A7Pharma:Como ajustar o Recebimento Físico de itens excedentes ou sem nota fiscal quando há Divergência de Itens no Recebimento Físico?
Problema / Pergunta
No processo atual de entrada de mercadorias quando existe uma divergência de recebimento pendente, se faz necessário “editar” a nota, incluindo, removendo ou alterando as quantidades dos itens para que a nota seja aceita. Caso não sejam realizados estes ajustes, o processo é bloqueado impedindo o avanço da conferência da nota.
Ambiente
A7Pharma
Solução / Resposta
Ao realizar a entrada de mercadorias caso seja encontrada alguma divergência, o sistema permite resolver as inconsistências apontadas pela conferência da nota quando houver quantidades excedentes ou sem nota fiscal para que seja possível realizar os ajustes fiscais de estorno e recebimento, de forma que o fluxo de correções e tomadas de decisões seja contínuo. Para isso, ao realizar a Conferência de Itens da Nota Fiscal, basta selecionar o item desejado e escolher uma das opções disponíveis no botão "Itens Excedentes":
- Aguardar Envio da Nota Fiscal: essa opção irá direcionar para a interface de "Confirmação do Pedido de Compra" onde deve ser informada uma condição de pagamento para gerar um novo pedido de compra. Após gerado, o item será direcionado para a a interface de "Controle de Itens Excedentes" e o pedido de compra será sinalizado na interface de Pedido de Compras com a origem "Controle Item Excedente".
- Separar Itens para Recolhimento: essa opção irá direcionar o item para a interface de "Controle de Itens Excedentes" onde será possível confirmar o recolhimento ou inventariar para adicionar o item ao estoque.
Em ambas as opções o item será inserido na grid "Itens Excedentes ou Sem Nota Fiscal". Quando selecionada a opção "Aguardar Envio da Nota Fiscal" o item será sinalizado com o tipo "Aguardando Nota Fiscal" e status "Pendente". Quando selecionada a opção "Separar Itens para Recolhimento" o item será sinalizado com o tipo "Separado para recolhimento" e status "Pendente".