Geral:SmartPed - Como gerar um pedido?
Problema / Pergunta
Como gerar um pedido através da ferramenta de Cotação SmartPed Integrado?
Solução / Resposta
Para darmos início a geração de um pedido com a ferramenta SmartPed, é necessário primeiramente incluir os itens na aba "Compra"(Menu -> Compra -> Sugestão de Compras);
É possível incluir os itens nesta aba por uma outra aba "Necessidade por Produto", selecionando os itens e em seguida selecionando a opção "Incluir na Compra":
Realizando esse procedimento, todos os itens selecionados irão ser exibidos na aba de "Compra":
Agora com os itens selecionados e sua respectiva quantidade a comprar informada, basta selecionar:
- Opções
- Enviar Selecionados para Cotação SmartPed Integrado
Na tela que for exibida em seguida, basta incluir os fornecedores no qual deseja realizar a cotação, e em sequência clicar em Próximo;
- OBS'.: Fornecedores já devem estar previamente configurados para que sejam exibidos na tela em sequência;
- OBS''.: Se a opção "Excluir Itens da Sugestão de Compra Após gerar Cotação" estiver habilitada, todos os itens informados na aba compra anteriormente, serão removidos da respectiva aba após a geração da Cotação:
Caso durante esse procedimento seja exibida alguma mensagem referente ao Estado do Fornecedor, ou que 'não foram informados fornecedores que cotarão via SmartPed Integrado', consultar:
- A7Pharma:Como funciona a Validação de Estado em Cotações SmartPed Integrado?
Com a cotação gerada, na própria tela de Sugestão de Compras: Acessar a Aba "Cotação SmartPed Integrado" -> Aba Cotação, em seguida clicar em atualizar, em seguida será exibida a cotação que acabou de ser gerada;
Com a cotação selecionada, será possível verificar quais fornecedores já responderam a cotação:
Verificado quais fornecedores apresentaram resultados, é possível analisar de forma mais detalhada quais itens foram cotados por cada fornecedor na aba "Resultados da cotação";
Nessa aba além de conseguir analisar as informações em relação aos itens cotados de forma mais detalhada, também é possível realizar a troca de fornecedores caso julgue necessário, para isso:
- Selecione o item que deseja realizar a troca de fornecedor;
- Selecione o fornecedor que deseja atribuir ao item;
- Selecione a opção "Trocar Fornecedor";
OBS'''.: A troca de fornecedor deve ser realizada 'Item por Item', pelo fato de cada fornecedor retornar uma resposta específica a cada item;
Realizado a análise dos itens, basta selecionar a aba "Gerar Pedido", ou a opção "Geração Pedido" na própria aba de Resultados da cotação;
Em seguida basta selecionar a opção "Gerar Pedido de Compra":
Realizado esse procedimento o status da sua cotação será atualizada para "Aguardando retorno do Pedido" na aba "Cotação";
Para verificar se o pedido já foi ou não respondido selecione o pedido, em seguida: Cotação SmartPed Integrado -> Consultar retorno do Pedido de Compra;
Para visualizar o status dos pedidos selecionar a opção "Visualizar Pedido da Cotação";
Pedidos com o status "Confirmado" indicam que o pedido já foi faturado pela fornecedora;
Pedidos com o status "Inicial" (e que não foi apresentado nenhum erro) ainda se encontram no processo de envio/Retorno da fornecedora.
Causa
Como gerar um pedido pela Ferramenta SmartPed.