Mudanças entre as edições de "Geral:Como instalar o CentOS em um computador que suporta apenas UEFI?"

De Base de Conhecimento Alpha7
Ir para: navegação, pesquisa
 
(7 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
== Problema / Pergunta ==
 
== Problema / Pergunta ==
  
Como proceder para instalar o CentOS em um computador que suporte apenas boot via UEFI, e não mais o modo "Legacy"?
+
Como proceder para instalar o CentOS em um computador que suporte apenas ''boot'' via UEFI, e não mais o modo ''Legacy''?
 
== Ambiente ==
 
== Ambiente ==
* Computadores Dell Inspiron 3470
+
* Computadores ''Dell Inspiron 3470''
  
 
== Solução / Resposta ==
 
== Solução / Resposta ==
# Bootar a máquina através de uma ISO/Pendrive que suporte o boot via UEFI (é necessário bootar uma mídia em UEFI para conseguir instalar o Linux em UEFI também).
+
* ''Bootar'' a máquina através de uma ''ISO/Pendrive'' que suporte o ''boot'' via UEFI (é necessário ''bootar'' uma mídia em UEFI para conseguir instalar o Linux em UEFI também).
## Atualmente, o CentOS disponibiliza apenas a sua edição "DVD" com suporte a UEFI (as edições LiveKDE e LiveGNOME não suportam isso).
+
** Atualmente, o ''CentOS'' disponibiliza a sua edição "DVD" e ''"LiveGNOME"'' com suporte a UEFI na versão 7.6-1810 (na versão 7.4, era disponibilizada apenas na edição "DVD")
## Pode-se utilizar a ISO do CentOS 7.4 disponível em http://archive.kernel.org/centos-vault/7.4.1708/isos/x86_64/CentOS-7-x86_64-DVD-1708.iso, e gravá-la em um Pendrive utilizando o Etcher (https://etcher.io/).  
+
** Pode-se utilizar a ''ISO do CentOS'' 7.6-1810 disponível no ''[http://ftp.unicamp.br/pub/centos/7.6.1810/isos/x86_64/CentOS-7-x86_64-LiveGNOME-1810.iso Link],'' e gravá-la em um ''Pendrive'' utilizando o ''[https://etcher.io/ Etcher].''
##* '''Importante''': não se deve usar o UNetBootin ou outros programas de gravação que não façam a formatação completa do Pendrive, pois para bootar em UEFI é necessário que haja uma partição separada no Pendrive que conterá o bootmanager EFI específico requerido.
+
*** '''Importante''': não se deve usar o ''UNetBootin'' ou outros programas de gravação que não façam a formatação completa do ''Pendrive'', pois para ''bootar'' em UEFI é necessário que haja uma partição separada no ''Pendrive'' que conterá o ''bootmanager'' EFI específico requerido. Vale notar que nesse tipo de gravação, não é possível salvar outros arquivos no ''Pendrive (''como o script CentOS_Config por exemplo), pois o sistema de arquivos utilizado nesse caso será apenas para leitura.
# Ao particionar o HD no Instalador do CentOS, é estritamente necessário que seja criada uma partição adicional "'''/boot/efi'''" de uns 200mb, com uma "Partição Padrão" e com sistema de arquivo "EFI System Partition". É dentro dessa partição especial que será instalado o bootmanager EFI que será utilizado para carregar o Linux em modo UEFI. O resto das partições podem ser criadas da maneira convencional, conforme exemplo abaixo:
+
 
 +
* Ao particionar o HD no Instalador do ''CentOS'', é estritamente necessário que seja criada uma partição adicional '''/boot/efi''' de uns 200mb, com uma '''Partição Padrão''' e com sistema de arquivo '''''EFI System Partition'''''. É dentro dessa partição especial que será instalado o ''bootmanager'' EFI que será utilizado para carregar o ''Linux'' em modo UEFI. O resto das partições podem ser criadas da maneira convencional, conforme exemplo abaixo:
 
{| class="wikitable"
 
{| class="wikitable"
 
!Partição
 
!Partição
Linha 37: Linha 38:
 
|XFS
 
|XFS
 
|}
 
|}
#Se o computador for utilizado como Servidor do Sistema A7Pharma, será necessário também fazer a "Seleção de Software" como "Desktop GNOME" dentro do Instalador do CentOS.
+
*Se o computador for utilizado como Servidor do Sistema A7Pharma, será necessário também fazer a '''Seleção de Software''' como '''''Desktop'' GNOME''' dentro do Instalador do ''CentOS''.
## O resto da instalação pode ser concluída da maneira convencional.
+
**O resto da instalação pode ser concluída da maneira convencional.
## Será necessário utilizar um script de configuração CentOS_Config_7.4-1708_20181018 ou mais recente para concluir a configuração desse servidor, além de garantir que ele esteja conectado na Internet para que o script de configuração possa baixar os pacotes necessários.
+
**Será necessário utilizar um ''script'' de configuração "CentOS_Config_7.6-1810_20181226" ou mais recente para concluir a configuração desse servidor, além de garantir que ele esteja conectado na Internet para que o ''script'' de configuração possa baixar os pacotes necessários.
 
