Mudanças entre as edições de "A7Pharma:Integrações Nexxera"

De Base de Conhecimento Alpha7
Ir para: navegação, pesquisa
(Integrações Bancárias:)
 
(42 revisões intermediárias por 5 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Problema / Pergunta ==
+
== Como funciona o processo de abertura de relacionamento? ==
  
 
Quais as integrações funcionais existem hoje no sistema Alpha7 com relação a Nexxera?
 
Quais as integrações funcionais existem hoje no sistema Alpha7 com relação a Nexxera?
 +
 
== Ambiente ==
 
== Ambiente ==
A7Pharma (todas as versões)
+
A7Pharma Retaguarda ➣ '''A partir da versão 3.38.00'''
  
 
== Solução / Resposta ==
 
== Solução / Resposta ==
Hoje o sistema trabalha com integrações bancárias e conciliação de cartão, porém devido a grande quantidade de Bancos e Operadoras, existem particularidades para cada uma delas, como por exemplo, o que já foi homologado, o que está em homologação, o que recomendados para uso, entre outras informações que você encontrará nesse artigo.
+
Atualmente, o sistema opera com integrações bancárias e conciliação de cartões. No entanto, devido à diversidade de bancos e operadoras, surgem particularidades específicas para cada uma. Este artigo contém informações cruciais, como o status de homologação, os que já foram aprovados, os que estão em processo de homologação e recomendações para uso.
* '''Operadoras de Cartão:'''
+
 
{| class="wikitable"
+
==  <font color=" #ff0080 ">'''Operadora Cartão:'''</font> ==
!Operadoras
+
Mantemos integrações com TODAS as operadoras disponíveis, com recomendações específicas para algumas.
!Homologada
+
 
!Não Homologada
+
Mais detalhes no link: [https://drive.google.com/file/d/1QycI6_f0iA9rjtdj3wFwvr4asFAQEPi5/view?usp=sharing Códigos das operadoras]
!Recomendamos
+
 
!Observações
+
Para realizar os cadastros de operadora, vide: [https://kb.a7.net.br/A7Pharma:Como_Cadastrar_uma_Operadora_de_Cart%C3%A3o_%3F Como Cadastrar uma Operadora de Cartão ?]
|-
+
 
| style="text-align: center;" |Banestes
+
 
| style="text-align: center;" |x
+
'''Observações:'''
|
+
* Atualmente apenas essa operadora Cielo está enviando informações de PIX nos arquivos e é solicitado a parte.
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Bin
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |2 e 3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Bolt
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |BrasilCard
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Cielo
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
| style="text-align: center;" |x
 
| style="text-align: center;" |1 e 3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Coopercred
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Getnet
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
| style="text-align: center;" |x
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Good Card
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Mercado Pago
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |PagSeguro
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Personal Card
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |PicPay
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Policard
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Rede
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
| style="text-align: center;" |x
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Safra Pay
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Senff
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Sorocred
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Stone
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Tricard
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|-
 
| style="text-align: center;" |Usecred
 
| style="text-align: center;" |x
 
|
 
|
 
| style="text-align: center;" |3
 
|}
 
  
Legendas:
+
* A operadora Bin apresenta falta de informações nos arquivos diariamente, fazendo com que o cliente sempre entre em contato com a Nexxera solicitando o reprocessamento dos arquivos.
  
(1)  Atualmente apenas essa operadora está enviando informações de PIX nos arquivos.
+
* Podem ocorrer atrasos na liberação das informações por parte das operadoras, quando houver falta de informações o cliente deverá solicitar o reprocessamento a Nexxera.
  
