A7Pharma:Verificações Básicas Sobre Conciliação de Cartão

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Quais os Problemas Mais Recorrentes ? E Como Resolve-los? (NÃO UTILIZAR ATE SER TOTALMENTE VALIDADO) KB EM CRIAÇÃO

Problemas em relação ao Processamento de Arquivos?

Algumas das causas de problemas de Conciliação, onde estão faltando informações para conciliarem com as vendas no A7Pharma, pode ocorrer pois o arquivo não foi processado.

Como identificar um arquivo com problema ?

Para verificarmos problemas nos arquivos referentes a Conciliação de Cartão, seguiremos Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação, e acessar a aba Conciliações:

Erros de Processamento.png

(Os arquivos em destaque vermelho, representam falhas de processamento).

Selecionar o arquivo desejado e clicar em Botão Detalhes.png.

Alguns dos Erros Mais Recorrentes em Relação a Falhas de Processamentos.

Erro de Código de Estabelecimento:

Erro Código Estabelecimento.png

Explicação: Esse erro ocorre quando a informação de código de estabelecimento esta divergente do que veio no arquivo em relação ao preenchimento no A7Pharma.

Correção: Verificar qual dos dois esta incorreto, se o código contido no sistema esta incorreto, ou se, o código contido no arquivo esta incorreto, através do caminho; Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Configuração de Conciliação de Cartão;

Verificando assim os códigos associados em cada unidade.

  • Caso o erro seja no sistema, selecionar o código incorreto e clicar no botão Botão editar.png e realizar a correção.
  • Caso o erro seja no arquivo, encaminhar um e-mail para a Nexxera questionando a origem do código.

Erro de Conta Bancária:

Erro Conta Bancária2.png

Explicação: Esta situação ocorre quando a Nexxera recebe determinada informação dos dados bancários do cliente e replica no arquivo, onde, ao ser processado e comparado com as informações preenchidas em; Financeiro ➙ Cadastros ➙ Conta Bancária;

Correção: Após comparação é necessário verificar qual esta incorreto.

  • Caso o erro esteja no sistema, realizar a correção, selecionando a conta em questão e clicando em Botão Editar.png e corrigindo as informações.
  • Caso o erro esteja no arquivo, precisamos identificar primeiro se por acaso se trata de uma conta Gravame ou uma conta Transitória.
  • Em caso de conta Gravame, cadastrar normalmente no sistema a conta Bancária e conta Corrente.
  • Em caso de conta Transitória, solicitar o "De/Para" para a Nexxera.
De/Para: Representa o envio das informações De uma conta Para outra conta, geralmente a conta final ao qual são recebidos os pagamentos;

Sobre a Tela de Conciliação de Cartão

A respeito da tela de Conciliação disponível em:

Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação;

Tela de Conciliação de cartão.png

Observa-se as vendas recebidas nos arquivos, não necessariamente as vendas foram feitas através dos sistema A7Pharma.

É necessário então verificar a respeito da venda desejada, ela existe no sistema ? Possui Cartão a Receber ? Se possuir, por que não conciliou ?

Para que ocorra a conciliação de forma automática é necessário que tenha as seguintes informações semelhantes.

  • Parcela;
  • Unidade de Negocio;
  • Valor;
  • Data e Hora da Transação;
  • Data de Vencimento;

Dessa forma, caso uma dessas informações estejam divergentes, não irá conciliar, sendo necessário corrigir manualmente e conciliar manualmente.

Como Corrigir o Cartão a Receber Manualmente

A correção em sua maioria ocorre na Conferencia de Sessão de Caixa.

Financeiro ➙ Caixa ➙ Conferir;

Tela de Conferencia de Sessão de Caixa.png

  • Selecionamos as Sessões de Caixas desejadas.;
  • Clicar em Botão Conferir.png;
  • Teremos então as abas, Cartão e Conciliação de Cartão;

Sendo a aba Cartão, as vendas registradas em Cartão na Sessão de Caixa referente:

As operações com "Status Conciliação" "Não Conciliado", são as operações que não encontraram correspondência com as vendas recebidas nos arquivos.

Sendo a aba Conciliação de Cartão, as vendas recebidas em arquivo referentes ao período informado.

Nessa tela teremos então na parte inferior os cartões a receber próximos;

Cartão a receber.png

Ao lado direito é possível observar o sub-menu "Configuração" onde é possível aumentar as tolerâncias para a pesquisa da operação desejada.

Identificando a operação, e o que esta divergente em relação ao item do arquivo, temos o botão Botão Cartão a Receber.png e os sub-botões "Corrigir, Editar, Cancelar e Ver Ocorrências", para realizar a correção, basta clicar em "Corrigir" e inserir a correção necessária na parte inferior:

Correção de Cartão.png

Realizada a correção, será retornada para a tela da conferencia.

  • Com a operação já corrigida, basta clicar em Botão Conciliação.png

A operação irá passar do status "Conciliado : Não" para "Conciliado : Sim".

Vendas Pendentes ?

Outra Situação que pode ocorrer com facilidade é a ausência de informações de vendas nos arquivos, dessa forma, a venda fica pendente no sistema.

Para verificarmos as vendas pendentes de confirmação e baixa, seguiremos:

Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação;

Aba "Pendencias":

Tela de Pendencias.png

Ao acessarmos a tela, observamos as vendas que constam no sistema, possivelmente constam no Portal da Operadora, mas não vieram nos arquivos.

O que fazer nesse caso?

  • É possível reprocessar o arquivo da data posterior da venda, e acompanhar para verificar se a venda em questão conciliou. Para realizar o processo basta acessar; Financeiro ➙ Cartão ➙ Conciliação ➙ Conciliação, e acessar a aba Conciliações Selecionar o arquivo referente e clicar em Botão Reprocessar.png, após isso o arquivo será processado novamente.
  • Caso o problema persista é necessário acionar a Nexxera e encaminhar a ela as vendas pendentes no sistema, juntamente com as vendas no Portal da Operadora contendo o NSU. Para exportar de maneira fácil as vendas pendentes, na tela de Pendencias, clicar com o botão direito do mouse para utilizar a função "Gerar Relatório". Ferramenta-Gerar-Relatório.gif Após isso basta selecionar o ícone Botão Salvar.png e selecionar o diretório onde será salvo o relatório.

Contatos Nexxera

Equipe de Implantação Nexxera;

  • implantacao.cartoes@nexxera.com 
  • Telefone (48) 2106-5218

Suporte Nexxera:

  • suporte@nexxera.com 
  • (48) 2106-5656

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