Mudanças entre as edições de "A7Pharma:Verificações Básicas Conciliação Bancária"

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(Log de Eventos)
(Rejeições Observáveis)
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Foram divididos em três tópicos, <font color=" #6495ED">'''Boleto'''</font>''', <font color=" #45789D ">Pagamento Eletrônico e DDA</font>,  e <font color=" #1D3557 ">Extrato Bancário</font>.'''   
 
Foram divididos em três tópicos, <font color=" #6495ED">'''Boleto'''</font>''', <font color=" #45789D ">Pagamento Eletrônico e DDA</font>,  e <font color=" #1D3557 ">Extrato Bancário</font>.'''   
  
== <font color=" #6495ED ">'''Boleto'''</font> ==
+
== <font color=" #6495ED ">'''<big>Boleto</big>'''</font> ==
  
 
Situações que podem ocorrer ao utilizar a ferramenta. Vale ressaltar que algumas verificações dependem se é utilizado a Integração ou não.
 
Situações que podem ocorrer ao utilizar a ferramenta. Vale ressaltar que algumas verificações dependem se é utilizado a Integração ou não.
  
== '''Problemas no Envio''' ==
+
== '''<small>Problemas no Envio</small>''' ==
 
Ao gerarmos a remessa para envio, é possível observar alguns problemas;
 
Ao gerarmos a remessa para envio, é possível observar alguns problemas;
  
== Perfil de Boleto Cadastrado: ==
+
== <small>Perfil de Boleto Cadastrado:</small> ==
 
Caso o cadastro da conta bancária não tenha o Layout do Boleto e o Perfil do Boleto estejam devidamente cadastrados.
 
Caso o cadastro da conta bancária não tenha o Layout do Boleto e o Perfil do Boleto estejam devidamente cadastrados.
  
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Caso as informações não estejam preenchidas, seguir, [http://kb.a7.net.br/index.php?curid=9363 Como cadastrar Perfil de Boleto?]
 
Caso as informações não estejam preenchidas, seguir, [http://kb.a7.net.br/index.php?curid=9363 Como cadastrar Perfil de Boleto?]
  
== Possuí Integração ? ==
+
== <small>Possuí Integração ?</small> ==
 
Para realizar o envio da remessa através da integração, é necessário que a mesma esteja em funcionamento junto ao Banco, Nexxera e A7Pharma.   
 
Para realizar o envio da remessa através da integração, é necessário que a mesma esteja em funcionamento junto ao Banco, Nexxera e A7Pharma.   
  
== '''Problema no Retorno''' ==
+
== '''<small>Problema no Retorno</small>''' ==
 
Ao analisarmos o retorno enviado pelo banco ou importado através do arquivo, teremos algumas situações, cada qual, com um Status que indicarão como o Boleto esta no sistema e em relação ao banco.
 
Ao analisarmos o retorno enviado pelo banco ou importado através do arquivo, teremos algumas situações, cada qual, com um Status que indicarão como o Boleto esta no sistema e em relação ao banco.
  
== '''Status de Remessa''' ==
+
== '''<small>Status de Remessa</small>''' ==
 
Teremos então quatro colunas; '''Status,''' '''Status Registros, Cancelamento Status''' e '''Cancelamento Status Registros;''' <blockquote>[[Arquivo:Colunas Status.png|1399x1399px]]</blockquote>Em cada coluna teremos sua referencia para indicar a situação do Boleto em relação ao A7Pharma e ao Banco.
 
Teremos então quatro colunas; '''Status,''' '''Status Registros, Cancelamento Status''' e '''Cancelamento Status Registros;''' <blockquote>[[Arquivo:Colunas Status.png|1399x1399px]]</blockquote>Em cada coluna teremos sua referencia para indicar a situação do Boleto em relação ao A7Pharma e ao Banco.
  
== Coluna Status ==
+
== <small>Coluna Status</small> ==
 
<font color=" #DAA520 ">'''Pendente'''</font>: Representa que o boleto foi criado no sistema e ainda não teve a sua interação com algum retorno do banco.
 
<font color=" #DAA520 ">'''Pendente'''</font>: Representa que o boleto foi criado no sistema e ainda não teve a sua interação com algum retorno do banco.
  
