Mudanças entre as edições de "A7Pharma:Como ajustar o Recebimento Físico de itens excedentes ou sem nota fiscal quando há Divergência de Itens no Recebimento Físico?"

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Ao realizar a entrada de mercadorias caso seja encontrada alguma divergência, o sistema permite resolver as inconsistências apontadas pela conferência da nota quando houver quantidades excedentes ou sem nota fiscal para que seja possível realizar as notas de entradas para ajustes fiscais, de forma que o fluxo de correções e tomadas de decisões seja contínuo.
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Ao realizar a entrada de mercadorias caso seja encontrada alguma divergência, o sistema permite resolver as inconsistências apontadas pela conferência da nota quando houver quantidades excedentes ou sem nota fiscal para que seja possível realizar os ajustes fiscais de estorno e recebimento, de forma que o fluxo de correções e tomadas de decisões seja contínuo. Para isso, ao realizar a Conferência de Itens da Nota Fiscal, basta selecionar o item desejado e escolher uma das opções disponíveis no botão "Itens Excedentes":
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* Aguardar Envio da Nota Fiscal: essa opção irá direcionar para a interface de "Confirmação do Pedido de Compra" onde deve ser informada uma condição de pagamento para gerar um novo pedido de compra. Após, o item será exibido na interface de "Controle de Itens Excedentes" e o pedido de compra será sinalizado na interface de Pedido de Compras com o status "Confirmado" e origem "Controle Item Excedente".
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* Separar Itens para Recolhimento: essa opção irá direcionar o item para a interface de "Controle de Itens Excedentes" onde será possível confirmar o recolhimento, caso o fornecedor realizar a retirada dos itens da loja, ou inventariar para adicionar o item ao estoque atual.
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Quando a nota fiscal estiver com o status Recebida com divergência de recebimento, ao realizar a Conferência de Itens será exibida uma nova grid de Itens Devolvidos, onde serão listados todos os itens a serem devolvidos a partir das divergências do recebimento físico, com as opções "Efetuar Dev. Itens Não Recebidos”, "Remover Itens Devolvidos" e "Dados da Devolução", conforme abaixo:
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A primeira ação a ser tomada na interface de "Controle de Itens Excedentes" é realizar o correção do recebimento físico através do botão "Estornar Rec. Físico". Porém, essa operação será permitida somente na mesma Unidade de Negócio onde ocorreu o recebimento físico da nota fiscal de entrada.
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Após realizada a correção do recebimento físico será possível "Confirmar Recolhimento" ou "Atualizar Estoque" do item conforme necessário. Ao selecionar a opção "Confirmar Recolhimento" significa que o fornecedor fez a retirada dos itens da loja e o status dos itens do tipo "Separados para recolhimento" são alterados para "Recebido/Recolhido". Ao selecionar a opção "Atualizar Estoque" a quantidade excedente é adicionada ao estoque atual e caso tenha algum pedido de compra gerado, o mesmo será cancelado e não será possível realizar seu vinculo no recebimento físico. Nessa opção, todos os itens da nota com status "Aguardando Fornecedor" serão afetados. Ao realizar o recebimento físico da nota fiscal de entrada do pedido de compra gerado dos itens do tipo "Aguardando Nota Fiscal" o status é alterado para "Recebido/Recolhido".
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Definição do status dos itens na interface de "Controle de Itens Excedentes":       
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* Pendente: está aguardando o correção do recebimento físico através do botão "Estornar Rec. Físico";
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* Aguardando Fornecedor: status após realizar a correção do recebimento físico, onde será definida a ação a ser tomada (receber pedido de compra, recolher ou inventariar);
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* Recebido/ Recolhido: nota fiscal de entrada do pedido de compra já recebido para itens do tipo “ Aguardando Nota Fiscal” e recolhido para o tipo “Separado para recolhimento” onde o fornecedor fez a retirada dos itens da loja;
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* Inventariado: são os itens do tipo “Separado para recolhimento” onde o fornecedor não fez a retirada e a loja decidiu integrar como parte do seu estoque.
  
