Mudanças entre as edições de "A7Pharma:Cadastro de Motivo no A7Pharma"
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| − | + | O cadastro de motivo é uma funcionalidade utilizada em diversas operações do A7Pharma, permitindo registrar justificativas relacionadas a decisões de compra, ajustes de estoque, movimentações, entre outras situações. Ele serve para padronizar informações e facilitar o controle e a rastreabilidade das ações realizadas no sistema. | |
== Como funciona? == | == Como funciona? == | ||
| − | + | Os motivos são cadastrados no sistema conforme as necessidades da loja e podem ser vinculados a operações específicas, como suspensão de compra, estoque mínimo e máximo, devoluções, ajustes de estoque, entre outras. No momento da execução de uma ação, o usuário seleciona o motivo correspondente, garantindo que o registro fique documentado de forma clara e padronizada. | |
== O que acontece se eu não fizer, ou fizer errado? == | == O que acontece se eu não fizer, ou fizer errado? == | ||
| − | + | A ausência de motivos cadastrados, faz com que algumas ações no sistema não possam ser finalizadas. Já o cadastro incorreto gerada pela falta de padronização pode comprometer o controle interno e a comunicação entre os setores da drogaria. | |
== Como configurar? == | == Como configurar? == | ||
| − | + | * No '''A7Pharma-Retaguarda''', acesse o menu '''Cadastro Básico > Motivo.''' Para visualizar todos os motivos cadastrados, clique em '''Atualizar''' na tela. Para adicionar um novo motivo, clique em '''Incluir''' e preencha os campos: | |
| − | + | ** '''Status''': Deve permanecer como '''Ativo'''; | |
| − | + | ** '''Tipo:''' Selecione entre uma das opções: | |
| − | + | *** '''Perda de Estoque''': Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRODUTO DANIFICADO, PRODUTO VENCIDO, entre outros; | |
| − | + | *** '''Consumo Interno''': Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRIMEIROS SOCORROS, CONSUMO LOJA, entre outros; | |
| − | + | *** '''Devolução de Compra''': Utilizado na Devolução de Compra, para indicar o motivo de um produto estar sendo devolvido ao fornecedor, como, por exemplo, DESACORDO COMERCIAL, DIVERGÊNCIA DE PREÇO, entre outros; | |
| − | + | *** '''Suspensão de Compra''': Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, para indicar o motivo pelo qual o comprador optou por não realizar a reposição do item, como, por exemplo, PRODUTO DESCONTINUADO, EXCESSO, OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO, entre outros; | |
| − | + | *** '''Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento''': Utilizado para indicar o motivo do descarte de um Orçamento ou o motivo do cancelamento de uma venda no PDV, como, por exemplo, COTAÇÃO, CLIENTE DESISTIU DA COMPRA, PREÇO CONCORRÊNCIA, entre outros; | |
| − | + | *** '''Ocorrência de Nota Fiscal''': Utilizado na Conciliação de Compra e Recepção de Transporte, para indicar o motivo de recusa ou não do recebimento de um pedido, como, por exemplo, DEVOLUÇÃO PARCIAL, DEVOLUÇÃO TOTAL, entre outros; | |
| − | + | *** '''Venda Finalizada Externamente''': Utilizado na Baixa de Estoque, para sinalizar a saída de um produto do estoque devido à venda realizada em uma plataforma não integrada ao sistema, sendo assim, que não teve a movimentação de estoque resgitrada, como, por exemplo, MERCADO LIVRE, SHOPEE, entre outras; | |
| − | + | *** '''Acordo Financeiro''': Utilizado na Conferência Financeira das Notas Fiscais de Entrada, para indicar o motivo de ter recebido um desconto ou acréscimo na Conta a Pagar vinculada a nota, alterando o custo do produto, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO FORNECEDOR, ACORDO COMERCIAL, entre outros; | |
| − | + | *** '''Desconto Manual no PDV''': Utilizado para informar qual o motivo da aplicação de um desconto manual durante a venda no PDV, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO PERFUMARIA, entre outros; | |
| + | *** '''Estoque Máximo''': Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, para indicar o motivo pelo qual o comprador optou por limitar a quantidade de compra do produto, como, por exemplo, SEM ESPAÇO ESTOQUE, PRODUTO SAZONAL, VALIDADE CURTA, ALTO CUSTO, entre outros; | ||