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<font color=" #FA8072 ">'''Cancelado'''</font>: Esse status representa que o Boleto não será mais utilizado.
 
<font color=" #FA8072 ">'''Cancelado'''</font>: Esse status representa que o Boleto não será mais utilizado.
  
== Coluna Status Registro==
+
== <small>Coluna Status Registro</small>==
 
'''Não Registrado''': Indica que o banco ainda não registrou o boleto em seu sistema
 
'''Não Registrado''': Indica que o banco ainda não registrou o boleto em seu sistema
  
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<font color=" #FA8072 ">'''Rejeitado'''</font>''':''' O boleto foi rejeitado pelo banco.
 
<font color=" #FA8072 ">'''Rejeitado'''</font>''':''' O boleto foi rejeitado pelo banco.
  
== Cancelamento Status ==
+
== <small>Cancelamento Status</small> ==
 
'''Pendente:''' Foi gerada a requisição de cancelamento e ainda não foi importado um retorno.   
 
'''Pendente:''' Foi gerada a requisição de cancelamento e ainda não foi importado um retorno.   
  
 
'''Efetuado:''' Foi efetivado o cancelamento.  
 
'''Efetuado:''' Foi efetivado o cancelamento.  
  
== Cancelamentos Status Registro ==
+
== <small>Cancelamentos Status Registro</small> ==
 
'''Não Registrado''': Indica que o Boleto foi cancelado dentro do sistema, porém não houve um registro enviado ao banco pelo sistema.
 
'''Não Registrado''': Indica que o Boleto foi cancelado dentro do sistema, porém não houve um registro enviado ao banco pelo sistema.
  
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<font color=" #FA8072 ">'''Rejeitado'''</font>: Retorno indicando que não foi possível cancelar o Boleto, sendo necessário verificar com o banco.
 
<font color=" #FA8072 ">'''Rejeitado'''</font>: Retorno indicando que não foi possível cancelar o Boleto, sendo necessário verificar com o banco.
  
== '''Utiliza Integração?''' ==
+
== '''<small>Utiliza Integração?</small>''' ==
  
== Sim, utilizei integração bancária. ==
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== <small>Sim, utilizei integração bancária.</small> ==
 
É necessário verificar junto ao banco qual o status do boleto.  
 
É necessário verificar junto ao banco qual o status do boleto.  
  
== Não, importei o arquivo de remessa via Internet Banking. ==
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== <small>Não, importei o arquivo de remessa via Internet Banking.</small> ==
 
É necessário baixar o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco e importa-lo no sistema.
 
É necessário baixar o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco e importa-lo no sistema.
  
 
[http://kb.a7.net.br/index.php?curid=9611 Como importar um arquivo de retorno de boleto Manualmente?]
 
[http://kb.a7.net.br/index.php?curid=9611 Como importar um arquivo de retorno de boleto Manualmente?]
  
== '''Motivos de Rejeição do Banco.''' ==
+
== '''<small>Motivos de Rejeição do Banco.</small>''' ==
 
É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto.   
 
É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto.   
 
* Selecionando o boleto;  
 
* Selecionando o boleto;  
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* Verificar a seção '''Ocorrências ➢ Motivo;'''  
 
* Verificar a seção '''Ocorrências ➢ Motivo;'''  
  
== Rejeições Observáveis ==
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== <font color=" #45789D ">'''<big>Pagamento Eletrônico e DDA</big>'''</font> ==
As rejeições mudam de banco para banco.
 
 
 
Em caso de dúvidas, consultar  (KB: Rejeições de Boleto (Observar o motivo da rejeição nos Layout dos banco e criar KB))
 
 
 
== <font color=" #45789D ">'''Pagamento Eletrônico e DDA'''</font> ==
 
  
 
A utilização da ferramenta financeira de Pagamento Eletrônico independe da utilização da integração com terceiros. Por outro lado, o DDA, é característico da utilização da integração, onde os Débitos emitidos para determinado CNPJ ou CPF são disponibilizados pelo banco e importados para o sistema mediante integração.  
 
A utilização da ferramenta financeira de Pagamento Eletrônico independe da utilização da integração com terceiros. Por outro lado, o DDA, é característico da utilização da integração, onde os Débitos emitidos para determinado CNPJ ou CPF são disponibilizados pelo banco e importados para o sistema mediante integração.  
  
