Mudanças entre as edições de "A7Pharma:Exportação de Arquivo: Layout Personalizado no A7Pharma"
(Artigo desenvolvido para acompanhar o lançamento do projeto "Novo parâmetro ou função para definição de formato de data no layout personalizado".) |
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Edição atual tal como às 16h29min de 27 de novembro de 2025
Índice
Ambiente
A7Pharma 3.95.4.0 (ou superior).
O que é?
Os layouts de exportação são uma ferramenta essencial para a visualização de dados do A7Pharma em uso externo. Eles são geralmente utilizados para gerar consultas no banco de dados do sistema, especialmente quando as informações necessárias não estão disponíveis nativamente em uma ferramenta do sistema.
Como funciona?
Geralmente, quando o cliente solicita uma informação não disponível nas ferramentas do sistema, o suporte técnico encaminha a requisição ao desenvolvimento, solicitando a criação de uma consulta (query) capaz de gerar um arquivo com os dados desejados. Após a elaboração da query, é possível cadastrá-la no menu Ferramentas → Exportação de Arquivo → Cadastro → Layout de Exportação de Arquivo.
IMPORTANTE: A criação da consulta é um serviço cobrado.
O que acontece se eu não fizer, ou fizer errado?
Consultas mal elaboradas podem causar lentidão no sistema. Em nenhuma hipótese uma consulta deve ser disponibilizada a um cliente sem a realização dos testes necessários.
Como configurar?
Acesse o menu “Ferramentas → Exportação de Arquivo → Cadastro → Layout de Exportação de Arquivo”. Clique em “Incluir" e defina um nome para o layout. Na seção Arquivos, clique em Incluir e defina um nome para o arquivo. No botão “Tipo”, selecione o tipo de arquivo desejado para exportação, que pode ser Texto ou Excel. Na seção “Consultas”, clique em "Incluir” e cadastre o nome da consulta. Na aba “Consulta Registros”, cole a query obtida com o desenvolvimento e utilize o botão “Testar consulta” para verificar seu funcionamento. Por fim, clique em “OK” para salvar todas as informações em todas as telas que permanecerem abertas.
Sobre os parâmetros do nome do arquivo
Ao definir o nome do arquivo, você pode utilizar expressões para automatizar a informação com base no layout configurado. Esse recurso permite salvar arquivos com a nomenclatura específica desejada, como, por exemplo, para atender à exigência de uma empresa de contagem de que o nome do arquivo seja composto pela data (dia e mês) e pela hora.
Tabela com as expressões disponíveis e sua função
| Parâmetro | Descrição |
| ${CODIGO_UN_NEG} | Código da Unidade de Negócio |
| ${CNPJ_UN_NEG} | CNPJ da Unidade de Negócio |
| ${DATA_INICIAL_AAAA} | Data Inicial composta pelo ano |
| ${DATA_FINAL_AAAA} | Data Final composta pelo ano |
| ${DATA_INICIAL_DDMMAAAA} | Data Inicial Completa |
| ${DATA_FINAL_DDMMAAAA} | Data Final Completa |
| ${DATA_INICIAL_MMAAAA} | Data Inicial composta pelo mês e ano |
| ${DATA_FINAL_MMAAAA} | Data Final composta pelo mês e ano |
| ${DATA_INICIAL_AAAAMMDD} | Data Inicial composta pelo ano, mês e dia. |
| ${DATA_FINAL_AAAAMMDD} | Data Final composta pelo ano, mês e dia. |
| ${DATA_INICIAL_AAAAMM} | Data Inicial composta pelo ano e mês. |
| ${DATA_FINAL_AAAAMM} | Data Final composta pelo ano e mês. |
| ${DATA_INICIAL_SS} | Data Inicial composta pelo número da semana do ano |
| ${DATA_FINAL_SS} | Data Final composta pelo número da semana do ano |
| ${DATA_INICIAL_IS} | Data Inicial composta pelo número da semana do ano na norma ISO 8601 |
| ${DATA_FINAL_IS} | Data Final composta pelo número da semana do ano na norma ISO 8601 |
| ${DATA_EMISSAO_*}
OBS: Este modelo é o mais flexível da lista, e o [*] pode ser substituído por qualquer informação da descrição ao lado. |
Data de Emissão do arquivo. Substitua o [*] pelas siglas DD (dia), MM (mês), AA ou AAAA (ano), hh (para formato de 12 horas) ou HH (para formato de 24 horas, mm (minutos), ss (segundos) e separadores conforme necessário (espaço em branco, _ ou -) |
Processo para gerar o arquivo de layout personalizado
Acesse o menu Ferramentas → Exportação de Arquivo → Layout Personalizado. No campo Layout Exportação, localize e selecione o relatório cadastrado. Em seguida, clique no botão [...] do diretório de destino para escolher onde o arquivo será salvo. Na seção Parâmetros, defina o período de datas desejado e, na seção Unidades de Negócio, selecione as unidades que devem compor o arquivo. Por fim, clique em OK para gerar a exportação.
Limitações
Os layouts personalizados podem gerar arquivos nos formatos Excel ou texto, contendo apenas informações disponíveis no banco de dados.
Palavras-Chave
Exportação de arquivo, Query, Layout, Personalizado, Consulta

