Geral:Como Funciona as Integrações de E-Commerce/Aplicativos no Geral?

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Problema / Pergunta

Como Funciona as Integrações de E-Commerce/Aplicativos no Geral?

Ambiente

A7Pharma > 3.x

Solução / Resposta

Para todas as integrações que possuímos, independente do tipo, a funcionalidade básica é a mesma, sendo:

Subida de produtos:

  • Sistema irá identificar os produtos dos quais deverá estar enviando para a integração com base em uma classificação do qual será criada no processo de configuração da mesma, realizada pelo suporte (Essa classificação geralmente tem o mesmo nome da integração ou tem o nome de e-commerce caso queira centralizar tudo).
  • Caso queira adicionar o produto na plataforma é preciso que ele tenha essa classificação, para isso:
  1. Para inserir a classificação no produto, acesse Cadastro Básico > Produto > Produto;
  2. Clique no botão Atualizar para carregar os produtos da loja (Pode utilizar os filtros para facilitar a busca);
  3. Selecione o produto desejado e clique no botão Editar
  4. Clique no botão Incluir, selecione a classificação da integração e clique em OK
  5. Clicar em OK novamente.

Outra forma de realizar esse procedimento seria pela tela de Alteração em Massa que pode ser visto no KB: A7Pharma:Como alterar em massa a Classificação de Produtos?

Obs: No caso dos e-commerce os produtos são enviados com status inativos para a plataforma, sendo de responsabilidade da loja a inclusão de imagens e ativação dos mesmos.

Subida de Preços e Ofertas:

  • Por padrão o sistema irá enviar o preço de venda do produto, localizado no cadastro do produto, dentro da embalagem.
  • Em relação as ofertas ele irá identificar as mesmas dentro do caderno de ofertas que será criado durante o processo de configuração da integração. Cliente irá ter que incluir os produtos ou classificação do qual deseja aplicar uma regra de oferta.
  • Atualmente no sistema é possível definir um caderno de ofertas específico para a integração enviar as ofertas, porém também é possível configurar para que seja enviado a melhora oferta não especificando um caderno de ofertas. (Não é possível vincular 2 caderno de ofertas ou mais, apenas é possível vincular um ou enviar a melhor oferta).

Observação: Quanto aos tipos de ofertas, apenas três não são validos para nenhuma das integrações que possuímos, sendo:

  1. Desc por QTD
  2. Leve e pague
  3. Combo

Captação de Pedidos:

  • Sistema irá constantemente realizar requisições para as integrações, solicitando pedidos com base em um status/condição, se nessa requisição ele obter uma resposta da aplicação terceira com os dados do pedido dentro da condição configurada ele irá a partir desses dados realizar os seguintes processos:
  1. Cadastrar a Pessoa
  2. Cadastrar o Cliente
  3. Criar o orçamento
    1. Dados da entrega
    2. Produtos
    3. Descontos

Crediário:

  • Durante a integração é realizado o cadastro de um crediário do qual será associado a integração, assim sempre que o sistema cadastrar uma pessoa também irá vincular como cliente nesse crediário, o mesmo deve ser utilizado a critério do cliente para poder filtrar e controlar os clientes vindos da integração, assim como poder retirar relatórios a partir do mesmo.

Observação: O mesmo não irá funcionar como um convênio, tendo em vista que é cadastrado com o saldo para clientes zerados, por isso não é recomendado alterar ele.

Finalização da Venda:

  • Após o pedido ser integrado e o orçamento for cadastrado, ele irá ser visível na listagem de orçamentos, destacado pela coloração AZUL que se refere a E-commerce;
  • Quanto ao tipo do PDV do qual o pedido deverá ser finalizado, irá depender do tipo da integração, sendo ela de E-commerce/Marketplaces, será necessário finalizar em PDV-NFe. Já os pedidos vindos de aplicativos poderão ser finalizados em PDV-Sat ou PDV-Nfce.

Observação: Essa necessidade baseada no tipo de integração existe devido aos pedidos de E-commerce/Marketplaces normalmente terem a sua entrega realizada por transportadoras, assim como entregas interestaduais, tendo a necessidade de possuir uma Nota Fiscal como documento. Já os aplicativos as entregas são realizadas pela própria loja e normalmente entregas municipais, tendo apenas a necessidade de um Cupom Fiscal/Cupom de entrega.

Envio/Finalização de Remessa de Entrega:

  • Quanto ao processo de entrega irá depender do tipo de integração, pois no sistema os pedidos são integrados com dois tipo de entrega. Sendo:
  1. Loja
  2. Terceiro

Loja: Sistema irá criar orçamento/entrega tendo a possibilidade de realizar o envio/finalização de remessa

Terceiro: Sistema irá integrar o pedido, criando o orçamento/entrega, porém não será disparado para a tela de envio de remessa, dado que a mesma não será realizado pela própria loja.

Tipo definido para cada integração:

  • Ifood: Loja;
  • Farmacias APP: Loja;
  • MedMobile: Loja;
  • Integração Base Externa: Loja/Terceiro (Depende do tipo de aplicação que o cliente utilizará);
  • MyPharma: Loja/Terceiro (Depende do tipo de aplicação que o cliente utilizará);
  • Tray: Terceiro;
  • Vannon: Terceiro;
  • Magento2: Terceiro.

Causa

Dúvidas referente a como funciona as integrações no Sistema A7Pharma

Palavras-Chave

E-commerce, Aplicativos, Funcioamento, iFood, Mypharma, Vannon, Magento, Rappi, Famarcias app, Tray, E-delivery, Base Externa, Medmobile, Med Mobile, Caderno de ofertas, Desconto, Oferta, Vincular, Produto, Integração.


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