== Configurações ==
+
== <small>Configurações</small> ==
 
Para que o Pagamento Eletrônico e DDA funcionem corretamente, é necessário que o Layout da Conta Bancária estejam cadastradas, bem como o código cedente (Exceto para o banco Itaú que não necessita código cedente).
 
Para que o Pagamento Eletrônico e DDA funcionem corretamente, é necessário que o Layout da Conta Bancária estejam cadastradas, bem como o código cedente (Exceto para o banco Itaú que não necessita código cedente).
  
 
Acessando o menu;<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Cadastros ➢ Conta Bancária;'''</blockquote>Selecionando a conta e clicando no botão [[Arquivo:Botão editar.png]];<blockquote>[[Arquivo:Cedente e Layout.png|920x920px]]</blockquote>Sem essas definições não é possível a utilização.
 
Acessando o menu;<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Cadastros ➢ Conta Bancária;'''</blockquote>Selecionando a conta e clicando no botão [[Arquivo:Botão editar.png]];<blockquote>[[Arquivo:Cedente e Layout.png|920x920px]]</blockquote>Sem essas definições não é possível a utilização.
  
== Integração ==
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== <small>Integração</small> ==
 
Sobre o envio e retorno de remessas, e captação de DDA, via Van Nexxera, é necessário que os serviços estejam habilitados juntos ao Banco, pré configurados no sistema e habilitados com a Nexxera.
 
Sobre o envio e retorno de remessas, e captação de DDA, via Van Nexxera, é necessário que os serviços estejam habilitados juntos ao Banco, pré configurados no sistema e habilitados com a Nexxera.
  
 
No caso do Pagamento, é necessário realizar a homologação em ambiente teste habilitado pelo Banco, seguindo artigo: [http://kb.a7.net.br/index.php?curid=10823 Como Gerar Remessa de Pagamento Eletrônico]
 
No caso do Pagamento, é necessário realizar a homologação em ambiente teste habilitado pelo Banco, seguindo artigo: [http://kb.a7.net.br/index.php?curid=10823 Como Gerar Remessa de Pagamento Eletrônico]
  
== Conta a Pagar ==
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== <small>Conta a Pagar</small> ==
 
A ferramenta de Pagamento Eletrônico, fica disponível no menu;<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Contas a Pagar'''.</blockquote>É necessário selecionar a conta em questão, clicar no botão [[Arquivo:Botão Pagar.png]]'''➢''' Efetuar Pagamento Eletrônico.  
 
A ferramenta de Pagamento Eletrônico, fica disponível no menu;<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Contas a Pagar'''.</blockquote>É necessário selecionar a conta em questão, clicar no botão [[Arquivo:Botão Pagar.png]]'''➢''' Efetuar Pagamento Eletrônico.  
  
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Após processo a conta ficara visível na aba  '''Pagamento Eletrônico.'''
 
Após processo a conta ficara visível na aba  '''Pagamento Eletrônico.'''
  
== '''Status de Pagamento Eletrônico''' ==
+
== '''<small>Status de Pagamento Eletrônico</small>''' ==
 
Na aba de '''Pagamento Eletrônico,''' teremos os seguintes Status para identificação que auxiliam na interpretação da remessa.   
 
Na aba de '''Pagamento Eletrônico,''' teremos os seguintes Status para identificação que auxiliam na interpretação da remessa.   
  
 
Mais informações podem ser obtidas selecionando a remessa em questão e clicando no botão [[Arquivo:Botão Detalhes.png]]  
 
Mais informações podem ser obtidas selecionando a remessa em questão e clicando no botão [[Arquivo:Botão Detalhes.png]]  
  
== Coluna Status ==
+
== <small>Coluna Status</small> ==
 
<font color=" #00FFFF ">'''Em remessa'''</font>: Em remessa indica que a remessa de pagamento foi gerada, podendo ter sido gerada e enviada via interação ou mediante arquivo.  
 
<font color=" #00FFFF ">'''Em remessa'''</font>: Em remessa indica que a remessa de pagamento foi gerada, podendo ter sido gerada e enviada via interação ou mediante arquivo.  
  
