A7Pharma:Verificações Básicas Sobre Conciliação de Cartão
Índice
- 1 Quais os problemas mais recorrentes ? E como resolve-los?
- 1.1 Falha na importação dos arquivos em decorrência de erros na tarefa agendada:
- 1.2 Problemas em relação ao processamento de arquivos?
- 1.3 Falhas de processamento mais comuns:
- 1.4 Sobre a Tela de Conciliação de Cartão:
- 1.5 Como Corrigir o Cartão a Receber Manualmente:
- 1.6 Como identificar vendas pendentes?
- 2 Contatos Nexxera
- 3 Artigos de Apoio
- 4 Palavras-Chave
Quais os problemas mais recorrentes ? E como resolve-los?
Falha na importação dos arquivos em decorrência de erros na tarefa agendada:
Os arquivos da conciliação de cartão são importados via tarefa agendada, na qual acessa a caixa postal configurada, e importa os arquivos na nomenclatura RELATORIO_LPN_LAYOUT(financeiro, ajuste, vendas).
Se ocorrer alguma inconsistência (seja de configuração, instabilidade de rede/WebService Nexxera, ou alteração das credenciais da caixa postal), é possível identificar ao acessar o menu: Ferramentas > Tarefa Agendada > Procurar pela tarefa "Conciliação de Cartão com Nexxcard".
Caso a mesma esteja em vermelho, verificar os detalhes da execução para identificar a inconsistência:
Os erros são na maior parte bem detalhados, portanto, a própria mensagem já trás a causa da falha.
Caso seja algum erro envolvendo configurações avançadas, é recomendado acionar o suporte da Alpha7 para uma verificação mais assertiva.
Caso seja algum erro genérico (TimeOut, Cannot Receive Message), é possível tentar executar a tarefa manualmente no botão "Executar Tarefa Agora".
Problemas em relação ao processamento de arquivos?
Algumas das causas de problemas de Conciliação, onde estão faltando informações para conciliarem com as vendas no A7Pharma, pode ocorrer pois o arquivo não foi processado.
Como identificar um arquivo com problema?
Para verificarmos problemas nos arquivos referentes a Conciliação de Cartão, seguiremos Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação, e acessar a aba Conciliações:
(Os arquivos em destaque vermelho, representam falhas de processamento).
Selecionar o arquivo desejado e clicar em
.
Falhas de processamento mais comuns:
Erro de Código de Estabelecimento:
Explicação: Esse erro ocorre quando a informação de código de estabelecimento esta divergente do que veio no arquivo em relação ao preenchimento no A7Pharma.
Correção: Verificar qual dos dois esta incorreto, se o código contido no sistema esta incorreto, ou se, o código contido no arquivo esta incorreto, através do caminho; Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Configuração de Conciliação de Cartão;
Verificando assim os códigos associados em cada unidade.
- Caso o erro seja no cadastro do código, ou ele realmente não esteja cadastrado mas pertença à rede, realizar a correção/inclusão do código de estabelecimento conforme os passos:
- Acessar o A7Pharma-Retaguarda;
- Acessar o menu Financeiro > Cartão > Conciliação > Configuração de Conciliação de Cartão;
- Clicar em Incluir;
- No campo Unidade de Negócio, atribuir a Unidade de Negócio na qual o contrato da operadora foi vinculado;
- No campo Operadora, vincular a Operadora (Adquirente); IMPORTANTE: Caso tenha mais de um cadastro com o mesmo nome, necessário selecionar o cadastro da operadora que possuí vinculado a "Conciliação de Cartão: Nexxcard";
- Caso o erro seja de fato no arquivo, encaminhar um e-mail para a Nexxera questionando a origem do código (seguir exemplo em Modelos de E-mail - Nexxera).
Erro de Conta Bancária:
Explicação: Esta situação ocorre quando a Nexxera recebe determinada informação dos dados bancários do cliente e replica no arquivo, onde, ao ser processado é comparado com as informações preenchidas em; Financeiro ➙ Cadastros ➙ Conta Bancária;
Observação: No cenário atual, o sistema irá cadastrar automaticamente a conta bancária presente no arquivo, e o cliente receberá um comunicado informando do cadastro.
Correção: Após comparação é necessário verificar qual está incorreto.
- Caso o erro esteja no sistema, realizar a correção, selecionando a conta em questão e clicando em Editar e corrigindo as informações.
- Caso o erro esteja no arquivo, precisamos identificar primeiro se por acaso se trata de uma conta Gravame ou uma conta Transitória.
- Em caso de conta Gravame, é possível cadastrar normalmente no sistema a Conta Bancária e Conta Corrente, e reprocessar o arquivo, entretanto, o recomendado é solicitar um "De/Para", para a Nexxera.