(2) A operadora Bin apresenta falta de informações nos arquivos diariamente, fazendo com que o cliente sempre entre em contato com a Nexxera solicitando o reprocessamento dos arquivos.
+
== <font color=" #ff0080 ">'''Pix Interbancário'''</font> ==
 +
Temos integração de Pix para as contas bancárias, onde o banco disponibiliza o extrato de Pix e ao recebermos os arquivos, as informações de movimentação Pix serão exibidos em nossa tela de conciliação de cartão para conciliar com os cartões lançados em sistema.  
 +
{| class="wikitable"
 +
|'''Serviço'''
 +
|'''Extrato de PIX'''
 +
|-
 +
|'''Layout:'''
 +
|'''CNAB 750 Febraban'''
 +
|-
 +
|'''Entrega'''
 +
|'''Via Van Nexxera'''
 +
|}
  
(3) Podem ocorrer atrasos na liberação das informações por parte das operadoras, quando houver falta de informações o cliente deverá solicitar o reprocessamento a Nexxera.
+
'''Orientações:'''
 +
# Inicialmente, deve-se contatar o gerente da sua Instituição Bancária e solicitar o serviço de Extrato de '''PIX - CNAB 750''' Febraban via Van Nexxera
 +
# Após iniciar o processo de relacionamento do serviço com banco, acionar a Nexxera (''implantacao.cartoes@nexxera.com''), para dar continuidade. Na Nexxera, será preciso solicitar
 +
# Captura dos dados PIX encaminhados pelo banco no layout 750 e emissão de Uma Operação de Venda e Uma Operação de Pagamento para estes registros, sendo disponibilizados junto do conteúdo dos arquivos RELATORIO_LPN.
 +
# Tendo o retorno final de Concluído pela Nexxera, entrar em contato Alpha7 para os ajustes do processamento deste arquivo com nossos técnicos.
 +
==  <font color=" #ff0080 ">'''Integrações Bancárias:'''</font>  ==
 +
A Nexxera oferece integração com uma variedade de bancos e serviços, mas em nossa plataforma, focamos em alguns bancos e serviços específicos.
  
* '''Integrações Bancárias'''
+
'''Serviços disponíveis para cada banco:'''  
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
 
!Banco
 
!Banco
!Pagamento eletrônico
+
!Pagamento Eletrônico
 
!DDA
 
!DDA
 
!Cobrança
 
!Cobrança
Linha 153: Linha 54:
 
|-
 
|-
 
|Banco do Brasil
 
|Banco do Brasil
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 400
+
|'''CNAB 400'''
|CNAB 240/OFX
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|-
 
|-
 
|Bradesco
 
|Bradesco
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 400
+
|'''CNAB 400'''
|CNAB 240/OFX
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|-
 
|-
 
|Caixa
 
|Caixa
|CNAB 240 (Em homologação)
+
|'''CNAB 240 (Em Homologação)'''
|CNAB 240 (Em homologação)
+
|'''CNAB 240 (Em Homologação)'''
|CNAB 240 (Em homologação)
+
|'''CNAB 240 (Em Homologação)'''
|CNAB 240/OFX
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|-
 
|-
 
|Itau
 
|Itau
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 400
+
|'''CNAB 400'''
|CNAB 240/OFX
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|-
 
|-
 
|Santander
 
|Santander
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 400
+
|'''CNAB 400'''
|CNAB 240/OFX
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|-
 
|-
 
|Sicoob
 
|Sicoob
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|Sem integração
+
|'''Sem Integração'''
|CNAB 400
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240/OFX
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|-
 
|-
 
|Safra
 
|Safra
|Sem integração
+
|'''CNAB 240 (Em Homologação)'''
|Sem integração
+
|'''CNAB 240 (Em Homologação)'''
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|Sem integração
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|-
 
|-
 
|Sicredi
 
|Sicredi
|Sem integração
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240 (Em homologação)
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240
+
|'''CNAB 240'''
|CNAB 240/OFX (Em homologação)
+
|'''CNAB 240/OFX'''
 
|}
 
|}
Obs:
+
 
# Os arquivos OFX não podem ser importados automaticamente pela integração Nexxera, caso o cliente opte por utilizar OFX este deverá ser manualmente;
+
'''Observação:'''
# Os layouts não compreendidos na tabela acima não possuem integração.
+
* Os arquivos OFX não podem ser importados automaticamente pela integração Nexxera, caso o cliente opte por utilizar OFX este deverá ser manualmente;
* '''Tipos de pagamento que estão funcionais para cada banco'''
+
* Os layouts não compreendidos na tabela acima não possuem integração.
 +
 
