A7Pharma:Nota de atualização - Projeto: Conversão de "Perfis" de tributação de acordo com a operação

De Base de Conhecimento Alpha7
Revisão de 09h32min de 16 de dezembro de 2025 por Douglas.abrantes (discussão | contribs)$7

(dif) ← Edição anterior | Revisão aprovada (dif) | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Ambiente

A7Pharma 3.98.0.0 (ou superior).

Finalidade e Cenário

O A7Pharma está em constante atualização para acompanhar o novo projeto de lei da reforma tributária, que introduz os novos impostos: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Para garantir a conformidade fiscal no A7Pharma, foi desenvolvida a ferramenta de "Conversão de Classificação Tributária". Essa ferramenta permite a substituição da tributação padrão do produto por uma específica, o que é útil, por exemplo, em operações de transferência, doação, exportação, entre outros.

Capacidades e Funcionalidades Implementadas

A Conversão de Classificação Tributária, acessível no menu Fiscal → Tributação → Conversão de Classificação Tributária, permite substituir a tributação padrão do cadastro do produto por uma específica. Neste menu, é possível cadastrar um mapeamento que indica o tipo de conversão e sua natureza de operação. Este recurso, quando bem utilizado, pode beneficiar o varejista com a aplicação de outras situações tributárias que podem garantir imunidade ou redução de impostos em operações específicas.

O tipo de conversão tributária é classificado pelos impostos, cabendo ao cliente identificar se a conversão será para CBS/IBS ou IS. Após definir o tipo de imposto, é possível escolher a “Classificação Tributária a Converter”. O sistema exibe apenas as classificações compatíveis com o tipo de imposto selecionado. Com as conversões configuradas, o processamento de emissão da nota fiscal é alterado, passando a aplicar as regras da conversão tributária quando identificada a natureza da operação.

Benefícios para a Farmácia

Com a implementação da Conversão de Classificação Tributária, as farmácias podem desfrutar dos seguintes benefícios:

  • Agilidade no Processamento: Automatiza a aplicação das regras de conversão durante a emissão da nota fiscal, reduzindo a necessidade de intervenção manual e a chance de erros fiscais;
  • Otimização Fiscal: Permite aplicar outras classificações tributárias para operações específicas a partir de um mapeamento.

Conclusão

A ferramenta de Conversão de Classificação Tributária é essencial para a adequação do A7Pharma à nova reforma. Ela assegura a conformidade fiscal ao permitir a aplicação automática de classificações tributárias específicas por tipo de operação.

Palavras-Chave

Perfil Tributário, Classificação Tributária, Reforma Tributária, Fiscal


Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

0