- Em caso de conta Transitória,é possível cadastrar normalmente no sistema a Conta Bancária e Conta Corrente, e reprocessar o arquivo, entretanto, o recomendado é solicitar um "De/Para", para a Nexxera. A solicitação "De/Para" com a Nexxera é somente dentro do arquivo, caso deseje que os depósitos sejam de fato realizados em outra conta de forma externa ao sistema, é necessário solicitar para a Operadora de Cartão.
Para solicitar o De/Para, seguir o exemplo do artigo Modelos de E-mail - Nexxera
Sobre a Tela de Conciliação de Cartão:
A respeito da tela de Conciliação disponível em:
Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação;
Observa-se as vendas recebidas nos arquivos, não necessariamente as vendas foram feitas através dos sistema A7Pharma.
É necessário então verificar a respeito da venda desejada, ela existe no sistema ? Possui Cartão a Receber ? Se possuir, por que não conciliou ?
Para que ocorra a conciliação de forma automática é necessário que tenha as seguintes informações semelhantes.
- Parcela;
- Unidade de Negocio;
- Valor;
- Data e Hora da Transação;
- Data de Vencimento;
Dessa forma, caso uma dessas informações estejam divergentes, não irá conciliar, sendo necessário corrigir manualmente e conciliar manualmente.
Como Corrigir o Cartão a Receber Manualmente:
A correção em sua maioria ocorre na Conferencia de Sessão de Caixa.
Financeiro ➙ Caixa ➙ Conferir;
- Selecionamos as Sessões de Caixas desejadas.;
- Clicar em
; - Teremos então as abas, Cartão e Conciliação de Cartão;
Importante: O ideal é sempre realizar o processo abaixo começando pelas operações de Confirmação e posteriormente realizar o processo para as Baixas.
Temos na aba Cartão, as vendas registradas em Cartão nas sessões de caixa previamente selecionadas.
As operações com "Status Conciliação" ➙ "Não Conciliado", são as operações que não encontraram correspondência com as vendas recebidas nos arquivos.
Sendo a aba Conciliação de Cartão, as vendas recebidas em arquivo referentes ao período informado.
Essa tela é dividida em 2 agrupamentos.
O agrupamento de cima, são as vendas presentes nos arquivos de conciliação que foram processados;
O agrupamento de baixo, "Cartões a Receber próximos", são os cartões a receber do sistema que possuem informações próximas ao registro recebido nos arquivos de conciliação.
Ao lado direito é possível observar o sub-menu "Configuração" onde é possível aumentar as tolerâncias para a pesquisa da operação desejada.
Identificando a operação, e o que esta divergente em relação ao item do arquivo, temos o botão
e os sub-botões "Corrigir, Editar, Cancelar e Ver Ocorrências", para realizar a correção, basta clicar em "Corrigir" e inserir a correção necessária na parte inferior:
Realizada a correção, será retornada para a tela da conferencia.
A operação irá passar do status "Conciliado : Não" para "Conciliado : Sim".
Como identificar vendas pendentes?
Outra Situação que pode ocorrer com facilidade é a ausência de informações de vendas nos arquivos, dessa forma, a venda fica pendente no sistema.
Para verificarmos as vendas pendentes de confirmação e baixa, seguiremos:
Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação;
Aba "Pendencias":
Ao acessarmos a tela, observamos os cartões a receber no sistema que não conciliaram com nenhum registro.
A coluna "Pendência" irá trazer qual a pendência do Cartão a Receber: se foi a ausência da conciliação com a Confirmação, ou com a Baixa de cartão.
O que fazer nesse caso?
- Caso o problema persista é necessário acionar a Nexxera e encaminhar à ela as vendas pendentes no sistema, juntamente com as vendas no Portal da Operadora contendo o NSU. Nessa situação, temos o artigo Modelos de E-mail (Nexxera) que nos trás quais são as informações necessárias para abrir um chamado com a conciliadora a respeito do desfalque de informação.
Contatos Nexxera
Site Nexxera:
Suporte Nexxera:
- E-Mail: suporte@nexxera.com
- (48) 2106-5656
- (48) 2106-5698
- (11) 2121-9600
Artigos de Apoio
Como funciona o processo de integração com a Nexxera no A7Pharma?
Problemas frequentes - integração Nexxera
Palavras-Chave
Conciliação de Cartão, Cartão, Conciliação, Arquivos, Conciliação Manual, Integração, Nexxera, Contato Nexxera, Vendas, Processamento,Verificação,Básica,Falha de Processamento






