A7Pharma:Como funciona a Integração do sistema com o IFood

De Base de Conhecimento Alpha7
Ir para: navegação, pesquisa

Problema / Pergunta

Como funciona a Integração do sistema com o IFood ?

Ambiente

° Base de conhecimento;

Solução / Resposta

Treinamento em vídeo de iFood        

Para enviar os produtos para o iFood, siga estes passos:

Para enviar os produtos para o iFood, siga estes passos:

  1. Acessar o A7Pharma-Retaguarda;
  2. Acessar o menu Ferramentas - Alteração em Massa - Produto;
  3. Clicar em Atualizar.;
  4. Selecionar os produtos que deseja enviar ao aplicativo;
  5. Clicar em Editar Selecionados;
  6. Clicar na aba Classificações;
  7. No campo Operação, selecionar a opção Adicionar;
  8. Clicar em Incluir;
  9. Selecionar a Classificação iFood;
  10. Clicar em OK;
  11. Clicar em OK novamente.
    Este procedimento realizado acima irá adicionar a classificação IFOOD aos produtos. É por meio desta classificação que os itens irão subir ao aplicativo, caso não seja vinculada essa classificação IFOOD os itens não irão subir ao aplicativo;
    Os itens também só irão aparecer para o consumidor online no aplicativo se tiverem com seu estoque positivo. Itens que estiverem com Estoque Zerados ou Negativos ficarão registrados somente na base de dados e não irão aparecer para o consumidor. Caso haja movimentação por recebimento físico ou Inventário Personalizado que o estoque fique positivo novamente o produto volta a aparecer para o consumidor online, pois o sistema guarda e envia ao aplicativo quanto você possui em estoque para as embalagens que você vinculou a classificação IFOOD, então se você possui 3 fisicamente lá no site do IFOOD aparecerão 3 unidades disponíveis para compra para o seu consumidor online. Se porventura você realizar a venda destas 3 unidades fisicamente na loja, o produto não aparecerá mais online pois ele marcou que o estoque equivale a 0 (zero).

Os itens são enviados com o preço de venda do item por padrão. Caso você queira enviar os itens com desconto para o consumidor online, siga estes passos:

1. Vá no menu VENDA -> CADASTROS -> CADERNO DE OFERTA -> selecione o caderno de oferta com o nome "IFOOD" e clique em EDITAR;

2. Vá na aba ITENS -> clique em INCLUIR -> INCLUIR ÚNICO -> bipe a embalagem, e no campo "PREÇO OFERTA" você vai vincular o preço que quer dar para o item no aplicativo.
º Este procedimento realizado acima irá enviar o preço informado ao item para o aplicativo. Vale ressaltar que o preço enviado deve ser menor que o preço de venda. 
Exemplo: O preço de venda desse item na unidade é de R$15,00 reais. Você pode enviar ao aplicativo qualquer preço menor que R$ 15,00 reais (de R$0,01 até R$14,99), 
preços acima de R$ 15,00 reais não serão enviados (R$ 15,01 reais para cima) pois o sistema considera que este valor é maior que o preço de venda da unidade;
º Este procedimento também não influencia nos preços da unidade, somente no preço do item que vai ao aplicativo;
º Os tipos de desconto disponíveis são "PREÇO" (como foi exemplificado acima) , "%DESCONTO" e que é a porcentagem de desconto em cima do preço em cheio (15 % de R$15,00 por exemplo) "%Markup (sobre preço referencialcusto ou custo médio) , se houver algum item com configuração de Tipo oferta como "Desconto por Quantidade", "Leve Pague" o iFood não reconhece estes tipos de oferta e registra ao consumidor online o Preço de venda configurado no Cadastro Básico do item.

Assim que o consumidor online realizar uma compra pelo Site Mercado, será gerado um orçamento de forma automática na cor da legenda verde água e com a Forma de Pagamento IFOOD. O procedimento

que os colaboradores da unidade deverão fazer é:

1. Vá em VENDA -> ORÇAMENTO -> EFETUAR ORÇAMENTO -> ABRIR (os orçamentos na cor verde água são vendas que estão vindo do aplicativo, vocês deverão clicar no orçamento para  verificar qual item está sendo consumido e deverão ser enviados;

2. No PDV vocês irão clicar em ABRIR ORÇAMENTO e selecionarão o orçamento do IFOOD;

3. Vocês deverão finalizar a venda com a Forma de Pagamento IFOOD e selecionar a opção AUTORIZAÇÃO EXTERNA (pois esta forma de pagamento possui o tipo cartão para evitar divergências de quebra de caixa).

4. Após finalizar a venda, deverá ser clicado no botão de ENTREGAS. Selecione o botão "F1 Envio de Entrega" -> selecionar esta entrega e "F1 Enviar" .

5.  Após isso, na tela das entregas, selecione a segunda opção "F2 Finalização de Remessas" -> selecione a opção "F1 Finalizar Entrega" -> se a venda foi finalizada em cartão é só clicar em  "OK",  caso o consumidor online informe que vá pagar em dinheiro na entrega, selecione a opção "Trocar Pagamento" e vincule o pagamento como dinheiro -> "OK" -> "OK".

Palavras-Chave

Ifood, Integração IFood, Treinamento IFood, Descontos IFood, Carga de Envio IFood


Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

6