Geral:Orientações de criação e configuração de VPS Oracle Cloud para usar o A7Pharma

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Problema / Pergunta

Diferente da LocaWeb a Oracle Cloud tem um maior número de configurações e por conta disso é necessário algumas instruções para evitar dificuldade na aquisição, configuração e disponibilização para execução dos scripts de configuração.

Ambiente

Oracle Cloud OCI

Solução / Resposta

  • Importante: Os primeiros passos consistem na criação de uma conta vinculada a um e-mail, bem como o upgrade para a versão PRO. Somente sendo uma conta PRO para conseguir criar uma VPS com os requisitos de hardwares necessários.

Até o momento não há custo para a conta PRO, os valores serão considerados assim que houver fluxo de dados na VPS criada com base no valor calculados dos requisitos selecionados.

O processo de migração de conta FREE para a PRO pode levar até 24 horas, antes disso não há necessidade de fazer quaisquer configurações.

Caso esteja interessado nos custos de obter uma Instância OCI, vide o hardware que atende conforme as orientações do passo 4 e monte um orçamento no OCI Calculator. Selecione o quadrado Compute VM.

  1. Criar a conta Oracle Cloud conforme as orientações do site ;
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    1. Após a criação da conta se aprovada será redirecionado ao painel central;
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    2. Faça o Uprade da conta conforme orientado anteriormente, utilize o link do painel.
      Imagedsddsdsdsdds.png
    3. Após a alteração a conta permanecerá avisando que está em andamento pelas próximas 24h :
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  2. Configuração de Rede;
    1. Criar o compartimento ou compartments
      1. Imageeee.png
      2. Imageggffg.png
      3. No campo nome utilize o padrão: código da rede _servidores_alpha7;
      4. No campo descrição utilize: Servidores Alpha7;
      5. O campo Parent Compartment será preenchido automaticamente;
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      6. A criação pode levar alguns segundos, aguardar e atualizar a página;
        * IMPORTANTE: Não é necessária a criação de mais de um compartment, se houver mais de uma VPS ambas irão utilizar o mesmo.
    2. Criação da VCN;
      1. Pesquise no menu:
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      2. Selecione no sub menu abaixo o compartimento ou compartment criado nos passos anteriores;
        Imageddsdsd.png
      3. Selecione o assistente de VCN ou Start VCN Wizard;
        Imageeeee.png
      4. Imagefgfgfgfg.png
      5. Alterar o menu Basic information ou Informações básicas;
        1. VCN name: vcn-XXXX-alpha7 (Utilize esse padrão alterando o XXXX pelo código de rede do cliente);
      6. Clique em Next ou próximo no final da página;
      7. Clique em Create ou Criar no final da página;
      8. Aguardar a criação:
        * IMPORTANTE: Não é necessária a criação de mais de uma VCN, se houver mais de uma VPS ambas irão utilizar a mesma VCN.
    3. Liberação das portas;
      1. No menu procure a Default Security List for vcn criada anteriormente
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      2. Clique em Add Ingress Rules;
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      3. Considerando as utilizações atuais leve em consideração as orientações abaixo quando servidor ESC/Loja:
        1. Servidor ESC (Sincronização)
          1. HTTPS - Clients A7Pharma/PDV 8443
          2. HTTP - Sincronização e serviços WEB 8080
        2. Servidor Loja
          1. HTTPS - Clients A7Pharma/PDV 8443
          2. HTTP - Serviços Web 8080
          3. SSH - Broker 22999
            • Liberar somente se tiverem o uso de SAT
    4. Criação de Instâncias;
      1. Utilize o menu novamente:
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      2. Clique em Create instance ou Criar instância;
        1. No campo Nome, utilize o padrão instance-XXXXX, troque o X pelo código de LOJA do cliente;
        2. Certifique-se que o compartment veio preenchido corretamente com o que foi criado nos passos anteriores;
        3. Nesse momento é necessário compreender o cenário da ou das VPS que serão subidas, levar em consideração a quantidade de estações que farão acesso, tamanho da base de dados e faturamento são fatores que demandam mais hardware.
          1. Abaixo há uma lista com 5 possíveis configurações de hardware das instâncias para atender as demandas de LOJAS:
            1. (Processador 2 OCPU, 8G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 200G) - Recomendado somente para lojas pequenas, são configurações mínimas;
            2. (Processador 2 OCPU, 16G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 200G) - Recomendado para lojas pequenas e médias;
            3. (Processador 3 OCPU, 16G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 200G) - Mínimo para lojas de grande movimento;
            4. (Processador 4 OCPU, 16G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 200G) - Recomendado para lojas de grande movimento;
            5. (Processador 6 OCPU, 32G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 200G) - Recomendado também para lojas de grande movimento;
          2. Agora a recomendação para servidores CENTRAIS sincronização;
            1. (Processador 2 OCPU, 16G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 200G) Recomendado somente para redes pequenas, são configurações mínimas;
            2. (Processador 4 OCPU, 16G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 300G) Recomendado para redes até 50 lojas.
            3. (Processador 6 OCPU, 32G RAM e Disco de acordo com o tamanho da base, min 800G) Recomendado para redes até 100 Lojas
        4. Veja o vídeo exemplo da criação de uma instância básica para loja. Criação Instância OCI exemplo.
          1. Informações adicionais do vídeo:
            1. No menu Posicionamento, Domínio de falha, foi selecionado o 1, mas se existir a necessidade de criar mais instâncias é interessante que cada uma tenha um domínio de falha diferente ou que sejam alternados. Pode ser deixado a cargo da Oracle (Padrão);
            2. Não esqueça de salvar as chaves ssh, sem elas os técnicos não conseguirão fazer o primeiro acesso para a configuração do servidor;
            3. Volume de inicialização (Disco), lembre de alterar para maior desempenho ou high performance;
            4. O processo de criação da instância pode levar alguns minutos;
            5. Após a criação a inicialização da mesma pode ser feita.
        5. Disponibilização da Instância ao suporte/implantação;
          1. Entrar em contato através dos canais oficiais;
          2. Disponibilizar as chaves baixadas no momento da criação das instância, se mais de uma, separa-las por pastas.
          3. Passar as informações de IP Local/Público:
            1. Imagesdsdffsd.png

Causa

Aquisição de servidor em cloud da oracle cloud

Ref: Restrito:Como Logar e preparar uma instância Oracle Cloud para receber o script de configuração CentOS?

Palavras-Chave

Migração, NUVEM, servidor, CLOUD


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