Mudanças entre as edições de "A7Pharma:Cadastro de Motivo no A7Pharma"

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== Como configurar? ==
 
== Como configurar? ==
# Acessar o A7Pharma-Retaguarda;
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* No '''A7Pharma-Retaguarda''', acesse o menu '''Cadastro Básico > Motivo''' e clique em '''Incluir.''' Preencha os campos:
# Acessar o menu '''Cadastro Básico > Motivo;'''
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** '''Status''': Deve permanecer como '''Ativo''';
# Clicar em '''Incluir''';
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** '''Tipo:''' Selecione entre uma das opções:
# Selecionar o '''Tipo''';
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*** '''Perda de Estoque''': Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRODUTO DANIFICADO, PRODUTO VENCIDO, entre outros;
# Descrever o '''Motivo''';
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*** '''Consumo Interno''': Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRIMEIROS SOCORROS, CONSUMO LOJA, entre outros;
# Clicar em '''OK'''.
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*** '''Devolução de Compra''': Utilizado na Devolução de Compra, para indicar o motivo de um produto estar sendo devolvido ao fornecedor, como, por exemplo, DESACORDO COMERCIAL, DIVERGÊNCIA DE PREÇO, entre outros;
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*** '''Suspensão de Compra''': Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, pelo qual o comprador optou por não realizar a reposição do item, como, por exemplo, PRODUTO DESCONTINUADO, EXCESSO, OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO, entre outros;
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*** '''Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento''': Utilizado para indicar o motivo do descarte de um Orçamento ou o motivo do cancelamento de uma venda no PDV, como, por exemplo, COTAÇÃO, CLIENTE DESISTIU DA COMPRA, PREÇO CONCORRÊNCIA, entre outros;
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*** '''Ocorrência de Nota Fiscal''': Utilizado na Conciliação de Compra e Recepção de Transporte, para indicar o motivo de recusa ou não do recebimento de um pedido, como, por exemplo, DEVOLUÇÃO PARCIAL, DEVOLUÇÃO TOTAL, entre outros;
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*** '''Venda Finalizada Externamente''': Utilizado na Baixa de Estoque, para sinalizar a saída de um produto do estoque devido à venda realizada em uma plataforma não integrada ao sistema, sendo assim, que não teve a movimentação de estoque resgitrada, como, por exemplo, MERCADO LIVRE, SHOPEE, entre outras;
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*** '''Acordo Financeiro''': Utilizado na Conferência Financeira das Notas Fiscais de Entrada, para indicar o motivo de ter recebido um desconto ou acréscimo na Conta a Pagar vinculada a nota, alterando o custo do produto, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO FORNECEDOR, ACORDO COMERCIAL, entre outros;
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*** '''Desconto Manual no PDV''': Utilizado para informar qual o motivo da aplicação de um desconto manual durante a venda no PDV, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO PERFUMARIA, entre outros;
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*** '''Estoque Máximo''':
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*** '''Estoque Mínimo''':
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** '''Descrição''': Descrição do Motivo, como Produto Vencido, Duplicidade de Pedido, etc. Deve ser incluída uma descrição que facilite o entendimento e deixe claro o motivo da operação estar ocorrendo
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** '''Código Contábil''': Código do motivo utilizado na exportação e importação de dados contábeis. Se você não utiliza esse recurso, não é necessário realizar o preenchimento da informação.
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* Clique em '''OK''' para salvar.
  
 
== Relacionamento com outras funcionalidades do A7Pharma ==
 
== Relacionamento com outras funcionalidades do A7Pharma ==
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[[A7Pharma:Definir Motivo e Vigência do Estoque Mínimo e Máximo]]
 
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Configuração para obrigar usar motivo pra '''Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento'''
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Configuração para obrigar usar motivo pra '''Desconto Manual no PDV'''
 
== Limitações ==
 
== Limitações ==
  
Para efetuar a Devolução de Compra, Suspensão de Compra, Perda de Estoque e Consumo Interno é necessário ter um motivo cadastrado.
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Para efetuar a Baixa de Estoque, Devolução de Compra, Suspensão de Compra, lançar uma Ocorrência de Nota Fiscal, Acordo financeiro ou ter Venda Finalizada Externamente, é necessário ter um motivo cadastrado, sem isso a operação não é realizada.
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Nos processos de '''Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento''', '''Desconto Manual no PDV, Estoque Máximo e Estoque Mínimo''' é necessário habilitar configurações para que o campo Motivo se torne de preenchimento obrigatório, do contrário, as operações acontecem normalmente sem a informação de motivo.  
 