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'''Pendente''': O Conta a Pagar foi incluído na aba Pagamento Eletrônico e ainda não foi enviado.
 
'''Pendente''': O Conta a Pagar foi incluído na aba Pagamento Eletrônico e ainda não foi enviado.
  
== Coluna Cancelamento: Status ==
+
== <small>Coluna Cancelamento: Status</small> ==
 
'''Pendente:''' Foi emitido via sistema, a notificação de cancelamento da remessa, e é necessário aguardar o retorno.
 
'''Pendente:''' Foi emitido via sistema, a notificação de cancelamento da remessa, e é necessário aguardar o retorno.
  
 
'''Efetuado:''' Indica que houve o retorno da remessa de cancelamento, e a  remessa de pagamento foi cancelada junto ao Banco.
 
'''Efetuado:''' Indica que houve o retorno da remessa de cancelamento, e a  remessa de pagamento foi cancelada junto ao Banco.
  
== <font color=" #45789D ">'''DDA - Débito Direto Autorizado'''</font> ==
+
== <font color=" #45789D ">'''<big>DDA - Débito Direto Autorizado</big>'''</font> ==
 
Esta ferramenta, utilizada majoritariamente via integração, disponível em;<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Contas a Pagar ➢ Aba DDA'''</blockquote>Os registros em <font color=" #3CB371 ">'''verde'''</font> indicam que conciliaram com um conta a pagar que já esta registrado no sistema.
 
Esta ferramenta, utilizada majoritariamente via integração, disponível em;<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Contas a Pagar ➢ Aba DDA'''</blockquote>Os registros em <font color=" #3CB371 ">'''verde'''</font> indicam que conciliaram com um conta a pagar que já esta registrado no sistema.
  
== Log de Eventos ==
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== <small>Log de Eventos</small> ==
 
Em situações em que há a observância, da falta de informações do DDA, que deveriam estar sendo apresentadas , é possível observar o '''Log de Eventos,''' disponível em;<blockquote>'''Ferramentas ➢ Log de Eventos;'''</blockquote>Utilize os filtros;
 
Em situações em que há a observância, da falta de informações do DDA, que deveriam estar sendo apresentadas , é possível observar o '''Log de Eventos,''' disponível em;<blockquote>'''Ferramentas ➢ Log de Eventos;'''</blockquote>Utilize os filtros;
 
* Data Hora, dentro do período desejado.  
 
* Data Hora, dentro do período desejado.  
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Caso não seja observado falhas em arquivos com essas nomenclaturas, é necessário verificar com o banco se os DDA's faltantes, estão sendo devidamente transitados entre Banco e Nexxera.  
 
Caso não seja observado falhas em arquivos com essas nomenclaturas, é necessário verificar com o banco se os DDA's faltantes, estão sendo devidamente transitados entre Banco e Nexxera.  
  
== Importação de Arquivo ==
+
== <small>Importação de Arquivo</small> ==
 
É possível realizar a importação do arquivo gerado através do internet Banking via arquivo, acessando o menu:<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Contas a Pagar ➢ Aba DDA'''</blockquote>
 
É possível realizar a importação do arquivo gerado através do internet Banking via arquivo, acessando o menu:<blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Contas a Pagar ➢ Aba DDA'''</blockquote>
 
* Definir a conta Bancária;
 
* Definir a conta Bancária;
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Este processo é menos utilizado e não há muitos registros dessa utilização.
 
Este processo é menos utilizado e não há muitos registros dessa utilização.
  
== <font color=" #1D3557 ">'''Extrato Bancário'''</font> ==
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== <font color=" #1D3557 ">'''<big>Extrato Bancário</big>'''</font> ==
  
== '''Importação de Arquivo e Integração.''' ==
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== '''<small>Importação de Arquivo e Integração</small>''' ==
 
A utilização da Conciliação de Extrato pode ocorrer de duas maneiras distintas.  
 
A utilização da Conciliação de Extrato pode ocorrer de duas maneiras distintas.  
  
== Importação de Arquivo - OFX ==
+
== <small>Importação de Arquivo - OFX</small> ==
 
É gerado através do Internet Banking o registro das movimentações do Extrato Bancário, assim, importado no sistema e conciliado com os lançamentos registrados no sistema.
 
