Geral:Como instalar o CentOS em um computador que suporta apenas UEFI?

De Base de Conhecimento Alpha7
Esta página não tem nenhuma revisão aprovada.
Revisão de 16h47min de 18 de outubro de 2018 por Eduardo.Rocha (discussão | contribs)$7

Ir para: navegação, pesquisa

Problema / Pergunta

Como proceder para instalar o CentOS em um computador que suporte apenas boot via UEFI, e não mais o modo "Legacy"?

Ambiente

  • Computadores Dell Inspiron 3470

Solução / Resposta

  1. Bootar a máquina através de uma ISO/Pendrive que suporte o boot via UEFI (é necessário bootar uma mídia em UEFI para conseguir instalar o Linux em UEFI também).
    1. Atualmente, o CentOS disponibiliza apenas a sua edição "DVD" com suporte a UEFI (as edições LiveKDE e LiveGNOME não suportam isso).
    2. Pode-se utilizar a ISO disponível em http://archive.kernel.org/centos-vault/7.4.1708/isos/x86_64/CentOS-7-x86_64-DVD-1708.iso, e gravá-la em um Pendrive utilizando o Etcher (https://etcher.io/).
      • Importante: não se deve usar o UNetBootin ou outros programas de gravação que não façam a formatação completa do Pendrive, pois para bootar em UEFI é necessário que haja uma partição específica no Pendrive que conterá o bootmanager EFI específico requerido.
  2. Ao particionar o HD no Instalador do CentOS, é estritamente necessário que seja criada uma partição adicional "/boot/efi" de uns 200mb, com uma "Partição Padrão" e com sistema de arquivo "EFI System Partition". É dentro dessa partição especial que será instalado o bootmanager EFI que será utilizado para carregar o Linux em modo UEFI. O resto das partições pode ser criada da maneira convencional, conforme exemplo abaixo:
Partição Tamanho Tipo de Dispositivo Sistema de Arquivos
/boot/efi 200MB Partição Padrão EFI System Partition
/boot 1024MB Partição Padrão XFS ou Ext4
swap 8 GB Partição Padrão swap
/ Restante LVM ou Padrão XFS
  1. Se o computador for utilizado como Servidor do Sistema A7Pharma, será necessário também fazer a "Seleção de Software" como "Desktop GNOME" dentro do Instalador do CentOS.
    1. O resto da instalação pode ser concluída da maneira convencional.
    2. Será necessário utilizar um script de configuração CentOS_Config_7.4-1708_20181018 ou mais recente para concluir a configuração desse servidor, além de garantir que ele esteja conectado na Internet para que o script de configuração possa baixar os pacotes necessários.


Causa

Alguns fabricantes de computadores não estão mais disponibilizando em seus produtos a opção de fazer boot em modo "legado" (BIOS). A Dell por exemplo permite o boot Legado apenas para dispositivos externos (USB, CD, PXE, etc), porém ela força o boot UEFI a partir de dispositivos internos (HDs e SSDs).

Palavras-Chave

EFI, UEFI, Secure Boot, Legacy Boot, CentOS.



Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

7