A7Pharma:Cadastro de Forma de Pagamento no A7Pharma

De Base de Conhecimento Alpha7
Esta página não tem nenhuma revisão aprovada.
Revisão de 08h54min de 15 de dezembro de 2025 por Natalia.siqueira (discussão | contribs)$7

Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

O cadastro de forma de pagamento é o processo de configuração, no sistema, dos meios utilizados para receber valores nas vendas, como dinheiro, cartão, crediário, entre outros. Esse cadastro é essencial para que o sistema reconheça corretamente como cada venda foi paga, permitindo o controle financeiro, fiscal e gerencial da farmácia.

Como funciona?

Cada forma de pagamento cadastrada fica disponível no momento da venda para seleção no caixa. Ao utilizá-la, o sistema identifica o tipo geral do recebimento, permitindo organizar as vendas e os valores recebidos por categoria. Esse cadastro funciona como uma base para os registros financeiros e para a correta utilização das modalidades de pagamento associadas.

O que acontece se eu não cadastrar, ou cadastrar errado?

Se a forma de pagamento não estiver cadastrada, algumas opções de recebimento podem não aparecer no momento da venda, limitando ou impedindo o registro correto do pagamento. Caso o cadastro seja feito de forma incorreta, as vendas podem ser classificadas de maneira errada, gerando inconsistências em relatórios, dificuldades no controle financeiro e divergências na análise dos recebimentos por tipo de pagamento.

Como configurar?

  1. No A7Pharma-Retaguarda, acesse o menu Cadastro Básico > PDV > Forma de Pagamento e clique em Incluir. Aqui, preencha os campos:
    • Status: Ativo ou Inativo.
    • Nome: Nome da Forma de Pagamento. Exemplo: Cartão, Dinheiro, etc.
    • Tipo: Tipo da Forma de Pagamento.
  2. Clicar em OK.

Relacionamento com outras funcionalidades do A7Pharma

Limitações

Tem que ter uma forma de pagamento dinheiro e ela tem q estar escrita desse jeito, senão o orçamento não abre

forma de pagamento é diferente de modalidade

Artigos relacionados

A7Pharma:Como incluir uma Forma de Pagamento do Tipo Dinheiro no A7Pharma?

A7Pharma:Como incluir uma Forma de Pagamento do Tipo Crediário no A7Pharma?

A7Pharma:Como incluir uma Forma de Pagamento do Tipo Cheque no A7Pharma?

A7Pharma:Como incluir uma Forma de Pagamento do Tipo PBM no A7Pharma?

A7Pharma:Como incluir uma Forma de Pagamento do Tipo Cartão no A7Pharma?

A7Pharma:Como incluir uma Forma de Pagamento do Tipo Vale-Compra no A7Pharma?

A7Pharma:Como corrigir o erro "Não existe uma forma de pagamento do tipo 'Fidelidade' no PDV"

A7Pharma:Por que uma venda que possui Forma de Pagamento Cartão não gerou Cartão a Receber?

A7Pharma:Como visualizar as Formas de Pagamento inativas no A7Pharma?

A7Pharma:Como visualizar as Formas de Pagamento ativas no A7Pharma?

A7Pharma:Como Editar uma Forma de Pagamento?

A7Pharma:Como Inativar uma Forma de Pagamento?

A7Pharma:Como Excluir uma Forma de Pagamento?

A7Pharma:Como Ativar uma Forma de Pagamento?

Palavras-Chave

Caixa, Pagamento, Venda, PDV, Cliente, Negócio, Farmácia, Drogaria, Escolha.


Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

0