É gerado através do Internet Banking o registro das movimentações do Extrato Bancário, assim, importado no sistema e conciliado com os lançamentos registrados no sistema.
  
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*Utilize o botão [[Arquivo:Botão Incluir.png]] para selecionar o arquivo gerado anteriormente;
 
*Utilize o botão [[Arquivo:Botão Incluir.png]] para selecionar o arquivo gerado anteriormente;
 
Após processo, as informações contidas no arquivo estão disponíveis na aba '''Extrato Pendente.'''
 
Após processo, as informações contidas no arquivo estão disponíveis na aba '''Extrato Pendente.'''
== '''Integração''' ==
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== '''<small>Integração</small>''' ==
 
Para essa ferramenta é necessário que esteja aberto o relacionamento junto ao Banco e Nexxera para a transação de arquivos do tipo Extrato.
 
Para essa ferramenta é necessário que esteja aberto o relacionamento junto ao Banco e Nexxera para a transação de arquivos do tipo Extrato.
  
 
O processamento dos arquivos recebidos é mediante Tarefa Agendada:  '''Integração Bancária de Extrato Bancário e Sangria.'''
 
O processamento dos arquivos recebidos é mediante Tarefa Agendada:  '''Integração Bancária de Extrato Bancário e Sangria.'''
  
== Log de Eventos ==
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== <small>Log de Eventos</small> ==
 
É possível que os arquivos não estejam sendo incluídos automaticamente no sistema, sendo assim, é necessário verificar o processamento dos arquivos através do '''Log de Eventos,''' através do menu;<blockquote>'''Ferramentas ➢ Log de Eventos;'''</blockquote>Utilize os filtros;
 
É possível que os arquivos não estejam sendo incluídos automaticamente no sistema, sendo assim, é necessário verificar o processamento dos arquivos através do '''Log de Eventos,''' através do menu;<blockquote>'''Ferramentas ➢ Log de Eventos;'''</blockquote>Utilize os filtros;
 
* Data Hora, dentro do período desejado.  
 
* Data Hora, dentro do período desejado.  
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O tipo de arquivo referente ao Extrato Bancário corresponde a '''EXT_'''  
 
O tipo de arquivo referente ao Extrato Bancário corresponde a '''EXT_'''  
  
== Configurações de Conta Bancária ==
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== <small>Configurações de Conta Bancária</small> ==
 
É importante se atentar se as configurações da Conta Bancária preenchidas, acesse o menu; <blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Cadastros ➢ Conta Bancária'''</blockquote>É necessário que o '''Layout do Extrato''' esteja definido.  
 
É importante se atentar se as configurações da Conta Bancária preenchidas, acesse o menu; <blockquote>'''Financeiro''' '''➢ Cadastros ➢ Conta Bancária'''</blockquote>É necessário que o '''Layout do Extrato''' esteja definido.  
 
Ainda no cadastro da conta bancária, é necessário definir a flag "[[Arquivo:Flag Extrato.png]]  " na aba '''Detalhes'''.<blockquote>OBS: Para bancos que não são Itaú, é necessário o preenchimento do código cedente disponibilizado pelo Banco.</blockquote>
 
Ainda no cadastro da conta bancária, é necessário definir a flag "[[Arquivo:Flag Extrato.png]]  " na aba '''Detalhes'''.<blockquote>OBS: Para bancos que não são Itaú, é necessário o preenchimento do código cedente disponibilizado pelo Banco.</blockquote>
  
== Descrição de abas - Extrato Pendente e Movimentação Pendente ==
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== '''<small>Extrato Pendente e Movimentação Pendente</small>''' ==
Tolerâncias
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Ainda no menu Extrato, é apresentada duas telas que auxiliaram nas verificações, sendo elas, '''Extrato Pendente''' e '''Movimentação Pedente'''.
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== <small>Extrato Pendente</small> ==
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A tela de Extrato Pendente consiste em apresentar os registros contidos no arquivo sendo ele importado via OFX ou via integração.
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Podemos separar a tela em 4 partes essa tela.
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1 - Filtros: Os filtros auxiliam na busca de uma informação específica.
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2 - Movimentações do Arquivo: Apresenta as informações contidas no arquivo, essas informações '''não''' são editáveis. São registros enviados pelo banco ou extraídos do Internet Banking.
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3 - Movimentações da Conta Corrente Próxima: Nos mostra os registros contidos no sistema, utilizamos os mesmos para comparar as informações do Arquivo x Sistema.
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4 -Tolerância: Alterar os campos de tolerância, é aplicado ao campo Movimentação da Conta Corrente Próxima, sendo assim, as movimentações que se enquadram nessa tolerância informado. 
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Representação da tela:
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[[Arquivo:Tela de Extrato Pendente.png|1241x1241px]]
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== <small>Movimentação Pendente</small> ==
 +
 
