Geral:Orientações Gerais para contagem de um inventário eletrônico
Problema / Pergunta
ORIENTAÇÕES GERAIS DE CONTAGEM DO INVENTÁRIO ELETRÔNICO
Ambiente
A7Pharma (todas as versões)
ORIENTAÇÕES GERAIS DE CONTAGEM DO INVENTÁRIO ELETRÔNICO
Segue algumas informações de extrema importância para uma contagem correta.
- É de crucial importância que o coletor esteja devidamente configurado com o Layout Alpha7 de acordo com o anexo no final deste documento, para que isso aconteça, o cliente poderá entrar em contato com a equipe de instalação do suporte Alpha7, ou, solicitar a empresa responsável pela contagem para que deixem o coletor correto. Lembrar sempre de fazer alguns testes antes da contagem definitiva. Para informações técnicas do layout do coletor, falar diretamente com o Suporte Técnico Alpha7.
- Abrir inventário Geral ANTES de começar a contagem dos produtos.
- Não importar o mesmo arquivo com os mesmos produtos mais de uma vez para o mesmo inventário a menos que você tenha conhecimento do que você está fazendo, pois, o sistema não sobrescreve arquivo, e sim SOMA o estoque. Caso isso aconteça, pode alterar o arquivo para importar apenas os produtos que não foram importados anteriormente, ou, caso sinta mais segurança, pode excluir o inventário e abrir outro, importando assim os arquivos de contagem novamente.
- Se a contagem de estoque for feita com a loja fechada, não abra a loja até que o inventário tenha sido concluído, e finalizado, pois irá perder toda a precisão da contagem.
- Se a contagem de estoque for feita com a loja aberta, tenha certeza que a Data/Hora do coletor de dados esteja correta, pois isso por implicar em toda a contagem do estoque.
Para abrir um inventário geral, consulte: Como incluir um Inventário Geral? ou siga os passos conforme imagens:
Para importar o arquivo de inventário eletrônico, seguir o processo abaixo:
Na primeira opção "Layout Eletrônico", selecione o modelo de acordo com o seu coletor de dados, OU, de acordo com o modelo que foi orientado (a)
Caso tenha sido feita alguma movimentação de estoque na loja (Venda, entrada de nota, Baixa de estoque...) NÃO SOBRESCREVER O HORÁRIO DO COLETOR (conforme o passo 2 na imagem acima)....Caso não tenha feito nenhum movimentação, pode sobrescrever o coletor, e definir a Data Hora do Início da Contagem, desde que, essa data hora esteja entre o horário inicial do inventário, e o horário atual, conforme imagem abaixo:
Após a importação do arquivo, será demonstrado a quantidade de itens que foram Adicionados e Atualizados no inventário, sendo assim... somente clicar em OK.
Caso queira conferir algum item que foi contato, pode clicar em Editar > Itens e utilizar o filtro ao lado para buscar algum item desejado, conforme imagem:
Para que a contagem de estoque realizada seja validada no estoque do sistema, é necessário que o inventário seja FINALIZADO, após esse processo, não tem como RETROCEDER, então é importante ter certeza que a contagem está correta para realizar a finalização do inventário.
Para finalizar, seguir os passos a seguir:
Seleciona o Inventário > Finalizar > Sim, conforme:
Será exibido uma tela onde mostrará as divergências de estoque entre, o'que havia na loja (Estoque teórico) e o'que foi contato (Estoque contato), podendo gerar um relatório em Excel.
Nada a fazer nessa tela, e clicar em OK, segue:
Pronto, inventário FINALIZADO:
Causa
Recontagem de Estoque, Acerto de Estoque.
Palavras-Chave
Coletor, Inventário, Estoque.