A7Pharma:Boas práticas para garantir que a sincronização não pare por conflito de operações/dados.

De Base de Conhecimento Alpha7
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Problema / Pergunta

Boas práticas de uso do sistema para evitar problemas que causem a parada de sincronização.

Ambiente

A7Pharma

Solução / Resposta

  1. É importante clarificar algumas informações antes de inciarmos as recomendações mais casuais.
    • O modelo de base de dados que o A7Pharma utiliza hoje é o de replicação, sendo assim os dados são replicados ao central ESC/SINC e enviados para as demais lojas se houver.
    • Com base na informação acima, entende-se que se um usuário alterar o status de uma entrega por exemplo, essa alteração será enviada ao central que fará a mesma operação através do mecanismo de sincronização e enviará a mesma operação para as demais lojas para que esse mesmo processo siga por la da mesma forma.
    • Essa forma de trabalho/modelagem de dados possibilita infinitas formas de ver/editar/incluir/excluir dados sejam de venda, estoque, contas a pagar e afins de outras filiais.
    • Por esses motivos é imprescindível a centralização de determinadas operações para garantir o bom funcionamento desse mecanismo, centralizar onde os cadastros, permissões, conferências, notas, caixas e afins bem como determinadas manipulações de transferências/pedidos/encomendas serão realizadas.
    • Importante: Nunca tente "ajudar" a sincronização, se a operação que foi realizada não foi replicada, sempre entre em contato com o suporte, nunca refaça a operação e muito menos em uma outra unidade de negócio.
  2. Situações comuns que devem ser evidenciadas:
    1. Depósito de sangria;
      1. O depósito no sistema deve ser feito aonde o dinheiro está sendo de fato depositado. A falha por esse motivo acontecem de duas formas mais comuns, sendo 2 usuários depositando a mesma sangria um na Loja e outro no ESC, ou o mesmo usuário fazendo as operações em duplicidade enquanto a sincronização já está parada. Fazer a operação 2 vezes não tem sentido uma vez que o dinheiro foi depositado uma única vez.
    2. Permissão de usuário;
      1. Garanta que há uma pessoa especifica que dê as permissões, uma vez que a permissão foi dada, aguarde sincronizar. No destino/usuário a qual foi destinada, faça logout/login para validar as alterações. Podem ter permissões mais complexas que dependem desse processo. Nunca dê as permissões em mais de uma unidade de negócio. Acompanhe sempre o monitor de sincronização e em caso de dúvidas acione o suporte.
    3. Alteração de preço por unidade de negócio;
      1. Novamente, mantenha uma pessoa como centralizador para operações gerenciais. O preço por unidade pode ser feito de qualquer unidade, mas o erro mais comum entre os usuários por falta de comunicação é alterarem no CENTRAL/ESC não aguardam a sincronização enviar ou caso esteja parada por outro motivo, não espera chegar a operação do ESC e alteram na loja também, bem como há casos de alterarem na Loja 01 o preço para a Loja 03 e nesse meio tempo pode ter sido alterada no ESC e por ai vai. Mantenha sempre a comunicação e a centralização de quem vai realizar a precificação por unidade.
    4. Manipulação de NF-e em unidade que não é da NF-e (Entrada e saída);
      1. Aqui aplicam os 2 casos, notas de entrada de mercadoria e emissão de notas. É recomendado alterações emissão/conferência de itens/dados/informações somente na unidade a qual a NF-e pertence. Caso o processo tenha que ser descentralizado a comunicação deve ocorrer com a Loja, informando que farão alterações no documento a fim de evitar mais de 1 usuário alterando dados.
    5. Pedido de transferência;
      1. São mais raros, mas pode acontecer de um pedido de transferência ter sido feito por engano e no central ser excluído, porém ao mesmo tempo ser recebido no destino. Sempre que necessário a exclusão de operações, alertar/comunicar o destino antes.
    6. Manipulação de orçamentos/encomendas/entregas;
      1. É recomendado a manipulação desses itens somente na unidade a qual pertencem, entende-se pela regra de negócios que o ESC/CENTRAL não tem no que interferir em operações de venda da loja, porém se necessário devem se comunicar a fim de evitar alterações de status ou operações indesejadas.
    7. Desligamento incorreto do servidor;
      1. Um desligamento incorreto (puxar da tomada/queda de energia/resetar/segurar o botão de desligar) é uma ação catastrófica para o servidor uma vez que isso causa perda de dados, os dados que estavam sendo salvos no momento do desligamento não conseguem finalizar a operação e por fim podem danificar a base de dados causando a parada de sincronização.
        • É previsto em contrato á utilização de Nobreak (para quedas de energia). O dispositivo deixa o servidor ligado por tempo suficiente de irem até o mesmo e desligar corretamente, ou em picos de força mais rápidos não deixar o mesmo desligar.
    8. Falha por hardware;
      1. Os casos mais comuns são causados por falhas de disco/hd/ssd ou memória RAM, uma vez que estão diretamente ligados a escrita/manipulação de dados, peças com defeito geram diversos problemas e anomalias na base a ponto de corromper/duplicar/faltar dados e ocasionado a parada da sincronização.
    9. Cadastro de Produto/Fabricante/Fornecedor/Pessoa: Realizar o cadastro de um ou mais item em uma unidade e realizar o mesmo cadastro dos mesmos itens em outras unidades ficando a edição duplicada do cadastro.

Causa

Operações efetuadas em duplicidade/Falta de manutenção em servidores/Falta de conhecimento

Palavras-Chave

duplicados, sincronização, sinc


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