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== <small>Conciliação com diferença de dias</small> ==
  
== Conciliação com diferença de dias ==
+
== <small>Como Conciliar</small> ==
  
 
== Artigos Úteis ==
 
== Artigos Úteis ==

Edição das 16h50min de 23 de janeiro de 2024

Resumo do Artigo (Em construção, não utilizar)

Artigo voltado para auxiliar em situações de verificações, dúvidas ou problemas.

Foram divididos em três tópicos, Boleto, Pagamento Eletrônico e DDA, e Extrato Bancário.

Boleto

Situações que podem ocorrer ao utilizar a ferramenta. Vale ressaltar que algumas verificações dependem se é utilizado a Integração ou não.

Problemas no Envio 

Ao gerarmos a remessa para envio, é possível observar alguns problemas;

Perfil de Boleto Cadastrado:

Caso o cadastro da conta bancária não tenha o Layout do Boleto e o Perfil do Boleto estejam devidamente cadastrados.

É possível observar essa informação através do menu;
Financeiro ➣ Cadastros > Conta Bancária
Após identificar a conta referente, verifique se as informações de Layout Boleto, Núm Inicial Boleto, Perfis Boleto e Código Cedente (com exceção do banco Itaú que não é necessário o uso de código cedente).

Caso as informações não estejam preenchidas, seguir, Como cadastrar Perfil de Boleto?

Possuí Integração ?

Para realizar o envio da remessa através da integração, é necessário que a mesma esteja em funcionamento junto ao Banco, Nexxera e A7Pharma.

Problema no Retorno 

Ao analisarmos o retorno enviado pelo banco ou importado através do arquivo, teremos algumas situações, cada qual, com um Status que indicarão como o Boleto esta no sistema e em relação ao banco.

Status de Remessa 

Teremos então quatro colunas; Status, Status Registros, Cancelamento Status e Cancelamento Status Registros;
Colunas Status.png
Em cada coluna teremos sua referencia para indicar a situação do Boleto em relação ao A7Pharma e ao Banco.

Coluna Status

Pendente: Representa que o boleto foi criado no sistema e ainda não teve a sua interação com algum retorno do banco.

Recebido: Neste cenário o banco enviou o retorno informando que o Boleto foi pago.

Cancelado: Esse status representa que o Boleto não será mais utilizado.

Coluna Status Registro

Não Registrado: Indica que o banco ainda não registrou o boleto em seu sistema

Em Remessa: Remessa gerada, podendo ter sido gerado o arquivo, ou enviado via integração, aqui o boleto esta aguardando algum retorno do banco.

Confirmado: Indica que o boleto foi recebido pelo banco e pode ser pago normalmente e seus dados estão corretos.

Rejeitado: O boleto foi rejeitado pelo banco.

Cancelamento Status

Pendente: Foi gerada a requisição de cancelamento e ainda não foi importado um retorno.

Efetuado: Foi efetivado o cancelamento.

Cancelamentos Status Registro

Não Registrado: Indica que o Boleto foi cancelado dentro do sistema, porém não houve um registro enviado ao banco pelo sistema.

Em Remessa: É referente ao envio do cancelamento para o banco, ou seja, o cancelamento é gerado via sistema e enviado via remessa, informando ao banco sobre o cancelamento do Boleto.

Confirmado: Ouve o retorno do banco sobre a remessa de cancelamento, quando confirmado, representa que foi cancelado com sucesso.

Rejeitado: Retorno indicando que não foi possível cancelar o Boleto, sendo necessário verificar com o banco.

Utiliza Integração?

Sim, utilizei integração bancária.

É necessário verificar junto ao banco qual o status do boleto.

