A7Pharma:Verificações Básicas Conciliação Bancária
Resumo do Artigo (Em construção, não utilizar)
Artigo voltado para auxiliar em situações de verificações, dúvidas ou problemas.
Foram divididos em três tópicos, Boleto, Pagamento Eletrônico e DDA, e Extrato Bancário.
Boleto
Situações que podem ocorrer ao utilizar a ferramenta. Vale ressaltar que algumas verificações dependem se é utilizado a Integração ou não.
Problemas no Envio
Ao gerarmos a remessa para envio, é possível observar alguns problemas;
Perfil de Boleto Cadastrado:
Caso o cadastro da conta bancária não tenha o Layout do Boleto e o Perfil do Boleto estejam devidamente cadastrados.
É possível observar essa informação através do menu;Financeiro ➣ Cadastros > Conta BancáriaApós identificar a conta referente, verifique se as informações de Layout Boleto, Núm Inicial Boleto, Perfis Boleto e Código Cedente (com exceção do banco Itaú que não é necessário o uso de código cedente).
Caso as informações não estejam preenchidas, seguir, Como cadastrar Perfil de Boleto?
Possuí Integração ?
Para realizar o envio da remessa através da integração, é necessário que a mesma esteja em funcionamento junto ao Banco, Nexxera e A7Pharma.
Problema no Retorno
Ao analisarmos o retorno enviado pelo banco ou importado através do arquivo, teremos algumas situações, cada qual, com um Status que indicarão como o Boleto esta no sistema e em relação ao banco.
Status de Remessa
Teremos então quatro colunas; Status, Status Registros, Cancelamento Status e Cancelamento Status Registros;Em cada coluna teremos sua referencia para indicar a situação do Boleto em relação ao A7Pharma e ao Banco.
Coluna Status
Pendente: Representa que o boleto foi criado no sistema e ainda não teve a sua interação com algum retorno do banco.
Recebido: Neste cenário o banco enviou o retorno informando que o Boleto foi pago.
Cancelado: Esse status representa que o Boleto não será mais utilizado.
Coluna Status Registro
Não Registrado: Indica que o banco ainda não registrou o boleto em seu sistema
Em Remessa: Remessa gerada, podendo ter sido gerado o arquivo, ou enviado via integração, aqui o boleto esta aguardando algum retorno do banco.
Confirmado: Indica que o boleto foi recebido pelo banco e pode ser pago normalmente e seus dados estão corretos.
Rejeitado: O boleto foi rejeitado pelo banco.
Cancelamento Status
Pendente: Foi gerada a requisição de cancelamento e ainda não foi importado um retorno.
Efetuado: Foi efetivado o cancelamento.
Cancelamentos Status Registro
Não Registrado: Indica que o Boleto foi cancelado dentro do sistema, porém não houve um registro enviado ao banco pelo sistema.
Em Remessa: É referente ao envio do cancelamento para o banco, ou seja, o cancelamento é gerado via sistema e enviado via remessa, informando ao banco sobre o cancelamento do Boleto.
Confirmado: Ouve o retorno do banco sobre a remessa de cancelamento, quando confirmado, representa que foi cancelado com sucesso.
Rejeitado: Retorno indicando que não foi possível cancelar o Boleto, sendo necessário verificar com o banco.
Utiliza Integração?
Sim, utilizei integração bancária.
É necessário verificar junto ao banco qual o status do boleto.
Não, importei o arquivo de remessa via Internet Banking.
É necessário baixar o arquivo de retorno disponibilizado pelo banco e importa-lo no sistema.
Como importar um arquivo de retorno de boleto Manualmente?
Motivos de Rejeição do Banco.
É possível observar algumas rejeições quando é processado o retorno do Boleto.
- Selecionando o boleto;
Rejeições Observáveis
As rejeições mudam de banco para banco.
Em caso de dúvidas, consultar (KB: Rejeições de Boleto (Observar o motivo da rejeição nos Layout dos banco e criar KB))
Pagamento Eletrônico e DDA
A utilização da ferramenta financeira de Pagamento Eletrônico independe da utilização da integração com terceiros. Por outro lado, o DDA, é característico da utilização da integração, onde os Débitos emitidos para determinado CNPJ ou CPF são disponibilizados pelo banco e importados para o sistema mediante integração.
Configurações
Para que o Pagamento Eletrônico e DDA funcionem corretamente, é necessário que o Layout da Conta Bancária estejam cadastradas, bem como o código cedente (Exceto para o banco Itaú que não necessita código cedente).
Acessando o menu;
Financeiro ➢ Cadastros ➢ Conta Bancária;
Selecionando a conta e clicando no botão ;
Sem essas definições não é possível a utilização.
Integração
Sobre o envio e retorno de remessas, e captação de DDA, via Van Nexxera, é necessário que os serviços estejam habilitados juntos ao Banco, pré configurados no sistema e habilitados com a Nexxera.
No caso do Pagamento, é necessário realizar a homologação em ambiente teste habilitado pelo Banco, seguindo artigo: Como Gerar Remessa de Pagamento Eletrônico
Conta a Pagar
A ferramenta de Pagamento Eletrônico, fica disponível no menu;
Financeiro ➢ Contas a Pagar.
É necessário selecionar a conta em questão, clicar no botão ➢ Efetuar Pagamento Eletrônico.
A conta a pagar precisa ter Código de Barras e Linha Digitável preenchida para utilização.
Após processo a conta ficara visível na aba Pagamento Eletrônico.
Status de Pagamento Eletrônico
Na aba de Pagamento Eletrônico, teremos os seguintes Status para identificação que auxiliam na interpretação da remessa.
Em remessa: #00FFFF
Efetuado:
Agendado:
Rejeitada:#FF4500
Cancelada: