A7Pharma:Boas práticas para garantir o bom funcionamento do PDV
Revisão de 10h17min de 8 de agosto de 2023 por Matheus.batista (discussão | contribs)$7
Problema / Pergunta
Dicas de uso consciente do PDV mediante a cenários conhecidos
Ambiente
A7Pharma-PDV
Solução / Resposta
- Desligamento da máquina onde o PDV está instalado;
- Um desligamento incorreto (puxar da tomada/queda de energia/resetar/segurar o botão de desligar) é uma ação catastrófica para o PDV uma vez que isso causa perda de dados, os dados que estavam sendo salvos no momento do desligamento não conseguem finalizar a operação e por fim podem danificar a base de dados local do PDV causando a parada de sincronização das vendas entre outras falhas, tais como dados incorretos, vendas "sumidas", diferenças entre o que exibido no PDV e o que exibido no retaguarda.
- Alternativa para esse problema é a conscientização dos operadores quanto ao reset/dedoff e em relação a queda e energia a adoção de nobreak, bem como um processo de configuração onde é possível desabilitar o cache de disco.
- Desligamento incorreto do servidor;
- Um desligamento incorreto (puxar da tomada/queda de energia/resetar/segurar o botão de desligar) é uma ação catastrófica para o servidor uma vez que isso causa perda de dados, os dados que estavam sendo salvos no momento do desligamento não conseguem finalizar a operação e por fim podem danificar a base de dados causando a parada de sincronização com o PDV e em casos mais graves até a sincronização com as demais lojas.
- É previsto em contrato á utilização de Nobreak (para quedas de energia). O dispositivo deixa o servidor ligado por tempo suficiente de irem até o mesmo e desligar corretamente, ou em picos de força mais rápidos não deixar o mesmo desligar.
- Um desligamento incorreto (puxar da tomada/queda de energia/resetar/segurar o botão de desligar) é uma ação catastrófica para o servidor uma vez que isso causa perda de dados, os dados que estavam sendo salvos no momento do desligamento não conseguem finalizar a operação e por fim podem danificar a base de dados causando a parada de sincronização com o PDV e em casos mais graves até a sincronização com as demais lojas.
- Copia do diretório para fazer/refazer uma nova instalação;
- Nunca efetuar a cópia do diretório para fazer uma nova estação ou reparar um estação com problemas. Sempre acionar o suporte através dos meios legais. A cópia inadequada pode gerar duplicidade de operações e alterações de status indesejados. todo o processo de analise e correção quando possível são fielmente cobrados.
- Finalizar uma venda mais de uma vez;
- Se a venda foi finalizada, mas continua para ser "baixada novamente" é um indicativo de que o PDV não está sincronizando com o retaguarda. Não refaça a operação novamente! contate o suporte para avaliar a causa do problema. Finalizar o mesmo orçamento trará problemas de estoque, SNGPC caso a venda contenha e problemas similares.
- IMPORTANTE: Caso não seguir os procedimentos descritos acima e chegar a corromper a base de dados do PDV ou parar de sincronizar:
- O Cliente tem duas opções:
- 1 - Realizar a analise e correção da base de dados do PDV. Quando nesse procedimento para equipe de sustentação começar a analisar e realizar a correção o cliente tem que estar ciente que será mediante a O.S por hora técnica!!
- 2 - A equipe de suporte realiza um procedimento de limpar a base de dados para continuar utilizando o Pdv. Esse procedimento ressalta algumas divergências por não ter sincronizado as informações anteriores ao servidor.
- Segue as informações Importantes que o cliente deve saber que vai faltar em seu PDV caso decidir não corrigir a base de dados:
- Não terá acesso a segunda via de cupom dessa data.
- Sem estorno de cupom dessa data.
- Divergência no status da venda dessa data ou de vendas desse mesmo caixa nesse período;
- Falta de documentos fiscais relacionados as vendas desse PDV;
- Entre outras situações que possam surgir em decorrência do descarte da base.
- Observação: Seguir as boas práticas é essencial para que seu A7Pharma-PDV tenha um perfeito funcionamento.
- Qualquer dúvida referente a essas informações consultar nossos canais oficiais do suporte!
- O Cliente tem duas opções:
Causa
Falhas que poderiam ser evitadas e não gerar prejuízos a Alpha7 e para o cliente;
Palavras-Chave
sinc, PDV, OS, ordem