 +
 
 +
'''Tipos de pagamento que estão funcionais para cada banco'''
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
 
!Banco
 
!Banco
Linha 296: Linha 200:
 
|-
 
|-
 
|Safra
 
|Safra
| style="background: white; color: blue; text-align: center;" |Homologado
+
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Em Homologação
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
Linha 309: Linha 213:
 
|-
 
|-
 
|Sicredi
 
|Sicredi
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
+
| style="background: white; color: blue; text-align: center;" |Homologado
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
 
| style="background: white; color: red; text-align: center;" |Não homologado
Linha 323: Linha 227:
 
Em caso de dúvidas não hesite em acionar o [https://chat.a7.net.br/ suporte.]
 
Em caso de dúvidas não hesite em acionar o [https://chat.a7.net.br/ suporte.]
  
== Cartas de abertura de relacionamento ==
+
==   <font color=" #ff0080 ">'''Cartas de Abertura de Relacionamento:'''</font> ==
 
A carta de abertura de relacionamento é o documento que formaliza a solicitação para habilitar o tráfego de arquivos entre a Nexxera e Bancos /Operadoras.
 
A carta de abertura de relacionamento é o documento que formaliza a solicitação para habilitar o tráfego de arquivos entre a Nexxera e Bancos /Operadoras.
  
 
Os modelos de carta encontram-se disponíveis [https://drive.google.com/drive/folders/1uTtw8mKUH8zS0zq_hhIJPiEKMUtgM6Ox neste link]. Elas devem ser preenchidas e enviadas ao seu gerente bancário.
 
Os modelos de carta encontram-se disponíveis [https://drive.google.com/drive/folders/1uTtw8mKUH8zS0zq_hhIJPiEKMUtgM6Ox neste link]. Elas devem ser preenchidas e enviadas ao seu gerente bancário.
  
'''Obs''': Como forma de apoiá-los no preenchimento das cartas, criamos os documentos '''"EXEMPLO PREENCHIMENTO"''' para a carta do Itaú, BB e demais bancos - assim, explicando o porquê de cada campo.
+
'''Observação''': Como forma de apoiá-los no preenchimento das cartas, a Nexxera criou os documentos '''"EXEMPLO PREENCHIMENTO"''' para a carta do Itaú, BB e demais bancos - assim, explicando o porquê de cada campo.
 
 
style="color: red"; |'''Importante''': Os modelos de carta devem ser preenchidas e enviadas ao seu gerente bancário. Os serviços (Extrato, Pagamento, Cobrança e DDA) devem ser definidos e preenchidos corretamente nas cartas dos Bancos.
 
  
Para as '''operadoras de cartão''' você poderá encontrar as cartas Clicando [https://drive.google.com/drive/folders/1Eb7YsE0Dxvw4r1kW77EqDuUNJJvHGvzm aqui]
+
'''Importante''': Os modelos de carta devem ser preenchidas e enviadas ao seu gerente bancário. Os serviços (Extrato, Pagamento, Cobrança e DDA) devem ser definidos e preenchidos corretamente nas cartas dos Bancos.
  
== Formulário de implantação Nexxera ==
 
O preenchimento do formulário é o primeiro passo da sua implantação.
 
  
As informações contidas nele serão utilizadas pela Nexxera para iniciar seu cadastramento no portal de Gestão de Cartões.
+
Para as '''operadoras de cartão''' você poderá encontrar as cartas clicando [https://drive.google.com/drive/folders/1Eb7YsE0Dxvw4r1kW77EqDuUNJJvHGvzm aqui]
 +
* Em casos de dúvidas, entre em contato com a equipe de implantação Nexxera através do e-mail implantacao.cartoes@nexxera.com ou pelo telefone (48) 2106-5218
 +
* [https://www.youtube.com/watch?v=gxoCpwFFhhQ Video Explicativo - Como funciona o processo de abertura de relacionamento?]
  
