Geral:Como Funciona as Integrações de E-Commerce/Aplicativos no Geral?
Problema / Pergunta
Como Funciona as Integrações de E-Commerce/Aplicativos no Geral?
Ambiente
A7Pharma > 3.x
Solução / Resposta
Para todas as integrações que possuímos, independente do tipo, a funcionalidade básica é a mesma, sendo:
Subida de produtos:
- Sistema irá identificar os produtos dos quais deverá estar enviando para a integração com base em uma classificação do qual será criada no processo de configuração da mesma, realizada pelo suporte (Essa classificação geralmente tem o mesmo nome da integração ou tem o nome de e-commerce caso queira centralizar tudo).
- Caso queira adicionar o produto na plataforma é preciso que ele tenha essa classificação, para isso:
- Para inserir a classificação no produto, acesse Cadastro Básico > Produto > Produto;
- Clique no botão Atualizar para carregar os produtos da loja (Pode utilizar os filtros para facilitar a busca);
- Selecione o produto desejado e clique no botão Editar
- Clique no botão Incluir, selecione a classificação da integração e clique em OK
- Clicar em OK novamente.
Outra forma de realizar esse procedimento seria pela tela de Alteração em Massa que pode ser visto no KB: A7Pharma:Como alterar em massa a Classificação de Produtos?
Obs: No caso dos e-commerce os produtos são enviados com status inativos para a plataforma, sendo de responsabilidade da loja a inclusão de imagens e ativação dos mesmos.
Subida de Preços e Ofertas:
- Por padrão o sistema irá enviar o preço de venda do produto, localizado no cadastro do produto, dentro da embalagem.
- Em relação as ofertas ele irá identificar as mesmas dentro do caderno de ofertas que será criado durante o processo de configuração da integração. Cliente irá ter que incluir os produtos ou classificação do qual deseja aplicar uma regra de oferta.
- Atualmente no sistema é possível definir um caderno de ofertas específico para a integração enviar as ofertas, porém também é possível configurar para que seja enviado a melhora oferta não especificando um caderno de ofertas. (Não é possível vincular 2 caderno de ofertas ou mais, apenas é possível vincular um ou enviar a melhor oferta).
Observação: Quanto aos tipos de ofertas, apenas três não são validos para nenhuma das integrações que possuímos, sendo:
- Desc por QTD
- Leve e pague
- Combo
Captação de Pedidos:
- Sistema irá constantemente realizar requisições para as integrações, solicitando pedidos com base em um status/condição, se nessa requisição ele obter uma resposta da aplicação terceira com os dados do pedido dentro da condição configurada ele irá a partir desses dados realizar os seguintes processos:
- Cadastrar a Pessoa
- Cadastrar o Cliente
- Criar o orçamento
- Dados da entrega
- Produtos
- Descontos
Crediário:
- Durante a integração é realizado o cadastro de um crediário do qual será associado a integração, assim sempre que o sistema cadastrar uma pessoa também irá vincular como cliente nesse crediário, o mesmo deve ser utilizado a critério do cliente para poder filtrar e controlar os clientes vindos da integração, assim como poder retirar relatórios a partir do mesmo.
Observação: O mesmo não irá funcionar como um convênio, tendo em vista que é cadastrado com o saldo para clientes zerados, por isso não é recomendado alterar ele.
Finalização da Venda:
- Após o pedido ser integrado e o orçamento for cadastrado, ele irá ser visível na listagem de orçamentos, destacado pela coloração AZUL que se refere a E-commerce;
- Quanto ao tipo do PDV do qual o pedido deverá ser finalizado, irá depender do tipo da integração, sendo ela de E-commerce/Marketplaces, será necessário finalizar em PDV-NFe. Já os pedidos vindos de aplicativos poderão ser finalizados em PDV-Sat ou PDV-Nfce.
Observação: Essa necessidade baseada no tipo de integração existe devido aos pedidos de E-commerce/Marketplaces normalmente terem a sua entrega realizada por transportadoras, assim como entregas interestaduais, tendo a necessidade de possuir uma Nota Fiscal como documento. Já os aplicativos as entregas são realizadas pela própria loja e normalmente entregas municipais, tendo apenas a necessidade de um Cupom Fiscal/Cupom de entrega.
Envio/Finalização de Remessa de Entrega:
- Quanto ao processo de entrega irá depender do tipo de integração, pois no sistema os pedidos são integrados com dois tipo de entrega. Sendo:
- Loja
- Terceiro
Loja: Sistema irá criar orçamento/entrega tendo a possibilidade de realizar o envio/finalização de remessa
Terceiro: Sistema irá integrar o pedido, criando o orçamento/entrega, porém não será disparado para a tela de envio de remessa, dado que a mesma não será realizado pela própria loja.
Tipo definido para cada integração:
- Ifood: Loja;
- Farmacias APP: Loja;
- MedMobile: Loja;
- Integração Base Externa: Loja/Terceiro (Depende do tipo de aplicação que o cliente utilizará);
- MyPharma: Loja/Terceiro (Depende do tipo de aplicação que o cliente utilizará);
- Tray: Terceiro;
- Vannon: Terceiro;
- Magento2: Terceiro.
Causa
Dúvidas referente a como funciona as integrações no Sistema A7Pharma
Palavras-Chave
E-commerce, Aplicativos, Funcioamento, iFood, Mypharma, Vannon, Magento, Rappi, Famarcias app, Tray, E-delivery, Base Externa, Medmobile, Med Mobile, Caderno de ofertas, Desconto, Oferta, Vincular, Produto, Integração.