pagamentos dentro do arquivo.

Sobre a Tela de Conciliação de Cartão

A respeito da tela de Conciliação disponível em:

Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação;

Tela de Conciliação de cartão.png

Observa-se as vendas recebidas nos arquivos, não necessariamente as vendas foram feitas através dos sistema A7Pharma.

É necessário então verificar a respeito da venda desejada, ela existe no sistema ? Possui Cartão a Receber ? Se possuir, por que não conciliou ?

Para que ocorra a conciliação de forma automática é necessário que tenha as seguintes informações semelhantes.

  • Parcela;
  • Unidade de Negocio;
  • Valor;
  • Data e Hora da Transação;
  • Data de Vencimento;

Dessa forma, caso uma dessas informações estejam divergentes, não irá conciliar, sendo necessário corrigir manualmente e conciliar manualmente.

Como Corrigir o Cartão a Receber Manualmente

A correção em sua maioria ocorre na Conferencia de Sessão de Caixa.

Financeiro ➙ Caixa ➙ Conferir;

Tela de Conferencia de Sessão de Caixa.png

  • Selecionamos as Sessões de Caixas desejadas.;
  • Clicar em Botão Conferir.png;
  • Teremos então as abas, Cartão e Conciliação de Cartão;

Importante: O ideal é sempre realizar o processo abaixo começando pelas operações de Confirmação e posteriormente realizar o processo para as Baixas.

Então temos na aba Cartão, as vendas registradas em Cartão na Sessão de Caixa referente:

As operações com "Status Conciliação" "Não Conciliado", são as operações que não encontraram correspondência com as vendas recebidas nos arquivos.

Sendo a aba Conciliação de Cartão, as vendas recebidas em arquivo referentes ao período informado.

Nessa tela teremos então na parte inferior os cartões a receber próximos;

Cartão a receber.png

Ao lado direito é possível observar o sub-menu "Configuração" onde é possível aumentar as tolerâncias para a pesquisa da operação desejada.

Identificando a operação, e o que esta divergente em relação ao item do arquivo, temos o botão Botão Cartão a Receber.png e os sub-botões "Corrigir, Editar, Cancelar e Ver Ocorrências", para realizar a correção, basta clicar em "Corrigir" e inserir a correção necessária na parte inferior:

Correção de Cartão.png

Realizada a correção, será retornada para a tela da conferencia.

  • Com a operação já corrigida, basta clicar em Botão Conciliação.png

A operação irá passar do status "Conciliado : Não" para "Conciliado : Sim".

Vendas Pendentes ?

Outra Situação que pode ocorrer com facilidade é a ausência de informações de vendas nos arquivos, dessa forma, a venda fica pendente no sistema.

Para verificarmos as vendas pendentes de confirmação e baixa, seguiremos:

Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação;

Aba "Pendencias":

Tela de Pendencias.png

Ao acessarmos a tela, observamos as vendas que constam no sistema, possivelmente constam no Portal da Operadora, mas não vieram nos arquivos.

O que fazer nesse caso?

  • É possível reprocessar o arquivo da data posterior da venda, e acompanhar para verificar se a venda em questão conciliou. Para realizar o processo basta acessar; Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação, e acessar a aba Conciliações Selecionar o arquivo referente e clicar em Botão Reprocessar.png, após isso o arquivo será processado novamente.
  • Caso o problema persista é necessário acionar a Nexxera e encaminhar a ela as vendas pendentes no sistema, juntamente com as vendas no Portal da Operadora contendo o NSU. Para exportar de maneira fácil as vendas pendentes, na tela de Pendencias, clicar com o botão direito do mouse para utilizar a função "Gerar Relatório".

Ferramenta-Gerar-Relatório.gif

  • Após isso basta selecionar o ícone Botão Salvar.png e selecionar o diretório onde será salvo o relatório.

Recomendação: A Nexxera verifica com mais facilidade arquivos em formado .CSV

Contatos Nexxera

Site Nexxera:

Equipe de Implantação Nexxera;

  • E-Mail: implantacao.cartoes@nexxera.com 
  • Telefone (48) 2106-5218

Suporte Nexxera:

  • E-Mail: suporte@nexxera.com 
  • (48) 2106-5656
  • (48) 2106-5698
  • (11) 2121-9600

Artigos de Apoio

Integrações Nexxera

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Suporte:O que você precisa saber para realizar a abertura de integração ou atendimentos para conciliação?

Palavras-Chave

Conciliação de Cartão, Cartão, Conciliação, Arquivos, Conciliação Manual, Integração, Nexxera, Contato Nexxera, Vendas, Processamento,Verificação,Básica,Falha de Processamento


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