[https://form.jotformz.com/93356346984673 Clique aqui para Preenche-lo]
+
==  <font color=" #ff0080 ">'''Formulário de Implantação Nexxera:'''</font>  ==
 +
O preenchimento do formulário é o primeiro passo da sua implantação, as informações contidas nele serão utilizadas pela Nexxera para iniciar seu cadastramento no portal de Gestão de Cartões. [https://form.jotformz.com/93356346984673 Clique aqui para Preenche-lo]
  
Dica: conde encontrar o PV?
+
'''Dica:''' Onde encontrar o PV?
  
 
Algumas operadoras possuem a informação de PV em seus comprovantes de vendas como Cielo, Rede e Getnet como pode ser verificado na imagem abaixo:
 
Algumas operadoras possuem a informação de PV em seus comprovantes de vendas como Cielo, Rede e Getnet como pode ser verificado na imagem abaixo:
Linha 347: Linha 250:
 
[[Arquivo:Exemplo pv.jpg|alt=exemplo_pv|820x820px|exemplo_pv|semmoldura|centro]]
 
[[Arquivo:Exemplo pv.jpg|alt=exemplo_pv|820x820px|exemplo_pv|semmoldura|centro]]
  
Obs: Para obter a informação das demais operadoras será necessário verificar no contrato, ou entrar em contato com a operadora para verificar
+
'''''Observação:''' Para obter a informação das demais operadoras será necessário verificar no contrato, ou entrar em contato com a operadora para verificar.''
  
== Palavras-Chave ==
+
== Palavras-Chave ==
  
Conciliação, Nexxcard.
+
Conciliação, Nexxcard, Integrações, Cartão, Bancária
 
{{Votacao}}
 
{{Votacao}}
 
__NOTOC__
 
__NOTOC__
 
[[Categoria:Status:Validado]]
 
[[Categoria:Status:Validado]]

Edição atual tal como às 12h10min de 8 de maio de 2024

Como funciona o processo de abertura de relacionamento?

Quais as integrações funcionais existem hoje no sistema Alpha7 com relação a Nexxera?

Ambiente

A7Pharma Retaguarda ➣ A partir da versão 3.38.00

Solução / Resposta

Atualmente, o sistema opera com integrações bancárias e conciliação de cartões. No entanto, devido à diversidade de bancos e operadoras, surgem particularidades específicas para cada uma. Este artigo contém informações cruciais, como o status de homologação, os que já foram aprovados, os que estão em processo de homologação e recomendações para uso.

Operadora Cartão:

Mantemos integrações com TODAS as operadoras disponíveis, com recomendações específicas para algumas.

Mais detalhes no link: Códigos das operadoras

Para realizar os cadastros de operadora, vide: Como Cadastrar uma Operadora de Cartão ?


Observações:

  • Atualmente apenas essa operadora Cielo está enviando informações de PIX nos arquivos e é solicitado a parte.
  • A operadora Bin apresenta falta de informações nos arquivos diariamente, fazendo com que o cliente sempre entre em contato com a Nexxera solicitando o reprocessamento dos arquivos.
  • Podem ocorrer atrasos na liberação das informações por parte das operadoras, quando houver falta de informações o cliente deverá solicitar o reprocessamento a Nexxera.

Pix Interbancário

Temos integração de Pix para as contas bancárias, onde o banco disponibiliza o extrato de Pix e ao recebermos os arquivos, as informações de movimentação Pix serão exibidos em nossa tela de conciliação de cartão para conciliar com os cartões lançados em sistema.

