A7Pharma:Verificações Básicas Conciliação Bancária

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Resumo do Artigo (Em construção, não utilizar)

Artigo voltado para auxiliar em situações de verificações, dúvidas ou problemas.

Foram divididos em três tópicos, Boleto, Pagamento Eletrônico e DDA, e Extrato Bancário.

Boleto

Situações que podem ocorrer ao utilizar a ferramenta. Vale ressaltar que algumas verificações dependem se é utilizado a Integração ou não.

Problemas no Envio 

Ao gerarmos a remessa para envio, é possível observar alguns problemas;

Perfil de Boleto Cadastrado:

Caso o cadastro da conta bancária não tenha o Layout do Boleto e o Perfil do Boleto estejam devidamente cadastrados.

É possível observar essa informação através do menu;
Financeiro ➣ Cadastros > Conta Bancária
Após identificar a conta referente, verifique se as informações de Layout Boleto, Núm Inicial Boleto, Perfis Boleto e Código Cedente (com exceção do banco Itaú que não é necessário o uso de código cedente).

Caso as informações não estejam preenchidas, seguir, Como cadastrar Perfil de Boleto?

Possuí Integração ?

Para realizar o envio da remessa através da integração, é necessário que a mesma esteja em funcionamento junto ao Banco, Nexxera e A7Pharma.

Problema no Retorno 

Ao analisarmos o retorno enviado pelo banco ou importado através do arquivo, teremos algumas situações, cada qual, com um Status que indicarão como o Boleto esta no sistema e em relação ao banco.

Status de Remessa 

Teremos então quatro colunas; Status, Status Registros, Cancelamento Status e Cancelamento Status Registros;
Colunas Status.png
Em cada coluna teremos sua referencia para indicar a situação do Boleto em relação ao A7Pharma e ao Banco.

Coluna Status

Pendente: Representa que o boleto foi criado no sistema e ainda não teve a sua interação com algum retorno do banco.

Recebido: Neste cenário o banco enviou o retorno informando que o Boleto foi pago.

Cancelado: Esse status representa que o Boleto não será mais utilizado.

Coluna Status Registro

Não Registrado: Indica que o banco ainda não registrou o boleto em seu sistema

Em Remessa: Remessa gerada, podendo ter sido gerado o arquivo, ou enviado via integração, aqui o boleto esta aguardando algum retorno do banco.

Confirmado: Indica que o boleto foi recebido pelo banco e pode ser pago normalmente e seus dados estão corretos.

Rejeitado: O boleto foi rejeitado pelo banco.

Cancelamento Status

Pendente: Foi gerada a requisição de cancelamento e ainda não foi importado um retorno.

Efetuado: Foi efetivado o cancelamento.

Cancelamentos Status Registro

Não Registrado: Indica que o Boleto foi cancelado dentro do sistema, porém não houve um registro enviado ao banco pelo sistema.

Em Remessa: É referente ao envio do cancelamento para o banco, ou seja, o cancelamento é gerado via sistema e enviado via remessa, informando ao banco sobre o cancelamento do Boleto.

Confirmado: Ouve o retorno do banco sobre a remessa de cancelamento, quando confirmado, representa que foi cancelado com sucesso.

Rejeitado: Retorno indicando que não foi possível cancelar o Boleto, sendo necessário verificar com o banco.

Utiliza Integração?

Sim, utilizei integração bancária.

É necessário verificar junto ao banco qual o status do boleto.

Não, importei o arquivo de remessa via Internet Banking.

É necessário baixar o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco e importa-lo no sistema.

Como importar um arquivo de retorno de boleto Manualmente?

Motivos de Rejeição do Banco.

É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto.

  • Selecionando o boleto;
  • Clicar em Botão editar.png ;
  • Verificar a seção Ocorrências ➢ Motivo;

Rejeições Observáveis

As rejeições mudam de banco para banco.

Em caso de dúvidas, consultar (KB: Rejeições de Boleto (Observar o motivo da rejeição nos Layout dos banco e criar KB))

Pagamento Eletrônico e DDA

A utilização da ferramenta financeira de Pagamento Eletrônico independe da utilização da integração com terceiros. Por outro lado, o DDA, é característico da utilização da integração, onde os Débitos emitidos para determinado CNPJ ou CPF são disponibilizados pelo banco e importados para o sistema mediante integração.

Configurações

Para que o Pagamento Eletrônico e DDA funcionem corretamente, é necessário que o Layout da Conta Bancária estejam cadastradas, bem como o código cedente (Exceto para o banco Itaú que não necessita código cedente).

Acessando o menu;

Financeiro ➢ Cadastros ➢ Conta Bancária;

Selecionando a conta e clicando no botão Botão editar.png;

Cedente e Layout.png

Sem essas definições não é possível a utilização.

Integração

Sobre o envio e retorno de remessas, e captação de DDA, via Van Nexxera, é necessário que os serviços estejam habilitados juntos ao Banco, pré configurados no sistema e habilitados com a Nexxera.

No caso do Pagamento, é necessário realizar a homologação em ambiente teste habilitado pelo Banco, seguindo artigo: Como Gerar Remessa de Pagamento Eletrônico

Conta a Pagar

A ferramenta de Pagamento Eletrônico, fica disponível no menu;

Financeiro ➢ Contas a Pagar.

É necessário selecionar a conta em questão, clicar no botão Botão Pagar.png Efetuar Pagamento Eletrônico.

A conta a pagar precisa ter Código de Barras e Linha Digitável preenchida para utilização.

Após processo a conta ficara visível na aba Pagamento Eletrônico.

Status de Pagamento Eletrônico

Na aba de Pagamento Eletrônico, teremos os seguintes Status para identificação que auxiliam na interpretação da remessa.

Em remessa: Em remessa indica que a remessa de pagamento foi gerada, podendo ter sido gerada e enviada via interação ou mediante arquivo.

Efetuado: Indica que o pagamento da conta foi realizado, e que houve um registro de retorno, seja ele via importação de arquivo manual ou via integração.

Agendado: Implica na utilização do botão Reagendar, uma vez que um pagamento é rejeitado, ele pode ser reagendado para ser pago em nova data.

Rejeitada: Indica que houve um retorno do banco ou via arquivo, e que seu pagamento foi rejeitado pelo banco.

Cancelada: Neste cenário a remessa foi cancelada a partir do sistema.

Pendente: O Conta a Pagar foi incluído na aba Pagamento Eletrônico e ainda não foi enviado.

Extrato Bancário

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