A7Pharma:Instruções para o Cliente: Uso do Servidor de Backup

De Base de Conhecimento Alpha7
Ir para: navegação, pesquisa

Servidor de Backup

O servidor de backup é uma solução essencial para garantir a segurança e a continuidade das informações do sistema. Ele pode ser implementado de duas formas: em um servidor físico ou na nuvem (cloud).

Ambiente

A7pharma

Solução / Resposta

1. Como Funciona o Servidor de Backup

O servidor de backup é configurado para operar de maneira contínua, garantindo que nosso sistema esteja sempre em funcionamento. Ele deve permanecer ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir a sincronização constante com as lojas, recebendo cópias atualizadas de todas as informações do sistema.

Para que essa sincronização ocorra sem problemas, é essencial que o servidor de backup esteja sempre ligado e com conexão à internet. A conexão estável garante que os dados sejam constantemente atualizados e que a substituição do servidor principal ocorra sem falhas.

Caso o servidor principal da loja apresente falhas críticas e precise ser substituído, o servidor de backup não assume automaticamente a operação. O cliente deve nos avisar para que possamos realizar a configuração necessária e fazer a transição para o servidor de backup. Esse processo de substituição costuma levar entre 40 minutos e 1:30 hora, garantindo que a operação da loja seja mantida sem grandes interrupções.


2. Diferenças entre Servidor Físico e Servidor em Nuvem

A principal diferença entre um servidor de backup físico e um servidor em nuvem está na forma de recuperação do sistema:

  • Servidor Físico: Caso o servidor de backup esteja em um local físico, o cliente precisará se deslocar até a loja afetada com esse servidor. Ao chegar ao local, nossa equipe realizará os ajustes necessários para que o servidor de backup assuma a função do servidor original que falhou.
  • Servidor em Nuvem (Cloud): No caso de um backup em nuvem, assim que realizamos os ajustes necessários no servidor cloud, basta substituir o certificado do sistema nas máquinas e apontá-las para o novo servidor, agilizando o processo de recuperação.


3. Reconfiguração do Servidor de Backup

É importante lembrar que, uma vez que o servidor de backup foi utilizado para substituir um servidor que falhou, é necessário reconfigurá-lo. Caso tenha sido utilizado um servidor físico, basta reparar o servidor original e reconfigurá-lo como backup novamente. Se o servidor original não puder ser recuperado, é necessária a aquisição de um novo servidor para assumir essa função.

Com essa estrutura de backup, garantimos a continuidade das operações e a segurança das informações das lojas, minimizando o impacto de eventuais falhas no sistema.


4. IMPORTANTE:

  • Servidores de Backup são configurados exclusivamente para servidores do tipo LOJA. Para lojas que atualmente são únicas, é necessário realizar uma análise prévia. Nesse caso, solicite à equipe de suporte a abertura de um chamado com a especialidade de servidores.
  • Servidores de Backup não podem ser configurados para substituir servidores do tipo Central/Escritório.
  • Este procedimento é cobrado. Os valores podem ser consultados com a equipe de suporte ou com o setor financeiro da Alpha7.
  • A substituição do servidor com problemas não ocorre automaticamente. O cliente deve acionar a área de suporte para que a configuração do servidor de backup seja realizada.
  • Recomendamos que o servidor de backup seja um servidor em nuvem, pois dessa forma não é necessário que cada loja (em caso de rede) possua um servidor de backup. Além disso, há a vantagem da segurança das informações e integridade do hardware.
  • Provedores de nuvem que recomendamos: AWS (Amazon) e Oracle.
  • Caso o cliente opte por um servidor físico em vez de uma solução em nuvem, antes de adquirir o servidor, é essencial consultar o suporte para verificar os requisitos mínimos. Isso garantirá que a solução escolhida seja adequada e atenda corretamente às necessidades da loja.
  • A Alpha7 não possui vínculo com as empresas recomendadas, e não se responsabiliza pela contratação ou pelos serviços prestados por elas.


5. Como contratar nossos serviços

Se você deseja contratar nossos serviços, entre em contato com nosso suporte através dos canais oficiais:

Palavras-Chave

Backup, Servidor Backup


Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

1