Mudanças entre as edições de "A7Pharma:Verificações Básicas Conciliação Bancária"

De Base de Conhecimento Alpha7
Ir para: navegação, pesquisa
(Motivos de Rejeição do Banco.)
(Motivos de Rejeição do Banco.)
Linha 69: Linha 69:
  
 
== '''Motivos de Rejeição do Banco.''' ==
 
== '''Motivos de Rejeição do Banco.''' ==
É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto., observada na coluna '''Ocorrência Retorno CNAB de Registro''', observável ao rodar o menu de Boleto lateralmente.
+
É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto.
 +
* Selecionando o boleto;
  
[[Arquivo:Texto lateral.gif|1252x1252px]]
+
* Clicar em [[Arquivo:Botão editar.png]] ;
 +
* Verificar a seção '''Ocorrências ➢ Motivo;'''
  
== '''Rejeições Observáveis''' ==
+
== Rejeições Observáveis ==
Observar o motivo da rejeição nos Layout dos banco.
+
As rejeições mudam de banco para banco.
  
Número do Boleto
+
Em caso de dúvidas, consultar  (KB: Rejeições de Boleto (Observar o motivo da rejeição nos Layout dos banco e criar KB))
 
 
Tipos de conciliação de boleto,
 
 
 
apenas para controle
 
 
 
conciliação manual
 
 
 
conciliação
 
  
 
== <font color=" #45789D ">'''Pagamento Eletrônico e DDA'''</font> ==
 
== <font color=" #45789D ">'''Pagamento Eletrônico e DDA'''</font> ==

Edição das 16h05min de 17 de janeiro de 2024

Resumo do Artigo (Em construção, não utilizar)

Artigo voltado para auxiliar em situações de verificações, dúvidas ou problemas.

Foram divididos em três tópicos, Boleto, Pagamento Eletrônico e DDA, e Extrato Bancário.

Boleto

Situações que podem ocorrer ao utilizar a ferramenta. Vale ressaltar que algumas verificações dependem se é utilizado a Integração ou não.

Problemas no Envio 

Ao gerarmos a remessa para envio, é possível observar alguns problemas;

Perfil de Boleto Cadastrado:

Caso o cadastro da conta bancária não tenha o Layout do Boleto e o Perfil do Boleto estejam devidamente cadastrados.

É possível observar essa informação através do menu;
Financeiro ➣ Cadastros > Conta Bancária
Após identificar a conta referente, verifique se as informações de Layout Boleto, Núm Inicial Boleto, Perfis Boleto e Código Cedente (com exceção do banco Itaú que não é necessário o uso de código cedente).

Caso as informações não estejam preenchidas, seguir, Como cadastrar Perfil de Boleto?

Possuí Integração ?

Para realizar o envio da remessa através da integração, é necessário que a mesma esteja em funcionamento junto ao Banco, Nexxera e A7Pharma.

Problema no Retorno 

Ao analisarmos o retorno enviado pelo banco ou importado através do arquivo, teremos algumas situações, cada qual, com um Status que indicarão como o Boleto esta no sistema e em relação ao banco.

Status de Remessa 

Teremos então quatro colunas; Status, Status Registros, Cancelamento Status e Cancelamento Status Registros;
Colunas Status.png
Em cada coluna teremos sua referencia para indicar a situação do Boleto em relação ao A7Pharma e ao Banco.

Coluna Status

Pendente: Representa que o boleto foi criado no sistema e ainda não teve a sua interação com algum retorno do banco.

Recebido: Neste cenário o banco enviou o retorno informando que o Boleto foi pago.

Cancelado: Esse status representa que o Boleto não será mais utilizado.

Coluna Status Registro

Não Registrado: Indica que o banco ainda não registrou o boleto em seu sistema

Em Remessa: Remessa gerada, podendo ter sido gerado o arquivo, ou enviado via integração, aqui o boleto esta aguardando algum retorno do banco.

Confirmado: Indica que o boleto foi recebido pelo banco e pode ser pago normalmente e seus dados estão corretos.

Rejeitado: O boleto foi rejeitado pelo banco.

Cancelamento Status

Pendente: Foi gerada a requisição de cancelamento e ainda não foi importado um retorno.

Efetuado: Foi efetivado o cancelamento.

Cancelamentos Status Registro

Não Registrado: Indica que o Boleto foi cancelado dentro do sistema, porém não houve um registro enviado ao banco pelo sistema.

Em Remessa: É referente ao envio do cancelamento para o banco, ou seja, o cancelamento é gerado via sistema e enviado via remessa, informando ao banco sobre o cancelamento do Boleto.

Confirmado: Ouve o retorno do banco sobre a remessa de cancelamento, quando confirmado, representa que foi cancelado com sucesso.

Rejeitado: Retorno indicando que não foi possível cancelar o Boleto, sendo necessário verificar com o banco.

Utiliza Integração?

Sim, utilizei integração bancária.

É necessário verificar junto ao banco qual o status do boleto.

Não, importei o arquivo de remessa via Internet Banking.

É necessário baixar o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco e importa-lo no sistema.

Como importar um arquivo de retorno de boleto Manualmente?

Motivos de Rejeição do Banco.

É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto.

  • Selecionando o boleto;
  • Clicar em Botão editar.png ;
  • Verificar a seção Ocorrências ➢ Motivo;

Rejeições Observáveis

As rejeições mudam de banco para banco.

Em caso de dúvidas, consultar (KB: Rejeições de Boleto (Observar o motivo da rejeição nos Layout dos banco e criar KB))

Pagamento Eletrônico e DDA

Extrato Bancário

Artigos Úteis

Palavras-Chave


Este conteúdo foi útil para você?
Então curta esse artigo!

1