A7Pharma:Farmácia popular?

De Base de Conhecimento Alpha7
Esta página não tem nenhuma revisão aprovada.
Revisão de 18h22min de 6 de abril de 2021 por Matheus.batista (discussão | contribs) (Solução / Resposta)
Ir para: navegação, pesquisa

Problema / Pergunta

Farmácia Popular?

Ambiente

  • A7Pharma (todas as versões)

Solução / Resposta

  1. O que seria Farmácia popular?
    • Farmácia Popular é um Programa de Politica Nacional de assistência Farmacêutica do Governo Federal Brasileiro desenvolvido em parceria com prefeituras municipais do país, cujo propósito é oferecer, por meio de estabelecimentos próprios ou de farmácias privadas credenciadas, medicamentos de uso comum a preço reduzidos.
    • Como funciona? O Programa atua sobre dois eixos de ação, as UNIDADES PRÓPRIAS, em funcionamento desde junho de 2004, que são desenvolvidas em parceria com Municípios e Estados e o SISTEMA DE CO-PAGAMENTO, lançado em março de 2006, desenvolvido em parceria com farmácias e drogarias privadas. Nas UNIDADES PRÓPRIAS o usuário recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A estrutura das farmácias é diferenciada, permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre a Aids e o combate a dengue, além de outras do interesse do Ministério da Saúde. As Unidades Próprias contam, atualmente, com um elenco de 107 medicamentos mais o preservativo masculino os quais são dispensados pelo seu valor de custo representando uma redução de até 90% do valor comparando-se com farmácias e drogarias privadas. A única condição para a aquisição dos medicamentos disponíveis nas unidades, neste caso, é a apresentação de receita médica ou odontológica. Já no SISTEMA DE CO-PAGAMENTO, o Governo paga uma parte do valor dos medicamentos e o cidadão paga o restante. O valor pago pelo Governo é fixo por isso, o cidadão pode pagar menos para alguns medicamentos do que para outros, de acordo com a marca e o preço praticado pela farmácia. Mas, em geral, a população pode pagar até um décimo do preço de mercado do medicamento. Para ter acesso a essa economia, basta que a pessoa procure uma drogaria com a marca “Aqui tem Farmácia Popular” e apresente a receita médica acompanhada do seu CPF. Atualmente, o Sistema de Co-pagamento está trabalhando com medicamentos de hipertensão, diabetes e anticoncepcionais, asma e fraldas geriátricas.
  2. Como Funciona no A7Pharma a questão de preços ?
  3. Como é calculo o preço no A7Pharma com Farmácia Popular?

Possíveis problemas

  • Não utilizar senha com letras maiúsculas, pois a comunicação com o webservices considera letras maiúsculas como caracteres inválidos.
  • Em uma pré-autorização (Orçamento) pode ocorrer as seguintes as mensagens abaixo simultaneamente. Por causa do medicamento de mensagem “27SM” os demais medicamentos de mensagem “21SM” não serão autorizados. Nessa situação, os medicamentos da mensagem “27SM” deverão ser removidos para que os demais sejam autorizados.
    • 21SM Medicamento não autorizado. Campo obrigatório não informado ou é inválido em um dos medicamentos.
    • 27SM Medicamento não autorizado. Combinação restritiva por período.
  • Verificar sempre a mensagem de erro que o Farmácia Popular retorna. A maioria dos problemas se resumem em código ou senha inválidos de Vendedores, ou preços de produtos acima da tabela do Ministério da Saúde (vincular uma tabela de descontos para baixar os preços).
  • Para a venda de Insulina, a quantidade de apresentação deve ser 10, e o preço informado deve ser 2,65 (o Manual do FP diz que a Unidade Farmacotécnica é 1 frasco/ampola 10mL o preço é 26,55, mas com esses parâmetros o FP retorna o erro “17SM - Medicamento não autorizado. Quantidade solicitada menor do que a quantidade de apresentação.”)
  • Para venda de Anticoncepcionais (Microvlar, Ciclo 21), ou outros medicamentos que possuam quantidade na embalagem de 21 comprimidos, informar a “Quantidade de Apresentação” como 1 e a “Quantidade prescrita diária” como 1 também. Se isto não for feito, a quantidade autorizada será um número pequeno que não poderá ser finalizado no caixa.
  • Erros de quantidade informada. Verificar as quantidades de apresentação a serem informadas:
    • Anticoncepcionais - informar sempre o valor “1” - correspondente a 01 embalagem
    • Insulina - informar a quantidade de mL a ser dispensada
    • Medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, parkinson e osteoporose - quantidade de comprimidos necessários para 30 dias de tratamento
    • Medicamentos para o tratamento do glaucoma - quantidade de comprimidos necessários para 25 dias de tratamento
    • Fraldas – Informar a quantidade de tiras componentes da embalagem
    • Noex, Busonid - Informar a quantidade de doses do produto.

Palavras-Chave

popular, farmacia, remedios, medicamentos, desconto


Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

1