A7Pharma:Porque Produtos são Ativados em um dia e no outro dia aparecem Inativados novamente?
Problema / Pergunta
Porque Produtos são Ativados em um dia e no outro dia aparecem Inativados novamente?
Ambiente
- A7Pharma (todas as versões)
Solução / Resposta
No sistema existe a Tarefa Agendada de Parametrização de Cadastro. A mesma tem como uma de suas funções, inativar os Produtos que não tiverem movimentação em uma determinada quantidade de dias configurado em Configuração > Configurações Gerais > aba Cadastro. Existem duas configurações nessa aba:
- Prazo Produto Novo: Define em dias, quanto tempo após o Cadastro de Produto o mesmo será considerado novo.
- Prazo Sem Mov. p/ Inat. Produto: Define em dias, quanto tempo o Produto poderá ficar sem Movimentação para que o mesmo não seja inativado.
No exemplo acima, Produtos que não tiverem movimentação há mais de 60 dias em nenhuma das Unidades de Negócio e não forem considerados como novos, serão inativados pela Tarefa Agendada. Apenas ativar o Produto não resolve o problema, o mesmo tem que ter uma movimentação para que não seja inativado novamente ou a quantidade de dias configurados precisa ser alterada. Consultar: Como configurar Prazo Produto Novo? e Como definir Prazo Sem Movimentação para Inativação de Produto?.
Para verificar há quanto tempo um Produto está sem movimentar, consultar: Como visualizar a Movimentação de Estoque de um determinado Produto?. A última movimentação do Produto será a última data que o mesmo foi movimentado.
Observação: A Tarefa Agendada apenas inativa os produtos, ou seja, o processo de ativação deve ser feito manualmente após o produto ser movimentado ou o prazo alterado. Consultar: Como alterar o status de Inativo para Ativo de vários produtos?.
Palavras-Chave
Ativos, Inativos, Busca, Parametrizar.