| + | *** '''Estoque Mínimo''': Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, para indicar o motivo pelo qual o comprador optou por ter uma quantidade mínima em estoque, como, por exemplo, CAMPANHA EM ANDAMENTO, ITEM ESTRATÉGICO, PRAZO ENTREGA LONGO, entre outros. | ||
| + | ** '''Descrição''': Descrição do Motivo, como Produto Vencido, Duplicidade de Pedido, etc. Deve ser incluída uma descrição que facilite o entendimento e deixe claro o motivo da operação estar ocorrendo | ||
| + | ** '''Código Contábil''': Código do motivo utilizado na exportação e importação de dados contábeis. Se você não utiliza esse recurso, não é necessário realizar o preenchimento da informação. | ||
| + | * Clique em '''OK''' para salvar. | ||
| + | * Se for necessário alterar alguma informação, basta selecionar o registro e clicar em '''Editar'''. Realize as mudanças necessárias e clique em '''OK''' para finalizar. Para excluir um motivo, selecione o registro desejado, clique em '''Excluir''' e confirme em '''OK'''. A exclusão só será permitida se o motivo não estiver vinculado a nenhuma operação do sistema. Caso o motivo já esteja em uso, ele pode ser inativado, basta editar o registro e alterar o '''Status''' para '''Inativo'''. | ||
== Limitações == | == Limitações == | ||
| + | * Para efetuar a '''Baixa de Estoque''', '''Devolução de Compra''', '''Suspensão de Compra''', lançar uma '''Ocorrência de Nota Fiscal''', '''Acordo financeiro''' ou ter '''Venda Finalizada Externamente''', é necessário ter um motivo cadastrado, sem isso a operação não é realizada. | ||
| + | * Nos processos de '''Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento''', '''Desconto Manual no PDV, Estoque Máximo''' e '''Estoque Mínimo''' é necessário habilitar configurações específicas para que o campo '''Motivo''' se torne de preenchimento '''obrigatório''', do contrário, as operações acontecem normalmente sem a informação de motivo. | ||
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== Artigos relacionados == | == Artigos relacionados == | ||
| − | [[A7Pharma: | + | [[A7Pharma:Cadastro de Produto no A7Pharma]] |
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| − | [[A7Pharma: | + | [[A7Pharma:Configuração para exigir motivo no descarte de orçamento e no cancelamento de venda no A7Pharma]] |
| − | [[A7Pharma: | + | [[A7Pharma:Configuração para exigir motivo para Desconto Manual no A7Pharma-PDV]] |
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| + | [[A7Pharma:Configuração para exigir motivo para Estoque Mínimo e Máximo no A7Pharma]] | ||
== Palavras-Chave == | == Palavras-Chave == | ||
| − | + | Porque, Motivação, Consulta, Relatório, Gerência, Tomada de Decisão, Limitação, Registros. | |
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| + | [[Categoria:Status:Revisado]] | ||
| + | [[Categoria:Motivo]] | ||
| + | [[Categoria:Cadastro Básico]] | ||
| + | [[Categoria:A7Pharma]] | ||
Edição atual tal como às 12h32min de 24 de outubro de 2025
O que é?
O cadastro de motivo é uma funcionalidade utilizada em diversas operações do A7Pharma, permitindo registrar justificativas relacionadas a decisões de compra, ajustes de estoque, movimentações, entre outras situações. Ele serve para padronizar informações e facilitar o controle e a rastreabilidade das ações realizadas no sistema.
Como funciona?
Os motivos são cadastrados no sistema conforme as necessidades da loja e podem ser vinculados a operações específicas, como suspensão de compra, estoque mínimo e máximo, devoluções, ajustes de estoque, entre outras. No momento da execução de uma ação, o usuário seleciona o motivo correspondente, garantindo que o registro fique documentado de forma clara e padronizada.
O que acontece se eu não fizer, ou fizer errado?
A ausência de motivos cadastrados, faz com que algumas ações no sistema não possam ser finalizadas. Já o cadastro incorreto gerada pela falta de padronização pode comprometer o controle interno e a comunicação entre os setores da drogaria.
Como configurar?