== Artigos relacionados ==
 
== Artigos relacionados ==
  

Edição das 08h57min de 23 de outubro de 2025

O que é?

Como funciona?

O que acontece se eu não fizer, ou fizer errado?

Como configurar?

  • No A7Pharma-Retaguarda, acesse o menu Cadastro Básico > Motivo e clique em Incluir. Preencha os campos:
    • Status: Deve permanecer como Ativo;
    • Tipo: Selecione entre uma das opções:
      • Perda de Estoque: Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRODUTO DANIFICADO, PRODUTO VENCIDO, entre outros;
      • Consumo Interno: Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRIMEIROS SOCORROS, CONSUMO LOJA, entre outros;
      • Devolução de Compra: Utilizado na Devolução de Compra, para indicar o motivo de um produto estar sendo devolvido ao fornecedor, como, por exemplo, DESACORDO COMERCIAL, DIVERGÊNCIA DE PREÇO, entre outros;
      • Suspensão de Compra: Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, pelo qual o comprador optou por não realizar a reposição do item, como, por exemplo, PRODUTO DESCONTINUADO, EXCESSO, OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO, entre outros;
      • Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento: Utilizado para indicar o motivo do descarte de um Orçamento ou o motivo do cancelamento de uma venda no PDV, como, por exemplo, COTAÇÃO, CLIENTE DESISTIU DA COMPRA, PREÇO CONCORRÊNCIA, entre outros;
      • Ocorrência de Nota Fiscal: Utilizado na Conciliação de Compra e Recepção de Transporte, para indicar o motivo de recusa ou não do recebimento de um pedido, como, por exemplo, DEVOLUÇÃO PARCIAL, DEVOLUÇÃO TOTAL, entre outros;
      • Venda Finalizada Externamente: Utilizado na Baixa de Estoque, para sinalizar a saída de um produto do estoque devido à venda realizada em uma plataforma não integrada ao sistema, sendo assim, que não teve a movimentação de estoque resgitrada, como, por exemplo, MERCADO LIVRE, SHOPEE, entre outras;
      • Acordo Financeiro: Utilizado na Conferência Financeira das Notas Fiscais de Entrada, para indicar o motivo de ter recebido um desconto ou acréscimo na Conta a Pagar vinculada a nota, alterando o custo do produto, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO FORNECEDOR, ACORDO COMERCIAL, entre outros;
      • Desconto Manual no PDV: Utilizado para informar qual o motivo da aplicação de um desconto manual durante a venda no PDV, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO PERFUMARIA, entre outros;
      • Estoque Máximo:
      • Estoque Mínimo:
    • Descrição: Descrição do Motivo, como Produto Vencido, Duplicidade de Pedido, etc. Deve ser incluída uma descrição que facilite o entendimento e deixe claro o motivo da operação estar ocorrendo
    • Código Contábil: Código do motivo utilizado na exportação e importação de dados contábeis. Se você não utiliza esse recurso, não é necessário realizar o preenchimento da informação.
  • Clique em OK para salvar.

Relacionamento com outras funcionalidades do A7Pharma

A7Pharma:Como obrigar informar o Motivo no Descarte de Orçamento?

A7Pharma:Definir Motivo e Vigência do Estoque Mínimo e Máximo

Configuração para obrigar usar motivo pra Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento

Configuração para obrigar usar motivo pra Desconto Manual no PDV

Limitações

Para efetuar a Baixa de Estoque, Devolução de Compra, Suspensão de Compra, lançar uma Ocorrência de Nota Fiscal, Acordo financeiro ou ter Venda Finalizada Externamente, é necessário ter um motivo cadastrado, sem isso a operação não é realizada.

Nos processos de Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento, Desconto Manual no PDV, Estoque Máximo e Estoque Mínimo é necessário habilitar configurações para que o campo Motivo se torne de preenchimento obrigatório, do contrário, as operações acontecem normalmente sem a informação de motivo.

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