Não, importei o arquivo de remessa via Internet Banking.

É necessário baixar o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco e importa-lo no sistema.

Como importar um arquivo de retorno de boleto Manualmente?

Motivos de Rejeição do Banco.

É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto.

  • Selecionando o boleto;
  • Clicar em Botão editar.png ;
  • Verificar a seção Ocorrências ➢ Motivo;

Pagamento Eletrônico e DDA

A utilização da ferramenta financeira de Pagamento Eletrônico independe da utilização da integração com terceiros. Por outro lado, o DDA, é característico da utilização da integração, onde os Débitos emitidos para determinado CNPJ ou CPF são disponibilizados pelo banco e importados para o sistema mediante integração.

Configurações

Para que o Pagamento Eletrônico e DDA funcionem corretamente, é necessário que o Layout da Conta Bancária estejam cadastradas, bem como o código cedente (Exceto para o banco Itaú que não necessita código cedente).

Acessando o menu;
Financeiro ➢ Cadastros ➢ Conta Bancária;
Selecionando a conta e clicando no botão Botão editar.png;
Cedente e Layout.png
Sem essas definições não é possível a utilização.

Integração

Sobre o envio e retorno de remessas, e captação de DDA, via Van Nexxera, é necessário que os serviços estejam habilitados juntos ao Banco, pré configurados no sistema e habilitados com a Nexxera.

No caso do Pagamento, é necessário realizar a homologação em ambiente teste habilitado pelo Banco, seguindo artigo: Como Gerar Remessa de Pagamento Eletrônico

Conta a Pagar

A ferramenta de Pagamento Eletrônico, fica disponível no menu;
Financeiro ➢ Contas a Pagar.
É necessário selecionar a conta em questão, clicar no botão Botão Pagar.png Efetuar Pagamento Eletrônico.

A conta a pagar precisa ter Código de Barras e Linha Digitável preenchida para utilização.

Após processo a conta ficara visível na aba Pagamento Eletrônico.

Status de Pagamento Eletrônico

Na aba de Pagamento Eletrônico, teremos os seguintes Status para identificação que auxiliam na interpretação da remessa.

Mais informações podem ser obtidas selecionando a remessa em questão e clicando no botão Botão Detalhes.png

Coluna Status

Em remessa: Em remessa indica que a remessa de pagamento foi gerada, podendo ter sido gerada e enviada via interação ou mediante arquivo.

Efetuado: Indica que o pagamento da conta foi realizado, e que houve um registro de retorno, seja ele via importação de arquivo manual ou via integração.

Agendado: Informa que o pagamento foi aceito, e esta aguardando chegar a data de vencimento para realizar a baixa.

Rejeitada: Indica que houve um retorno do banco ou via arquivo, e que seu pagamento foi rejeitado pelo Banco. É possível reagendar um pagamento rejeitado utilizando o botão Botão Reagendar.png

Cancelada: Neste cenário a remessa foi cancelada a partir do sistema.

Pendente: O Conta a Pagar foi incluído na aba Pagamento Eletrônico e ainda não foi enviado.

Coluna Cancelamento: Status

Pendente: Foi emitido via sistema, a notificação de cancelamento da remessa, e é necessário aguardar o retorno.

Efetuado: Indica que houve o retorno da remessa de cancelamento, e a remessa de pagamento foi cancelada junto ao Banco.

DDA - Débito Direto Autorizado

Esta ferramenta, utilizada majoritariamente via integração, disponível em;
Financeiro ➢ Contas a Pagar ➢ Aba DDA
Os registros em verde indicam que conciliaram com um conta a pagar que já esta registrado no sistema.

Log de Eventos

Em situações em que há a observância, da falta de informações do DDA, que deveriam estar sendo apresentadas , é possível observar o Log de Eventos, disponível em;
Ferramentas ➢ Log de Eventos;
Utilize os filtros;
  • Data Hora, dentro do período desejado.
  • Unidade referente ao recebimento dos arquivos, na maioria dos casos, o Escritório.
  • Processo, Integração Bancária.
  • Clicar em Botão Atualizar.png;

Será apresentado todos os Log's dos arquivos que foram importados dentro do período. Ao clicar em um dos Log's será apresentado na parte inferior, o detalhe da mensagem.

