A7Pharma:Estorno da Devolução de Compra
Problema / Pergunta
Nesse KB terá todas as informações referentes ao estorno da devolução de compra.
E a devolução integral com ajuste no contas a pagar.
Ambiente
A7Pharma-Retaguarda
Solução / Resposta
O estorno da devolução de compra, tem como objetivo fazer a reposição da devolução, retornando o estoque dos itens que realizou a devolução.
Só poderá fazer estorno das notas que estiverem "Cancelada, Denegada e Inutilizada".
Para ter acesso a interface de Estorno da Devolução de Compra, siga os seguintes passos:
Permissão de Grupo de Usuário
Para ter acesso a essa nova opção é necessário habilitar a permissão de usuário, para isso siga os seguintes passos:
- Acessar o A7Pharma-Retaguarda;
- Vá até o menu Cadastro Básico > Usuário > Grupo de Usuário;
- Localize a permissão "Permitir Estorno de Devolução de Compra" e habilite a permissão.
Estorno da Devolução de Compra
- Acessar o A7Pharma-Retaguarda;
- Vá até o menu Compra > Devolução de Compra > Listagem de Devolução de Compra;
- Selecione a devolução que deseja estornar e clique no novo botão "Estornar Devolução";
- Se caso a nota da devolução não seja "Cancelada, Denegada e Inutilizada" aparecerá a seguinte mensagem:
- Caso a nota tenha credito de fornecedor sendo utilizado, também não conseguirá realizar o processo de estorno e aparecerá a seguinte mensagem: OBS: Para conseguir realizar o cancelamento do crédito será necessário ter permissão habilitada.
- Caso a nota esteja de acordo com os parâmetros, abrirá a seguinte interface:
- Nessa interface poderá visualizar os dados da devolução e o item que foi devolvido, insira o motivo do estorno e pressione "Ok";
- Aparecerá a interface de confirmação do estorno:
- Se clicar em "Sim" será realizado o estorno, se clicar em "Não" voltará para a interface de estorno;
- Após realizar o estorno, o status do registro mudará para "Estornado", ao selecionar o registro estornado e pressionar o botão "Detalhes", terá uma nova aba "Estorno", com os dados do estorno realizado.
Inclusão do botão "Consultas"
- Na mesma interface de Devolução de Compra, ao lado do botão de "Estornar Devolução", foi inserido o botão "Consultas";
- Ao selecionar o botão "Consultas" aparecerá as opções:
- "Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)" - onde abrirá a interface de nota fiscal;
- "Listar Crédito com Fornecedor " - onde abrirá a interface que mostrará os créditos do fornecedor.
Devolução Integral Ajustar o Contas a Pagar
Quando devolver todos os itens de uma nota, e o contas a pagar tiver como pendente, solicitar se deseja realizar o cancelamento do mesmo.
Para ter acesso a interface de Devolução do Contas a Pagar, siga os seguintes passos:
- Acessar o A7Pharma-Retaguarda;
- Vá até o menu Compra > Devolução de Compra > Listagem de Devolução de Compra;
- Clique no botão "Efetuar Devolução";
- Insira o fornecedor, motivo e a nota que deseja realizar a devolução e clique em "Próximo";
- Insira os itens que deseja realizar a devolução, e clique em "Próximo";
- Nessa interface mostrará o contas a pagar e a opção de realizar o cancelamento do contas a pagar;
- OBS: Só será possível realizar o cancelamento, se o contas a pagar estiver com o status de "Pendente", não pode estar cancelada, nem pagas ou agendadas, e nem unificadas.
- Caso não seja possível cancelar o contas a pagar, mostrará a seguinte mensagem:
- Após essa interface poderá seguir com o processo de devolução de compra normalmente, caso o contas a pagar seja cancelado, o status mudará de "Pendente" para "Cancelado";
OBS: Para ter acesso e verificar o contas a pagar, deverá ter a permissão de usuário para visualizar o contas a pagar.
Ao realizar o estorno da devolução de compras, vai ser ajustado o contas a pagar que foi cancelado por este processo.
Palavras-Chave
Estorno, Devolução, Compra, Contas, Pagar