 
 
 
 
== Causa ==
 
== Causa ==
  
Alguns fabricantes de computadores não estão mais disponibilizando em seus produtos a opção de fazer boot em modo "legado" (BIOS). A Dell por exemplo permite o boot Legado apenas para dispositivos externos (USB, CD, PXE, etc), porém ela força o boot UEFI a partir de dispositivos internos (HDs e SSDs).
+
Alguns fabricantes de computadores não estão mais disponibilizando em seus produtos a opção de fazer ''boot'' em modo '''Legado (BIOS)'''. A ''Dell'' por exemplo permite o ''boot'' Legado apenas para dispositivos externos (USB, CD, PXE, etc), porém ela força o ''boot'' UEFI a partir de dispositivos internos (HDs e SSDs).
 
== Palavras-Chave ==
 
== Palavras-Chave ==
EFI, UEFI, Secure Boot, Legacy Boot, CentOS.
+
EFI, UEFI, ''Secure'' ''Boot'', ''Legacy'' ''Boot, CentOS.''{{Votacao}}
 
 
 
 
 
{{Votacao}}
 
[[Categoria:Status:Rascunho]]
 
 
__NOTOC__
 
__NOTOC__
[[Categoria:Status:Em Digitação]]
+
[[Categoria:Servidor]]
 +
[[Categoria:Sistema de Terceiro]]
 +
[[Categoria:Status:Validado]]

Edição atual tal como às 08h58min de 1 de outubro de 2020

Problema / Pergunta

Como proceder para instalar o CentOS em um computador que suporte apenas boot via UEFI, e não mais o modo Legacy?

Ambiente

  • Computadores Dell Inspiron 3470

Solução / Resposta

  • Bootar a máquina através de uma ISO/Pendrive que suporte o boot via UEFI (é necessário bootar uma mídia em UEFI para conseguir instalar o Linux em UEFI também).
    • Atualmente, o CentOS disponibiliza a sua edição "DVD" e "LiveGNOME" com suporte a UEFI na versão 7.6-1810 (na versão 7.4, era disponibilizada apenas na edição "DVD")
    • Pode-se utilizar a ISO do CentOS 7.6-1810 disponível no Link, e gravá-la em um Pendrive utilizando o Etcher.
      • Importante: não se deve usar o UNetBootin ou outros programas de gravação que não façam a formatação completa do Pendrive, pois para bootar em UEFI é necessário que haja uma partição separada no Pendrive que conterá o bootmanager EFI específico requerido. Vale notar que nesse tipo de gravação, não é possível salvar outros arquivos no Pendrive (como o script CentOS_Config por exemplo), pois o sistema de arquivos utilizado nesse caso será apenas para leitura.
  • Ao particionar o HD no Instalador do CentOS, é estritamente necessário que seja criada uma partição adicional /boot/efi de uns 200mb, com uma Partição Padrão e com sistema de arquivo EFI System Partition. É dentro dessa partição especial que será instalado o bootmanager EFI que será utilizado para carregar o Linux em modo UEFI. O resto das partições podem ser criadas da maneira convencional, conforme exemplo abaixo:
Partição Tamanho Tipo de Dispositivo Sistema de Arquivos
/boot/efi 200MB Partição Padrão EFI System Partition
/boot 1024MB Partição Padrão XFS ou Ext4
swap 8 GB Partição Padrão swap
/ Restante LVM ou Padrão XFS
  • Se o computador for utilizado como Servidor do Sistema A7Pharma, será necessário também fazer a Seleção de Software como Desktop GNOME dentro do Instalador do CentOS.
    • O resto da instalação pode ser concluída da maneira convencional.
    • Será necessário utilizar um script de configuração "CentOS_Config_7.6-1810_20181226" ou mais recente para concluir a configuração desse servidor, além de garantir que ele esteja conectado na Internet para que o script de configuração possa baixar os pacotes necessários.

Causa

Alguns fabricantes de computadores não estão mais disponibilizando em seus produtos a opção de fazer boot em modo Legado (BIOS). A Dell por exemplo permite o boot Legado apenas para dispositivos externos (USB, CD, PXE, etc), porém ela força o boot UEFI a partir de dispositivos internos (HDs e SSDs).

Palavras-Chave

EFI, UEFI, Secure Boot, Legacy Boot, CentOS.

Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

7