 
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Falta de agilidade na entrada de notas quando ocorrerem inconsistências no recebimento físico.
 
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Compra, Recebimento Físico, Divergência, Itens, Nota de Entrada, Estorno, Recebimento
 
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Edição atual tal como às 15h47min de 5 de janeiro de 2024

Problema / Pergunta

No processo atual de entrada de mercadorias quando existe uma divergência de recebimento pendente, se faz necessário “editar” a nota, incluindo, removendo ou alterando as quantidades dos itens para que a nota seja aceita. Caso não sejam realizados estes ajustes, o processo é bloqueado impedindo o avanço da conferência da nota.

Ambiente

A7Pharma

Solução / Resposta

Ao realizar a entrada de mercadorias caso seja encontrada alguma divergência, o sistema permite resolver as inconsistências apontadas pela conferência da nota quando houver quantidades excedentes ou sem nota fiscal para que seja possível realizar os ajustes fiscais de estorno e recebimento, de forma que o fluxo de correções e tomadas de decisões seja contínuo. Para isso, ao realizar a Conferência de Itens da Nota Fiscal, basta selecionar o item desejado e escolher uma das opções disponíveis no botão "Itens Excedentes":

  • Aguardar Envio da Nota Fiscal: essa opção irá direcionar para a interface de "Confirmação do Pedido de Compra" onde deve ser informada uma condição de pagamento para gerar um novo pedido de compra. Após, o item será exibido na interface de "Controle de Itens Excedentes" e o pedido de compra será sinalizado na interface de Pedido de Compras com o status "Confirmado" e origem "Controle Item Excedente".
  • Separar Itens para Recolhimento: essa opção irá direcionar o item para a interface de "Controle de Itens Excedentes" onde será possível confirmar o recolhimento, caso o fornecedor realizar a retirada dos itens da loja, ou inventariar para adicionar o item ao estoque atual.

Itens excedentes.png

A primeira ação a ser tomada na interface de "Controle de Itens Excedentes" é realizar o correção do recebimento físico através do botão "Estornar Rec. Físico". Porém, essa operação será permitida somente na mesma Unidade de Negócio onde ocorreu o recebimento físico da nota fiscal de entrada.

Após realizada a correção do recebimento físico será possível "Confirmar Recolhimento" ou "Atualizar Estoque" do item conforme necessário. Ao selecionar a opção "Confirmar Recolhimento" significa que o fornecedor fez a retirada dos itens da loja e o status dos itens do tipo "Separados para recolhimento" são alterados para "Recebido/Recolhido". Ao selecionar a opção "Atualizar Estoque" a quantidade excedente é adicionada ao estoque atual e caso tenha algum pedido de compra gerado, o mesmo será cancelado e não será possível realizar seu vinculo no recebimento físico. Nessa opção, todos os itens da nota com status "Aguardando Fornecedor" serão afetados. Ao realizar o recebimento físico da nota fiscal de entrada do pedido de compra gerado dos itens do tipo "Aguardando Nota Fiscal" o status é alterado para "Recebido/Recolhido".

Controle itens1.png

Definição do status dos itens na interface de "Controle de Itens Excedentes":

  • Pendente: está aguardando o correção do recebimento físico através do botão "Estornar Rec. Físico";
  • Aguardando Fornecedor: status após realizar a correção do recebimento físico, onde será definida a ação a ser tomada (receber pedido de compra, recolher ou inventariar);
  • Recebido/ Recolhido: nota fiscal de entrada do pedido de compra já recebido para itens do tipo “ Aguardando Nota Fiscal” e recolhido para o tipo “Separado para recolhimento” onde o fornecedor fez a retirada dos itens da loja;
  • Inventariado: são os itens do tipo “Separado para recolhimento” onde o fornecedor não fez a retirada e a loja decidiu integrar como parte do seu estoque.

Causa

Falta de agilidade na entrada de notas quando ocorrerem inconsistências no recebimento físico.

Palavras-Chave

Compra, Recebimento Físico, Divergência, Itens, Nota de Entrada, Estorno, Recebimento


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