Os tipos de arquivos que correspondem a DDA, são do tipo, PAG_ e DDA_

Caso não seja observado falhas em arquivos com essas nomenclaturas, é necessário verificar com o banco se os DDA's faltantes, estão sendo devidamente transitados entre Banco e Nexxera.

Importação de Arquivo

É possível realizar a importação do arquivo gerado através do internet Banking via arquivo, acessando o menu:
Financeiro ➢ Contas a Pagar ➢ Aba DDA
  • Definir a conta Bancária;
  • Selecionar o Arquivo;

Este processo é menos utilizado e não há muitos registros dessa utilização.

Extrato Bancário

Importação de Arquivo e Integração

A utilização da Conciliação de Extrato pode ocorrer de duas maneiras distintas.

Importação de Arquivo - OFX

É gerado através do Internet Banking o registro das movimentações do Extrato Bancário, assim, importado no sistema e conciliado com os lançamentos registrados no sistema.

Para realizar a importação dentro do sistema A7Pharma, acesse o menu;
Financeiro ➢ Extrato Bancário ➢ Aba Arquivos;
  • Selecione o botão Botão ferramentas.png Importar;
Importação de Arquivo.png
  • Defina o tipo de Layout Extrato (OFX);
  • Defina a Conta Bancária;
  • Defina o período abrangente do arquivo utilizando as datas Inicial e Final.
  • Utilize o botão Botão Incluir.png para selecionar o arquivo gerado anteriormente;

Após processo, as informações contidas no arquivo estão disponíveis na aba Extrato Pendente.

Integração

Para essa ferramenta é necessário que esteja aberto o relacionamento junto ao Banco e Nexxera para a transação de arquivos do tipo Extrato.

O processamento dos arquivos recebidos é mediante Tarefa Agendada: Integração Bancária de Extrato Bancário e Sangria.

Log de Eventos

É possível que os arquivos não estejam sendo incluídos automaticamente no sistema, sendo assim, é necessário verificar o processamento dos arquivos através do Log de Eventos, através do menu;
Ferramentas ➢ Log de Eventos;
Utilize os filtros;
  • Data Hora, dentro do período desejado.
  • Unidade referente ao recebimento dos arquivos, na maioria dos casos, o Escritório.
  • Processo, Integração Bancária.
  • Clicar em Botão Atualizar.png;

Será apresentado todos os Log's dos arquivos que foram importados dentro do período. Ao clicar em um dos Log's será apresentado na parte inferior, o detalhe da mensagem.

O tipo de arquivo referente ao Extrato Bancário corresponde a EXT_

Configurações de Conta Bancária

É importante se atentar se as configurações da Conta Bancária preenchidas, acesse o menu;
Financeiro ➢ Cadastros ➢ Conta Bancária
É necessário que o Layout do Extrato esteja definido. Ainda no cadastro da conta bancária, é necessário definir a flag "Flag Extrato.png " na aba Detalhes.
OBS: Para bancos que não são Itaú, é necessário o preenchimento do código cedente disponibilizado pelo Banco.

Extrato Pendente e Movimentação Pendente

Ainda no menu Extrato, é apresentada duas telas que auxiliaram nas verificações, sendo elas, Extrato Pendente e Movimentação Pedente.

Extrato Pendente

A tela de Extrato Pendente consiste em apresentar os registros contidos no arquivo sendo ele importado via OFX ou via integração.

Podemos separar a tela em 4 partes essa tela.

1 - Filtros: Os filtros auxiliam na busca de uma informação específica.

2 - Movimentações do Arquivo: Apresenta as informações contidas no arquivo, essas informações não são editáveis. São registros enviados pelo banco ou extraídos do Internet Banking.

3 - Movimentações da Conta Corrente Próxima: Nos mostra os registros contidos no sistema, utilizamos os mesmos para comparar as informações do Arquivo x Sistema.

4 -Tolerância: Alterar os campos de tolerância, é aplicado ao campo Movimentação da Conta Corrente Próxima, sendo assim, as movimentações que se enquadram nessa tolerância informado.

Representação da tela: Tela de Extrato Pendente.png

Movimentação Pendente

Conciliação com diferença de dias

Como Conciliar

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