Serviço Extrato de PIX
Layout: CNAB 750 Febraban
Entrega Via Van Nexxera

Orientações:

  1. Inicialmente, deve-se contatar o gerente da sua Instituição Bancária e solicitar o serviço de Extrato de PIX - CNAB 750 Febraban via Van Nexxera
  2. Após iniciar o processo de relacionamento do serviço com banco, acionar a Nexxera (implantacao.cartoes@nexxera.com), para dar continuidade. Na Nexxera, será preciso solicitar
  3. Captura dos dados PIX encaminhados pelo banco no layout 750 e emissão de Uma Operação de Venda e Uma Operação de Pagamento para estes registros, sendo disponibilizados junto do conteúdo dos arquivos RELATORIO_LPN.
  4. Tendo o retorno final de Concluído pela Nexxera, entrar em contato Alpha7 para os ajustes do processamento deste arquivo com nossos técnicos.

Integrações Bancárias:

A Nexxera oferece integração com uma variedade de bancos e serviços, mas em nossa plataforma, focamos em alguns bancos e serviços específicos.

Serviços disponíveis para cada banco:

Banco Pagamento Eletrônico DDA Cobrança Extrato bancário
Banco do Brasil CNAB 240 CNAB 240 CNAB 400 CNAB 240/OFX
Bradesco CNAB 240 CNAB 240 CNAB 400 CNAB 240/OFX
Caixa CNAB 240 (Em Homologação) CNAB 240 (Em Homologação) CNAB 240 (Em Homologação) CNAB 240/OFX
Itau CNAB 240 CNAB 240 CNAB 400 CNAB 240/OFX
Santander CNAB 240 CNAB 240 CNAB 400 CNAB 240/OFX
Sicoob CNAB 240 Sem Integração CNAB 240 CNAB 240/OFX
Safra CNAB 240 (Em Homologação) CNAB 240 (Em Homologação) CNAB 240 CNAB 240/OFX
Sicredi CNAB 240 CNAB 240 CNAB 240 CNAB 240/OFX

Observação:

  • Os arquivos OFX não podem ser importados automaticamente pela integração Nexxera, caso o cliente opte por utilizar OFX este deverá ser manualmente;
  • Os layouts não compreendidos na tabela acima não possuem integração.


Tipos de pagamento que estão funcionais para cada banco

Banco Boleto Concessionaria DARF Normal DARF SImples DARJ GARE ICMS GPS IPTU ISS IPVA DPVAT
Banco do Brasil Homologado Homologado Homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado
Bradesco Homologado Não homologado Não homologado Homologado Não homologado Não homologado Homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado
Caixa Homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado
Itau Homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado
Santander Homologado Homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado
Sicoob Homologado Homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado
Safra Em Homologação Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado
Sicredi Homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado Não homologado

Em caso de dúvidas não hesite em acionar o suporte.

Cartas de Abertura de Relacionamento:

A carta de abertura de relacionamento é o documento que formaliza a solicitação para habilitar o tráfego de arquivos entre a Nexxera e Bancos /Operadoras.

Os modelos de carta encontram-se disponíveis neste link. Elas devem ser preenchidas e enviadas ao seu gerente bancário.

Observação: Como forma de apoiá-los no preenchimento das cartas, a Nexxera criou os documentos "EXEMPLO PREENCHIMENTO" para a carta do Itaú, BB e demais bancos - assim, explicando o porquê de cada campo.

Importante: Os modelos de carta devem ser preenchidas e enviadas ao seu gerente bancário. Os serviços (Extrato, Pagamento, Cobrança e DDA) devem ser definidos e preenchidos corretamente nas cartas dos Bancos.


Para as operadoras de cartão você poderá encontrar as cartas clicando aqui

Formulário de Implantação Nexxera:

O preenchimento do formulário é o primeiro passo da sua implantação, as informações contidas nele serão utilizadas pela Nexxera para iniciar seu cadastramento no portal de Gestão de Cartões. Clique aqui para Preenche-lo

Dica: Onde encontrar o PV?

Algumas operadoras possuem a informação de PV em seus comprovantes de vendas como Cielo, Rede e Getnet como pode ser verificado na imagem abaixo:

exemplo_pv

Observação: Para obter a informação das demais operadoras será necessário verificar no contrato, ou entrar em contato com a operadora para verificar.

Palavras-Chave

Conciliação, Nexxcard, Integrações, Cartão, Bancária


Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

10