A7Pharma:CFOP - O que é e como funciona no A7Pharma?

De Base de Conhecimento Alpha7
Ir para: navegação, pesquisa

Problema / Pergunta

CFOP - O que é e como funciona no A7Pharma?

Ambiente

  • A7Pharma (Todas as versões)

Solução / Resposta

O que é ?

  • A Sigla CFOP significa Código Fiscal de Operação.

Para que serve o CFOP?

  • O CFOP é parte do Processo que define a Operação do Documento Fiscal.

Composição do CFOP:

Atualmente o CFOP é Composto por 4 Digítos. (Não está listado todos tipos de Operação pela enorme quantia, listado apenas os mais recorrentes no sistema).

Primeiro Digíto: identifica a Origem da Operação ( X 0 0 0 ).
Valor Origem Operação Ocorrência
1 Trata-se de um Documento Fiscal de entrada de Operação Interna (Operação dentro do próprio Estado). Frequente.
2 Trata-se de um Documento Fiscal de entrada de Operação Interestadual (Operação que envolve dois estados). Frequente.
3 Trata-se de um Documento Fiscal de entrada de Operação do Exterior (Operação de Importação). Baixa.
5 Trata-se de um Documento Fiscal de Saída de Operação Interna (Operação dentro do próprio Estado). Frequente.
6 Trata-se de um Documento Fiscal de Saída de Operação Interestadual (Operação que envolve dois estados). Frequente.
7 Trata-se de um Documento Fiscal de Saída de Operação de Exterior (Operação de Exportação). Baixa.
Segundo Dígito: identifica o Grupo da Operação ( 0 X 0 0 ).
Valor Grupo da Operação Ocorrência
1 Majoritariamente de Compras. Frequente.
1.5 Caso o valor do segundo dígito seja "1" e do terceiro seja "5", o Grupo da Operação passa a ser de Transferência. Baixa Frequência.
2 Devolução ou de Anulação de Valor Relativo. Frequente.
2.5 Caso o valor do segundo dígito seja "2" e do terceiro seja "5", o Grupo da Operação passa a ser de Compra de Energia Elétrica. Baixa Frequência.
3 Aquisição de Serviço de Comunição. Baixa.
3.5 Caso o valor do segundo dígito seja "3" e do terceiro seja "5", o Grupo da Operação passa a ser de Aquisição de Serviço de Transporte. Baixa Frequência.
4 Entradas de Mercadorias Sujeitas a Substituição Tributária (Compras, Devoluções, Transferências e Retorno). Frequente.
4.5 Caso o valor do segundo dígito seja "4" e do terceiro seja "5", o Grupo da Operação passa a ser de Sistemas de Integração. Não há.
5 Entrada de Mercadorias com Fim Específico e Eventuais Devoluções. Frequente.
5.5 Caso o valor do segundo dígito seja "5" e do terceiro seja "5", o Grupo da Operação passa a ser de Operações de Bem Ativo (Compra, Transferência, Devolução, Retorno e Entrada). Não há.
6 Recebimento, por transferência, de crédito de ICMS. Frequente.
6.5 Caso o valor do segundo dígito seja "6" e do terceiro seja "5", o Grupo da Operação passa a ser de ENTRADAS DE COMBUSTÍVEIS, DERIVADOS OU NÃO DE PETRÓLEO, E LUBRIFICANTES. Não há.
9 Outras Entradas De Mercadorias ou Aquisições De Serviços Baixa Frequência.
Terceiro e Quarto Digíto: identificam o tipo da Operação( 0 0 X X ).
Valores Tipo de Operação Observações
01 Operação majoritamente oriunda da Industria ou Produtor Rural. Frequente aparição no Sistema com 5401, "5" Saída dentro do mesmo Estado, "4", sujeita à substituição tributária e "01" oriundo da Industria
02 Operação majoritamente oriunda do Comerciante. Frequente aparição no Sistema com 6102 e 5102, "6" Saída Interestadual e "5" dentro do mesmo Estado, "1" venda adquirida ou recebida (Compra), "02" oriundo de Terceiros (Comércio).
03 Operação Específica, referencia a Origem e o Grupo da Operação. Frequente aparição no Sistema com 5403, "5" Saída dentro do mesmo Estado, "4" sujeita à substituição tributária e "03" venda adquirida ou recebida (Compra) na condição de contribuente substituído.
05 Operação Específica, referencia a Origem e o Grupo da Operação. CFOP de mais Frequente aparição no Sistema com 5405, "5" Saída dentro do mesmo Estado, "4" sujeita à substituição tributária e "03" venda adquirida ou recebida (Compra) sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído.
10 Operação Específica, referencia a Origem e o Grupo da Operação. Frequente aparição no Sistema com 5910, "5" Saída dentro do mesmo Estado, "9" define entrada de Outras Mercadorias e Serviços, junto ao "10" classifica operação de remessa em bonificação, doação ou brinde.

Como funciona no A7Pharma?

  • CFOP é muito recorrente no A7Pharma quando estamos lidando com Itens de Nota Fiscal, uma Nota Fiscal pode ter vários CFOPs diferentes, contando que respeitem que o primeiro dígito (referente à Origem) não pode mudar dentro de uma mesma Nota. Exemplo: Pode haver uma nota com itens de CFOP 5101 e 5102, pois respeita o primeiro dígito, mas não poderia existir uma nota com 6102 e 5102.
  • CFOP é um registro muito importante dentro do Processo Fiscal, que garante a aplicação correta de conversões, tratativas Fiscais e compreensão da Origem de Natureza do Documento Fiscal.

Disponível em:

  • Fiscal > Tributação > CFOP.

Palavras-Chave

Contabilidade, Escrituração Fiscal, Informações

Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

0