- No A7Pharma-Retaguarda, acesse o menu Cadastro Básico > Motivo. Para visualizar todos os motivos cadastrados, clique em Atualizar na tela. Para adicionar um novo motivo, clique em Incluir e preencha os campos:
- Status: Deve permanecer como Ativo;
- Tipo: Selecione entre uma das opções:
- Perda de Estoque: Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRODUTO DANIFICADO, PRODUTO VENCIDO, entre outros;
- Consumo Interno: Utilizado na Baixa de Estoque, para indicar o motivo da saída de um produto do estoque, como, por exemplo, PRIMEIROS SOCORROS, CONSUMO LOJA, entre outros;
- Devolução de Compra: Utilizado na Devolução de Compra, para indicar o motivo de um produto estar sendo devolvido ao fornecedor, como, por exemplo, DESACORDO COMERCIAL, DIVERGÊNCIA DE PREÇO, entre outros;
- Suspensão de Compra: Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, para indicar o motivo pelo qual o comprador optou por não realizar a reposição do item, como, por exemplo, PRODUTO DESCONTINUADO, EXCESSO, OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO, entre outros;
- Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento: Utilizado para indicar o motivo do descarte de um Orçamento ou o motivo do cancelamento de uma venda no PDV, como, por exemplo, COTAÇÃO, CLIENTE DESISTIU DA COMPRA, PREÇO CONCORRÊNCIA, entre outros;
- Ocorrência de Nota Fiscal: Utilizado na Conciliação de Compra e Recepção de Transporte, para indicar o motivo de recusa ou não do recebimento de um pedido, como, por exemplo, DEVOLUÇÃO PARCIAL, DEVOLUÇÃO TOTAL, entre outros;
- Venda Finalizada Externamente: Utilizado na Baixa de Estoque, para sinalizar a saída de um produto do estoque devido à venda realizada em uma plataforma não integrada ao sistema, sendo assim, que não teve a movimentação de estoque resgitrada, como, por exemplo, MERCADO LIVRE, SHOPEE, entre outras;
- Acordo Financeiro: Utilizado na Conferência Financeira das Notas Fiscais de Entrada, para indicar o motivo de ter recebido um desconto ou acréscimo na Conta a Pagar vinculada a nota, alterando o custo do produto, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO FORNECEDOR, ACORDO COMERCIAL, entre outros;
- Desconto Manual no PDV: Utilizado para informar qual o motivo da aplicação de um desconto manual durante a venda no PDV, como, por exemplo, NEGOCIAÇÃO PERFUMARIA, entre outros;
- Estoque Máximo: Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, para indicar o motivo pelo qual o comprador optou por limitar a quantidade de compra do produto, como, por exemplo, SEM ESPAÇO ESTOQUE, PRODUTO SAZONAL, VALIDADE CURTA, ALTO CUSTO, entre outros;
- Estoque Mínimo: Utilizado no Cadastro de Produto ou Sugestão de Compra, para indicar o motivo pelo qual o comprador optou por ter uma quantidade mínima em estoque, como, por exemplo, CAMPANHA EM ANDAMENTO, ITEM ESTRATÉGICO, PRAZO ENTREGA LONGO, entre outros.
- Descrição: Descrição do Motivo, como Produto Vencido, Duplicidade de Pedido, etc. Deve ser incluída uma descrição que facilite o entendimento e deixe claro o motivo da operação estar ocorrendo
- Código Contábil: Código do motivo utilizado na exportação e importação de dados contábeis. Se você não utiliza esse recurso, não é necessário realizar o preenchimento da informação.
- Clique em OK para salvar.
- Se for necessário alterar alguma informação, basta selecionar o registro e clicar em Editar. Realize as mudanças necessárias e clique em OK para finalizar. Para excluir um motivo, selecione o registro desejado, clique em Excluir e confirme em OK. A exclusão só será permitida se o motivo não estiver vinculado a nenhuma operação do sistema. Caso o motivo já esteja em uso, ele pode ser inativado, basta editar o registro e alterar o Status para Inativo.
Limitações
- Para efetuar a Baixa de Estoque, Devolução de Compra, Suspensão de Compra, lançar uma Ocorrência de Nota Fiscal, Acordo financeiro ou ter Venda Finalizada Externamente, é necessário ter um motivo cadastrado, sem isso a operação não é realizada.
- Nos processos de Descarte/Cancelamento de Venda/Orçamento, Desconto Manual no PDV, Estoque Máximo e Estoque Mínimo é necessário habilitar configurações específicas para que o campo Motivo se torne de preenchimento obrigatório, do contrário, as operações acontecem normalmente sem a informação de motivo.
Artigos relacionados
A7Pharma:Cadastro de Produto no A7Pharma
A7Pharma:Configuração para exigir motivo para Desconto Manual no A7Pharma-PDV
A7Pharma:Configuração para exigir motivo para Estoque Mínimo e Máximo no A7Pharma
Palavras-Chave
Porque, Motivação, Consulta, Relatório, Gerência, Tomada de Decisão, Limitação, Registros.