A7Pharma:Como ajustar o Recebimento Físico de itens excedentes ou sem nota fiscal quando há Divergência de Itens no Recebimento Físico?
Problema / Pergunta
No processo atual de entrada de mercadorias quando existe uma divergência de recebimento pendente, se faz necessário “editar” a nota, incluindo, removendo ou alterando as quantidades dos itens para que a nota seja aceita. Caso não sejam realizados estes ajustes, o processo é bloqueado impedindo o avanço da conferência da nota.
Ambiente
A7Pharma
Solução / Resposta
Ao realizar a entrada de mercadorias caso seja encontrada alguma divergência, o sistema permite resolver as inconsistências apontadas pela conferência da nota quando houver quantidades excedentes ou sem nota fiscal para que seja possível realizar os ajustes fiscais de estorno e recebimento, de forma que o fluxo de correções e tomadas de decisões seja contínuo. Para isso, ao realizar a Conferência de Itens da Nota Fiscal, basta selecionar o item desejado e escolher uma das opções disponíveis no botão "Itens Excedentes":
- Aguardar Envio da Nota Fiscal: essa opção irá direcionar para a interface de "Confirmação do Pedido de Compra" onde deve ser informada uma condição de pagamento para gerar um novo pedido de compra. Após, o item será exibido na interface de "Controle de Itens Excedentes" e o pedido de compra será sinalizado na interface de Pedido de Compras com o status "Confirmado" e origem "Controle Item Excedente".
- Separar Itens para Recolhimento: essa opção irá direcionar o item para a interface de "Controle de Itens Excedentes" onde será possível confirmar o recolhimento, caso o fornecedor realizar a retirada dos itens da loja, ou inventariar para adicionar o item ao estoque atual.
A primeira ação a ser tomada na interface de "Controle de Itens Excedentes" é realizar o correção do recebimento físico através do botão "Estornar Rec. Físico". Porém, essa operação será permitida somente na mesma Unidade de Negócio onde ocorreu o recebimento físico da nota fiscal de entrada.
Após realizada a correção do recebimento físico será possível "Confirmar Recolhimento" ou "Atualizar Estoque" do item conforme necessário. Ao selecionar a opção "Confirmar Recolhimento" significa que o fornecedor fez a retirada dos itens da loja e o status dos itens do tipo "Separados para recolhimento" são alterados para "Recebido/Recolhido". Ao selecionar a opção "Atualizar Estoque" a quantidade excedente é adicionada ao estoque atual e caso tenha algum pedido de compra gerado, o mesmo será cancelado e não será possível realizar seu vinculo no recebimento físico. Nessa opção, todos os itens da nota com status "Aguardando Fornecedor" serão afetados. Ao realizar o recebimento físico da nota fiscal de entrada do pedido de compra gerado dos itens do tipo "Aguardando Nota Fiscal" o status é alterado para "Recebido/Recolhido".
Definição do status dos itens na interface de "Controle de Itens Excedentes":
- Pendente: está aguardando o correção do recebimento físico através do botão "Estornar Rec. Físico";
- Aguardando Fornecedor: status após realizar a correção do recebimento físico, onde será definida a ação a ser tomada (receber pedido de compra, recolher ou inventariar);
- Recebido/ Recolhido: nota fiscal de entrada do pedido de compra já recebido para itens do tipo “ Aguardando Nota Fiscal” e recolhido para o tipo “Separado para recolhimento” onde o fornecedor fez a retirada dos itens da loja;
- Inventariado: são os itens do tipo “Separado para recolhimento” onde o fornecedor não fez a retirada e a loja decidiu integrar como parte do seu estoque.
Causa
Falta de agilidade na entrada de notas quando ocorrerem inconsistências no recebimento físico.
Palavras-Chave
Compra, Recebimento Físico, Divergência, Itens, Nota de Entrada, Estorno, Recebimento